Pannacotta de Caramelo e Pralinê de Noz





O calendário marca a estação da Primavera, mas lá fora o tempo que se faz sentir é semelhante ao Inverno. Dias mais frios, com a chuva que não dá descanso e o céu cinzento que teima em permanecer, é este o cenário com o qual temos lidado nestes últimos tempos.
Gosto de dias de pleno sol, céu azul e temperaturas amenas. Tenho saudades dos dias de plena Primavera que agora raramente se vive. Daqueles em que se vestia uma t-shirt e bastava um casaco de malha fino para nos aconchegar quando as temperaturas baixavam ligeiramente. Ou de calçar as sabrinas sem ter medo que os pés se molhem, pois não haveria chuva.
Mas enquanto este tempo não dá tréguas é hora de convidar amigos e família para almoços e tardes de convívio. É hora de nos aconchegarmos no sofá, ainda de lume aceso e colocar a lista de filmes e séries em dia. Ou até mesmo de ir à biblioteca cá de casa e revisitar a prateleira dos livros desfolhando-os novamente como se fosse a primeira vez.




Dias de cor cinza são dias de preguiça. E dias de preguiça sugerem sobremesas rápidas e fáceis de preparar. Se a vontade de ligar o forno e preparar um aromático bolo de laranja ou um guloso bolo de maça e canela é muita, a receita de hoje não é feita em forno mas é igualmente um conforto para o estômago e a alma.
Com uma textura suave e aveludada, que se desfaz a cada colherada esta pannacotta tem um sabor bem forte e único do caramelo. Seria algo bem mais simples se a ele não se junta-se um pralinê de noz. Desengane-se de pensar que este pralinê demorará horas a preparar e será uma receita complexa. Nada disso!! Tomem nota da sua preparação, pois o crocante será a cereja no topo do bolo, ou melhor, no cimo da pannacotta.





Pannacotta de Caramelo e Pralinê de Noz

Ingredientes:

300 ml de Natas
100 ml de Leite
100 gr Açúcar baunilhado
3 folhas gelatina

* Para praliné:

 1/2 Chávena de nozes picadas grosseiramente
 1/4 Chávena de açúcar

Preparação:

Comece por levar a lume brando o açúcar baunilhado até o mesmo estar derretido e em caramelo. Utilize uma colher de pau para mexer.
Noutro recipiente aqueça o leite com as natas, até ficar quente. Reserve.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Quando o caramelo estiver preparado, adicione o preparado das natas com muito cuidado para não salpicar. Cuidado para não se queimar. Mexa muito bem e leve a lume brando novamente. Retire o excesso de água das folhas de gelatina e adicione as mesmas ao preparado. Misture bem até dissolver. 
Disponha o preparado da pannacotta por taças ou copos de servir e quando estiver fria leve ao frigorífico 2 a 3 horas antes de servir ou até solidificar.

Pode preparar o pralinê colocando num tacho o açúcar. Leve ao lume até derreter totalmente ficando caramelo. Acrescente as nozes picadas grosseiramente e envolva bem. Com a ajuda de uma colher coloque o preparado do caramelo e nozes sobre um pedaço de folha de papel vegetal e deixe arrefecer e endurecer. Quando estiver duro, corte com uma faca até ficar em pedaços mais pequenos.

Polvilhe o pralinê de noz sobre a pannacotta e sirva.






1 comentário:

  1. Adoro sobremesas individuais,....e esta pannacotta ficou maravilhosa, que até deu água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar