Fraisier de Limão e Flor de Sabugueiro em versão mini...

Gulosa assumida não dispenso uma doce e delicada sobremesa. É por este período que as sobremesas ganham mais vida por aqui, coloridas, frescas e leves assim requer a estação. Com o Verão a caminho, é hora escolher sobremesas compostas por fruta da estação, bem leves ou optar por gelados. 
Por aqui a época de gelados ainda não abriu. No entanto, ao contrário de outras sobremesas, os gelados de fruta são os menos apreciados cá por casa. Um gelado de noz, uma bola de chocolate, de café ou de figo deixam-me sem dúvida a suspirar e a aguardar ansiosamente pelo meu primeiro gelado que sairá brevemente do congelador.


Por agora resta-me saborear um Fraisier que me foi dado a conhecer pelas grandes mentoras do projeto Sweet World, a Susana do blogue Basta Cheio e a Lia do Lemon & Vanilla. Não por opção, mas porque outros valores falaram mais alto, não consegui participar nos últimos desafios tão tentadores que foram. Mas regresso, e volto com uma sobremesa que me encheu as medidas. Devo dizer que é altamente viciante e está na minha ideia uma próxima versão.
O Fraisier é uma clássica e famosa sobremesa francesa. Composta por uma massa deliciada e suave massa genoise e um aromático e aveludado creme de mousseline. Os morangos ditam a frescura e elegância da decoração, a massapan confere ao Fraisier o toque final.


Dado que estamos em Junho, mês em que todas as árvores de sabugueiro estão floridas, não resisti e aromatizei a massa genoise com sabor a sabugueiro. Já o creme mousseline, esse teve o toque cítrico do limão. Todos estes aromas, associados ao doce sabor dos morangos, estão reunidas todas as coordenadas para uma sobremesa divinal e única. Por aqui optei por fazer em versão mini. Ficam ainda mais bonitos e fofinhos.








Fraisier de Limão e Flor de Sabugueiro
(receita daqui)

Ingredientes:

   * Massa Genoise:

 3 Ovos
 80 gr açúcar
 60 gr farinha
 15 gr maizena
 1 colher de chá concentrado flor sabugueiro
 20 gr manteiga s/ sal derretida

   * Creme Mousseline:

2 Ovos + 2 Gemas
150 gr açúcar
200 gr manteiga s/ sem cortada em cubos
3 Vidrados de limão
50 gr maizena
350 ml leite meio gordo ou gordo

   * Calda:

2 C. Sopa de concentrado de Flor de Sabugueiro
3 C. Sopa de água
   * Massapan:

100 gr farinha amêndoa
100 gr açúcar em pó
1 clara de ovo S
1 c. café de corante gel vermelho 

Compota de morango q.b.
Morangos q.b.
   


Preparação:

Comece por preparar a massa genoise. Bata o açúcar com os ovos cerca de 10 minutos até obter uma massa fofa. Envolva delicadamente a farinha e o concentrado de flor de sabugueiro. Por fim acrescente a manteiga derretida.
Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha. Disponha a massa no tabuleiro e leve ao forno pré aquecido a 180 ºC, por 20 minutos.
Retire e deixe arrefecer. Depois com a ajuda de um aro (usei de 7 cm de diâmetro) corte pequenos círculos. Com a ajuda de uma colher espalhe a calda pelos círculos de massa e reserve.

Prepare o creme. Misture numa taça o açúcar, a maizena, os ovos e as gemas batidas. leve ao lume o leite com os vidrados de limão até ferver. Retire e misture mexendo sempre ao preparado dos ovos.Leve novamente ao lume até engrossar. Coloque numa travessa para arrefecer com película anti -derente por cima.
Quando estiver totalmente frio, retire os vidrados de limão e bata energeticamente o creme com uma batedeira eléctrica e acrescente os cubos de manteiga até obter um creme fofo.

Comece a montar a sobremesa. Com a ajuda de um aro coloque um disco de massa, de lado disponha os morangos cortados em metades e preencha com o creme. Finaliza-se com mais um disco de massa.
Pincele com um pouco de compota e termine com um disco de massapan. Para a massapan, coloque todos os ingredientes num processador até formar um preparado uniforme. Retire e leve ao frio por meia hora. Com a ajuda de um rolo forme um circulo, cortando posteriormente com aros da mesma medida dos outros.

Repita o processo até terminar todos os fraisiers. No meu caso obtive quatro.

Decore com morangos e flor de sabugueiro.



Deliciem-se!


12 comentários:

  1. Tão lindos :D Fraisier é daqueles clássicos que ficaram para sempre no meu coração :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, um clássico que fez furor por aqui. Irei repetir muitas mais vezes.
      Beijinho
      Ana

      Eliminar
  2. Olá Ana,

    os teus fraisiers estão lindos! Concordo contigo e acho que nesta versão mini ficam mais lindos :)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta, muito obrigado. Tudo o que é em versão mini fica sempre bem mais fofinho :).
      Beijinho

      Eliminar
  3. Ana meu doce,
    Amo de paixão esta época do ano, pois sou uma berry lover e estou completamente apaixonada pelos teus fraisiers em versão mini, pois tudo o que é pequenino, é, de facto, maravilhoso!!
    As fotos estão de babar, como é hábito e, ter-te no nosso SW é sempre, mais que uma alegria, um verdadeiro privilégio.
    Um grande beijinho e obrigada,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lia. Poder ler estas tuas frases é sempre uma enorme alegria. Tenho imenso gosto em poder participar, aprender e partilhar autênticas maravilhas que muitas delas até desconhecia ou outras nunca me arriscaria a fazer.
      Obrigada pelo magnifico projeto.
      Beijinho
      Ana

      Eliminar
  4. Costuma-se dizer que tudo que é pequeno é bem mais fofo e ao ver estes teus bolinhos não podia concordar mais, estão mesmo lindos :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla. muito obrigado mais uma vez. São um autêntico pecado de tão gulosos que são.
      Beijinho
      Ana

      Eliminar
  5. Adoro os teus Fraisiers em versão mini. Dá vontade de comer logo dois ou três de seguida. O Styling está perfeito e o sabor deve ser dos deuses. Optei pela versão de chocolate mas não sossego enquanto não experimentar esta versão da Lia.
    E finalmente encontraste a flor de sabugueiro!!! Já te disse que és uma sortuda?! Tu vives num cantinho do céu, numa espécie de "sabugueiro paradise". Quando estive aí fiquei com vontade de trazer uma árvore comigo...LOL As flores são lindas, mesmo que usadas apenas para embelezar as fotos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Amiga, a minha ronda aos Fraisiers é a ronda das desculpas. Mas a falta de tempo que tenho sentido ainda não me tinha permitido visitar os teus adoráveis mini-Fraisiers.
    Estão, além de uma fofura, belissimos e exemplares. :) Como sabes, Adorei!!!
    A tua adaptação a mini foi super feliz e a execução não podia ter corrido melhor. Estão perfeitos!
    Tal como no do Rui, realço a cor do massapão que me apaixonou. Intensa e Maravilhosa.
    Já sabes que adoramos a tua presença no SW! Muito Obrigada!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar