Pêras cozidas em Especiarias com molho de Caramelo



Sentada no sofá em frente da lareira me deparo com um novo mês. Sublinho no calendário Dezembro e penso como é possível já estar no último mês do ano.
Dezembro traz o Inverno, dias de chuva e frio. Reforço os casacos e as camisolas de lã. As luvas saem todos dias nas minhas mãos e o cachecol aconchega o pescoço. 
Dezembro é o mês das festividades. O Natal antecede um novo ano que a passos largos se vai aproximando do seu inicio. Com ele novas ideias, novas promessas, novos recomeços.
Os shoppings e as lojas há muito que estão enfeitadas com decorações natalícias. É o momento da tradicional correria  para comprar os presentes.
Eu já alguns anos que opto por oferecer presentes que eu mesmo preparo. Pacotinhos de bolachas, compotas e chutneys caseiros, azeites aromatizados, licores e trufas de chocolate são alguns dos presentes deste ano. Embrulhados num bonito papel e com uma etiqueta bem natalícia desejo um Feliz Natal. Presentes simples mas repletos de carinho. São feitos com todo o amor, fugindo assim a azafama das lojas e oferecendo presentes únicos.






O tempo livre nestes dias é aproveitado da melhor forma. Entre o sofá e o cadeirão em frente à lareira, a saborear uma pêra cozida em especiarias e um molho de caramelo. Os aromas da canela e do anis inundam a casa, a doçura da pêra cozida, o toque macio e suave que se vai saboreando a cada pedaço. E depois o caramelo, que é a cereja no topo do bolo. Um molho cremoso que a par da delicadeza e simplicidade da pêra dá o seu toque requintado a uma sobremesa viciante.
Uma receita elaborada para mais uma participação na 31º edição do Dia Um... na Cozinha cujo tema para este mês é " A minha especiaria". Uma edição em que não poderia deixar de participar não fosse eu amante de especiarias. Do gengibre ao anís, do caril ao açafrão, é a canela a especiaria que se destaca no meu dia a dia. Está presente sempre que possível. Todos os dias me faz companhia no pequeno almoço através de uma taça de papas de aveia. Não dispenso uma fatia de bolo de canela, de uma torta ou até mesmo de um pastel de nata polvilhado com canela ou uma taça de arroz doce.



Pêras cozidas em calda especiarias com molho de caramelo

(receita adaptada daqui

 Ingredientes:

4 Pêras
4 Canecas de água
2 paus de canela
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 vidrado de laranja
2 estrelas de anís
1/4 chávena de mel

*Para Caramelo:

100 gr manteiga sem sal
3/4 chávena de açúcar amarelo
200 ml de natas

Preparação:

Comece por descascar as pêras e colocar as mesmas num tacho. Junte a água, a canela e os oaus de canela, o anís, o mel e o vidrado de laranja. Deixe cozinhar em lume médio cerca de 1 hora ou até as pêras estarem macias.
Retire e coloque numa travessa. Deixando arrefecer.
Prepare o caramelo. Leve ao lume o açúcar e a manteiga. Deixe derreter tudo muito bem e junte as natas. Deixe cozinhar uns 15 a 20 minutos em lume brando mexendo sempre.
Sirva o caramelo sobre as pêras.


Deliciem-se!!

8 comentários:

  1. Ai meu Deus! Se eu não estivesse de dieta! Que pêra mais gulosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que texto delicioso Ana! Revejo-me em algumas palavras, pois a canela também é a minha especiaria preferida e adoro apreciá-la, quer seja numa fatia de bolo, numa torta ou num pastel de nata. Até chá de maçã e canela eu gosto... já para não falar do arroz doce com MUITA canela, a minha sobremesa preferida de todos os tempos. :)
    Estas pêras estão qualquer coisa de delicioso, que por si só já são boas, mas aquele caramelo eleva a receita a outro nível. Gostei muito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Têm muito bom aspecto! E devem deixar um óptimo cheirinho pela casa :)
    E claro, também somos super fãs de especiarias, e a canela é mesmo uma daquelas coisas... e rima tão bem com Dezembro, e como diz o Célio, com arroz doce cheio de canela :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana. As tuas pêras ficaram tão lindas! As fotografias maravilhosas cumprem bem o seu papel e deixam perceber como devem ter ficado suaves e a doçura que deve ser esse molho de caramelo. Adorei!
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro o espirito natalício Ana.
    As luzes, as árvores de Natal (que ainda não fiz, lol), as bolachinhas, a azáfama, adoro tudo, excepto a parte de compras e presentes, pois acho uma seca e acho que estraga esse espírito que é o natalício.
    Amei estas tuas peras e com caramelo, do qual, sabes, sou viciada, ficaram ainda mais magníficas!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Que delicia que deve ser. As fotos estão espetaculares.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que sugestão fantástica, bem aromática como eu gosto! beijinho

    ResponderEliminar
  8. Hummm que pêras fantásticas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pao-brioche-com-sementes.html

    ResponderEliminar