Bundt de Laranja e Azeite





Nunca me canso de visitar regularmente o quintal dos meus pais. São as árvores de fruto que encarregam de se mostrarem deslumbrantes e bem vistosas a cada estação ou os legumes e vegetais que brotam da terra como que se reproduzissem a cada olhar. Desde pessegueiros, a pereiras, cerejeiras, nespereiras e mais umas tantas outras árvores de fruto, passando pelo cultivo de couve, cebolas, tomates, alfaces, pepinos e por vezes até meloa. Uma infinidade de coisas boas incomparáveis em termos de sabor e nutrientes.

A minha última visita, tal como todas as outras, foi bastante produtiva. Desta vez para além dos limões e das cebolas, do molho de nabos e das tangeras, são as laranjas que se revelam. Laranjas enormes e bem sumarentas. São menos de meia dúzia as laranjeiras do quintal, mas sempre me lembro daquelas árvores naquele mesmo sitio e eu de forma repetitiva ano após ano lá vou colher cada laranja com a calma e serenidade que eu gosto. Uma maiores outras mais pequenas, são as de casca mais grossa que me seduzem. Desenganem-se quem acha que não têm sumo. Nada disso, têm tanto de sumo como de doce. Um par de laranjas e já me enche a barriga.

Assim, aliado ao cesto recheado de laranjas está a vontade de preencher fins de semana preguiçosos, daqueles que me levam até ao sofá embrulhada numa manta a ver de forma ordenada séries e filmes, daqueles em que queremos perfumar a casa com aromas gulosos, daqueles que me fazem ligar o forno e preparar algo que encha de magia qualquer lanche de domingo.





Não escondo o gosto pelos citrinos e nada melhor e mais apropriado que preparar um bolo com uma massa suave e bem aromatizada com o sabor da laranja que casa na perfeição com o azeite que a receita também comporta. Azeite esse também  da última colheita do passado ano. Faz-se magia ao misturar de forma delicada a massa, envolvendo-se todos os ingrediente ao som das baladas do coração e com todo o amor que a receita pede. A receita estará pronta quando a massa é recebida numa forma linda, na minha nova forma Crown da Nordic Ware. Um presente de Natal bem saboroso e que me surpreendeu (ainda há amigas do coração).

A escolha foi mais que perfeita. Uma escolha que me leva às minhas memórias e recordações. Leva-me até à cozinha da casa dos meus pais, num sábado à noite, onde a minha mãe preparava sempre um bolo para o pequeno almoço e lanche de domingo. Quase sempre o de laranja era o eleito. Enquanto o bolo cozia no forno ainda a gás, eu teimosamente e de forma deliciada, olhava sobre o vidro do forno o bolo que ganhava vida e forma, sabor e cor. A minha mãe por sua vez preparava a calda com o sumo da laranja e açúcar que depois era colocada sobro o bolo ainda quente, por forma o tornar ainda mais apetecível e viciante. 

Para vós deixo as minhas memórias e uma fatia de um bolo simples de preparar que acompanha muito bem qualquer chávena de café ou chá. Um bolo de sabores simples mas não menos guloso.





Bundt de Laranja e Azeite

Ingredientes:

5 Ovos
290 gr de Açúcar
280 gr de Farinha
1 colher chá de fermento em pó
130 gr de Azeite
150 ml de Sumo de Laranja
Raspa de 2 laranjas
Açúcar em pó q.b.


Preparação:

Comece por pré aquecer o forno a 180 ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha, ou unte apenas com spray desmoldante. Reserve
Numa taça bata os ovos com o açúcar e a raspa de laranja. Bata por cerca de 5 minutos ou até o preparado duplicar de volume. Acrescente o azeite e o sumo de laranja. Misture tudo muito bem. Por fim adicione a farinha com o fermento e envolva tudo de forma delicada.
Disponha a massa numa forma de bundt e leve ao forno cerca de 40/45 minutos. Para saber se está cozido faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe arrefecer por cerca de 5 minutos. Desenforme para um bonito prato de servir e deixa arrefecer totalmente. Por fim decore com açúcar em pó, polvilhando assim sobre o bolo o açúcar em pó.



1 comentário:

  1. Que bolo lindo Ana!
    Gosto tanto de bolos de laranja :) quando fui para Barcelona até levei um comigo imagina!!
    E adorei as fotos, a história e o sentir-me a querer o mesmo. Ir apanhar laranjas lá fora e preparar um bolo e usar uma forma linda como a tua. Saudades tuas amiga.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar