Tarte de Laranja Sanguínea e Tomilho



Vamos celebrar o dia da mãe!!
Estamos no primeiro fim de semana de Maio, e é no primeiro domingo deste mês que se festeja o dia de Mãe.
Sinto um orgulho enorme da minha mãe. Uma mulher de força e coragem, uma amiga e confidente, mais que uma mãe é uma mulher com um coração cheio.
Recordo me quando ela me trazia ao colo, eu ainda criança, da casa da minha avó onde ficava durante o dia. Percorria mais de 1km comigo ao colo num dos braços e com os sacos do trabalho no outro até casa.
A minha mãe teve sempre o poder de tranformar os meus dias em dias mais felizes, através de um livro de história que me comprava, de um pastel de nata que me trazia à sexta feira do mercado ou mesmo quando me ajudava nas cópias e ditados que trazia para fazer da escola.
Hoje mais que uma mãe, no verdadeiro sentido da palavra é minha confidente e amiga. É a pessoa que está sempre a meu lado independentemente de concordar ou não comigo, é a pessoa que me dá os conselhos acertados, que me ajuda quando preciso, mesmo sem lhe pedir.
A ela e a todas as mães, não desejo somente um excelente dia da mãe, desejo muitos dias felizes ao longo da vida.




Este ano para festejar e enaltecer o dia, preparei algo simples e fresco. Uma tarte de laranja sanguínea, deste livro, que foi uma estreia no seu sabor. Já há muito que ouvia falar deste tipo de laranja mas infelizmente na minha zona é difícil, para não dizer quase impossível, encontrar. Foi numa das idas a uma superfície comercial bem conhecida que me deparei com a dita laranja. No saco trouxe mais de meia dúzia de laranjas sanguíneas, na ideia a receita exacta para as usar.




Tarte de Laranja Sanguínea e Tomilho

(receita adaptada daqui)

Ingredientes:

Sumo de 5 laranjas sanguineas
Raspa de 3 laranjas sanguineas
2 hastes de tomilho
100 gr de mel
4 ovos
6 gemas
200 gr manteiga sem sal

* Para massa da tarte:

   200 gr farinha trigo
   50 gr farinha trigo integral
   2 colheres de sopa de tomilho picado
   100 gr manteiga fria em cubos
   50 gr de açúcar em pó
   3 gemas
   Sal q.b.


Preparação:

Comece por preparar a massa. Num processador coloque a farinha, a manteiga, o tomilho e o sal. Processe durante alguns segundos. Acrescente o açúcar em pó e as gemas. processe mais um pouco até estar tudo bem ligado. Retire do processador e de forma rápida amasse um pouco. Embrulhe em película aderente e leve ao frio durante 1 hora.

Entretanto prepare o creme. Num tacho coloque o sumo das laranjas e as haste s de tomilho. Leve ao lume a ferver cerca de  a  minutos ou até reduzir para metade. Retire do lume e descarte as hastes do tomilho. Reserve até arrefecer.

Adicione o mel, a raspa de laranja, as gemas e os ovos. Batendo tudo muito bem até estar envolvido. Leve ao lume novamente até engrossar um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Pré aqueça o forno a 180ºC. Forre uma tarteira com a massa que preparou e por cima coloque uma folha de papel vegetal com feijões. Leve ao forno a cozer por 10 minutos. Depois retire o papel vegetal e os feijões e deixe cozer por mais 5 minutos.

Retire a tarteira do forno e disponha o creme de laranja. Leve novamente ao forno por mais 15 minutos ou até o creme começar a ficar dourado.

Retire do forno e deixe arrefecer.Sirva frio decorado com rodelas de laranja sanguínea e folhas de tomilho.



2 comentários:

  1. Que maravilhosa que ficou esta tarte!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Ana, Ana, Ana que lindo tributo a mãe e essa tarte esta de bradar aos céus,deve ser intenso sabor esta será com toda a certeza para fazer... tem notas de Verão.
    As fotos já sabes sou uma apaixonada pelo teu trabalho são sempre fabulasticas.
    Beijinhos.
    Elsa.

    ResponderEliminar