Sortelha, a aldeia de uma história encantada...




Mais de um mês, é o tempo que separa esta partilha da última publicação aqui no blogue. Um simples e aromático Bundt de Laranja e Azeite que partilhei no mês de Fevereiro.
Tenho estado ausente, bem sei. Uma ausência justificada por inúmeros motivos. A preguiça que por vezes me absorve, o regresso ao ginásio, o trabalho que tende cada vez a aumentar e alguns (muitos) passeios que fiz, e que fui partilhando no Instagram. Fins semana de descobertas (ou redescobertas), um regresso ao meu querido Porto, uma volta por Lisboa ou até à cidade dos estudantes, Coimbra. E ainda mais uns quilómetros até à pacata vila de Mértola com paragem obrigatória na Mina de São Domingos. Pequenas viagens no nosso país que irei partilhar convosco.
Em vésperas do domingo de Páscoa, e em pleno fim de semana prolongado, deixo-vos uma sugestão para passarem estes dias a conhecer um pouco do nosso pais. Hoje vamos até Sortelha.
Foi no passado mês de Setembro que numas mini férias passadas no Lugar do Ainda (já partilhei aqui), marquei no meu mapa uma visita à aldeia histórica de Sortelha. Situada no concelho de Sabugal é nas muralhas do seu castelo que a aldeia ganha mais vida.
Sortelha é uma aldeia saída de um livro de história ou de qualquer conto infantil. Rodeada de montanhas rochosas e pedras que lhe dão forma, vai crescendo lá bem no cimo. Casas construídas em xisto, subtilmente delineadas por ruas e ruelas que nos convidam a passeios a pé. Entre muralhas, Sortelha ganha vida e faz história, a sua história. Povo humilde e simples, com um enorme gosto de receber quem lá chega. Lá do cimo, bem no alto da torre do castelo espreita-se o infinito, um olhar que se perde de vista pelas montanhas que se avistam, absorvendo-se todo um sentimento de liberdade único. Nas colinas os rochedos vão ganhando forma com o passar dos anos, com as chuvas e ventos que por lá passam. Ventos de outrora responsáveis pela bem conhecida cabeça da velha, uma rocha esculpida pela natureza que se assemelha a uma cabeça de uma velha.






Desengane-se quem pensa que Sortelha é apenas para o povo português. Entre as ruas desta aldeia, ouvem-se conversas constantes em diferentes línguas, naquele dia era o alemão e o espanhol que visitava o nosso património.
Reina a paz e o silêncio apenas interrompido pelas vozes de quem trabalha nos preparativos da próxima feira medieval (em 2018 será de 21 a 23 de Setembro).
Mas quem visita Sortelha não se maravilha somente com as paisagens, o paladar também é chamado para o momento. Os petiscos são vários, assim como o viciante queijo de ovelha que acompanha o tradicional e caseiro pão.
Um pedaço de Portugal, uma cantinho de história e tradição, um povo humilde e um cenário digno de um filme medieval, tudo isto e muitos mais nos leva a querer voltar sempre.
Se ainda não tem planos para estes próximos dias, ou numa outra oportunidade que surja, Sortelha é um excelente destino. 










2 comentários:

  1. Não conheço Sortelha, mas fiquei encantada com a tua partilha e fotografias. É tão bom conhecer locais novos por este país tão nosso e tão belo...

    Boa Páscoa!
    Beijinho*
    Marlene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marlene, tens mesmo que visitar Sortelha. É uma aldeia mágica. Boa Páscoa. Beijinhos

      Eliminar