Risotto de Açafrão e Espinafres ... enquanto não chega o Natal!!




Há muito que se sente a chegada do Natal quer seja nas lojas, nas ruas e até nas casas. Vestidas a rigor em tons de branco e vermelho, dourado e prateado e devidamente decoradas com toda a pompa e circunstância esperam por esta quadra natalícia.
As ruas iluminadas ganham vida e quem por lá passeia dança ao som de músicas de Natal. Nos shoppings vive-se  uma azafama desmedida, uma correria aos últimos presentes. São locais para não se visitarem nesta período, salvo se também faltar uns presentes.




Ao contrário dos anos anteriores, por cá ainda não fomos invadidos pelo espírito natalício. Quem cá entra nem se lembra que estamos a poucos dias do Natal e da chegada de um novo ano, de novos recomeços.
Questiono-me a razão pela qual ainda não decidi fazer a árvore de natal, embelezar a sala com motivos da época, arranjos e centros de mesa ... não chego a qualquer conclusão.  Por falta de tempo, por preguiça ou simplesmente para não ter brilhantes espalhados por todo lado... não sei bem. Contudo tenho uma única certeza, o Natal não passará em vão, sem tirar as bolas, as estrelas, as fitas e as luzes das caixas dando corpo a uma árvore de natal em tons de verde, prata e vermelho. As luzes que piscam irão dar vida e brilho, trazendo a esperança desta época.

Mas enquanto se prepara o Natal, se enfeita a casa e se anota a ementa da ceia de Natal, vou para a minha cozinha que ainda não respira Natal.
Para já enquanto as receitas não passam da lista imaginária para o tacho, deixo-vos um Risotto de Açafrão com Espinafres. Uma refeição simples de preparar, com sabores audazes e cores que surpreendem. Tão cremoso que se desfaz na boca, cheio de sabor e viciante. É assim que o defino.






Risotto de Açafrão e Espinafres

Ingredientes:

3 colheres de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
3/4 de chávena de arroz arbóreo
1/4 de chávena de vinho branco
2 a 3 chávenas de caldo de legumes
1 colher de chá de açafrão da índia
3 mãos cheias de folhas de espinafres
Sal e Pimenta q.b.
Grãos de pimenta rosa q.b.
Queijo parmesão q.b.


Preparação:

Num tacho coloque o azeite, quando estiver quente adicione a cebola picada e o alho. Deixe refogar um pouco e acrescente o açafrão. Junte o arroz e deixe fritar um pouco. 
Acrescente o vinho branco e deixe cozinhar. Tempere com sal e pimenta moída no momento. Vá acrescentando o caldo de legumes, que deve estar quente, aos poucos até o arroz estar quase cozido. Por fim acrescente os espinafres e deixe cozinhar uns 2 a 3 minutos. 
Retire do lume polvilhe com alguns grãos de pimenta rosa e acrescente o queijo ralado.





Deliciem-se!!

16 comentários:

  1. Que delicioso Risoto :) Deve ser uma delicia :)

    Beijinho

    Telma de Cozinha pra 3

    ResponderEliminar
  2. Adoro risoto, esse ficou muito apetitoso!

    ResponderEliminar
  3. O teu espírito está como o meu, ainda longe do Natal...
    Mas se bem me conheço, quando a atacar, ataca com força :-)
    Risotto maravilhoso e fotografias de mãos de uma vida! ADORO
    Mil beijinhos e até breve
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, gosto tanto de te ter por aqui no meu cantinho. Obrigada e que o espírito natalício quando chegar que seja arrebatador!! beijinho grande

      Eliminar
  4. Estou in love com este teu risotto Ana!
    Essa cor e esses ingredientes, são fantásticos e vou ter de experimentar este risotto.
    Eu também não fiz árvore de Natal mas porque vamos estar fora a maior parte do Natal e não me apetece ter brilhantes pela casa toda e depois não desfrutar da árvore, lol!!

    Ana, manda-me a tua morada por e-mail ainda hoje pode ser?

    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lia, experimenta sim é delicioso. Simples de preparar e cheio de cor e sabor.
      Feliz Natal repleto de coisas boas.

      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Hummm que delícia. Adoro rissotos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pizza-vulcano.html

    ResponderEliminar
  6. Ana, antes de mais quero dar-te os Parabéns pelas lindas imagens que partilhas. Mais do que uma receita (já lá vou) tu contas uma história com essas imagens inspiradoras e levas-nos a querer ir para a cozinha confecionar essa receita. E que receita! Eu adoro risotto, é dos meus pratos de arroz favoritos (logo a seguir ao arroz de cabidela da minha irmã...eheh) e este pratinho simples e delicado faz mesmo as minhas delicias. :) Gostei muito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Célio, obrigada pelas tuas sempre carinhosas palavras que tanta força me dão para continuar a contar a " minha" história através de fotografias e de pratos que apresento. Tento ser eu em tudo o que faço e isso é o que me dá mais gozo.

      Beijinho grande

      Eliminar
  7. Por aqui também estou longe do natal.
    Do natal como data, do natal como consumismo e bombardear de tudo, do natal como sinónimo de perda.
    Acho que prefiro um natal mais tranquilo, sem trabalho e sem urgências, com a família à mesa e agradecer por todos estarmos juntos (embora nem todos bem), com comida na mesa e lareira acesa.
    Vou pensando sim nos presentes caseiros para partilhar com os amigos e acima de tudo em agradecer por tudo o que é bom e deixar o mau esquecido.
    Natal à parte, adoro risottos, são mesmo pratos de eleição nesta altura do ano. O teu ficou lindo e com uma cor tão especial.
    E essas mãos lindas, são de quem? :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Inês, consumismos e correrias à parte, sem dúvida estarmos em redor de uma mesa com toda a familia é sem dúvida o melhor significado de Natal.Com a esperança espalhada por toda a casa, de dias melhores, de momentos de mais sorrisos.

      Estas lindas mãos, repletas de sabedoria e que transbordam emoção nas fotos são do meu pai. Orgulho me imenso que ele me possa acompanhar neste meu blogue, que apesar de toda a ajuda e força que me dá, ajuda me dando um pouco de si nas fotos.

      Beijinho

      Eliminar