terça-feira, dezembro 15

Creme de Abóbora e Castanhas e uns Croutons irresistíveis...


Da análise ao blogue e aos arquivos das receitas, as sopas nunca encontraram grande destaque por aqui. Não porque não faz parte das minhas refeições, nem porque não são apreciadas cá por casa. Bem pelo contrário. A sopa está quase sempre presente nos nossos jantares. Com mais ou menos elaboração,  com carne ou peixe ou simplesmente de legumes é sempre benvinda e neste dias de frio e chuva sabe mesmo bem. Assim, numa taça a fumegar se vislumbra um caldo cheio de sabores e cores, aromas que invadem a casa e nos reconforta, colheradas de um suave creme que abraçam o estômago.



Uma felicidade única a cada colherada, é assim que defino a Sopa que vos trago hoje. Com uma cremosidade irresistível, de sabor único que se eleva quando conjugada com uns Croutons de Bacon e Sementes de Abóbora. Crocantes e tão, mas tão viciantes que sem dúvida fazem um prato de excelência. A inspiração dos croutons vem deste blogue magnifico, e tal como a querida Suzana refere são "os croutons que fazem o prato". Diria igualmente que enriquecem este creme aveludado de tom alaranjado e sabores distintos, inspirado doutro blogue que sigo com todo o carinho.




Creme de Abóbora com Castanha e Croutons de Bacon e Sementes de abóbora

Ingredientes:

(serve 2 pessoas)

250 gr de puré de abóbora assada
200gr de castanhas
650 ml de caldo de legumes
30 ml de vinho branco
30 ml de azeite
1 cebola pequena
Tomilho seco q.b.
Sal e pimenta q.b.

*Para o Croutons
2 Fatias pequenas de pão de centeio em cubos
Bacon em cubos pequenos q.b.
1 Mão de sementes de abóbora
2 colheres de sopa mal cheias de mel
2 colheres de azeite
Flor de sal q.b. 





Preparação:
 
Comece por cortar em cubos a abóbora, coloque num tabuleiro regue com um fio de azeite e polvilha-se com tomilho e sal. Vai a assar em forno pré aquecido a 180ºC cerca de 25 a 30 minutos. Retire deixe arrefecer retire a pele e reserve.

Num tacho coloque o azeite e a cebola e deixe refogar. Junte as castanhas sem casca e o vinho e deixe cozinhar uns 5 minutos. Acrescente o calde de legumes e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar as castanhas até quando as mesmas estiverem totalmente cozidas. Acrescente depois a abóbora  e titure tudo muito bem, Rectificando de temperos.

Entretanto prepare os croutons. Num processador, misture o bacon em cubos e o pão, até ficar uma mistura homogénea. Numa frigideira aqueça o azeite, junte a mistura de pão deixando cozinhar uns 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente o mel e as sementes de abóbora e deixe cozinhar 2 minutos.

Sirva o creme numa taça e polvilhe com os croutons.

Nota: Usei castanhas não congeladas. Dei um golpe em cada castanha e coloquei em água a ferver cerca de 10 minutos a escaldar. Retirei da água e pelei as castanhas. Neste caso usei 300 gr de castanhas com casca. 



Deliciem-se!!

4 comentários:

  1. É uma sopa que tenho mesmo de fazer estes dias! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ando a falhar muito por aqui :-(
    Sopinhas confortáveis como estas, é mesmo o que apetece nestes dias cinzentos e tristonhos! E eu que adoro sol!
    Não há dúvida que os croutons deitadinhos em cima da sopa lhe dão um ar super suculento. Para mim as sopas têm de ser cremosas. Esta leva os meus 20 pontos, querida.
    Muitas beijocas e saudadinha :-)
    Cuca

    ResponderEliminar
  3. Esta sopa está com um aspeto delicioso. Decerto é daquelas que não desiludem em sabor e textura. Fiquei de olho também nesses croutons, parecem divinais, e fazem claramente a diferença numa sopa.
    Estou a visitar o seu blog pela primeira vez, e estou a gostar mesmo muito. Receitas especiais, com fotos maravilhosas a acompanhar! Um blog onde nos sentimos bem.
    Votos de um bom 2016, cheio de sucessos, e muitas partilhas :)
    Beijinhos
    Marta Dionísio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta,
      Primeiro que tudo seja benvinda sempre a este cantinho. Obrigada pelas suas palavras, sabe tão bem ler frases assim. Saber que gostam do que partilho e do trabalho que vos brindo é fantástico.
      Desejo um excelente ano de 2016. E venha fazer me uma visita sempre que desejar.
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar