Lugar do Ainda.... a descoberta de um lugar encantado!








" A mim este sol, estes prados, estas flores contentam-me..."

Cito Alberto Caeiro fazendo assim a introdução que servirá de ponte à descrição de um Lugar que descobri e me encantou nas últimas férias de Setembro do ano passado.
O texto fora escrito nessa altura, mas só agora o tempo me permitiu partilhar. Já passaram alguns meses, bem sei, mas estará sempre actual, porque o Lugar do Ainda continua a fazer história no seu lugar encantado.
Foi nas margens tranquilas e calmas da Barragem do Pisco que cuidadosamente me sentei e desfrutei daquele silêncio, apenas interrompido pelo cantarolar dos pássaros ou pelas árvores que se moviam ao sabor do vento.
Apenas 10 minutos e uma caminhada por entre uma densa área de pinheiros separam a barragem do Lugar do Ainda. Lugar encantado que não é titulo de livro de historia, é apenas um simples e acolhedor turismo rural em São Vicente da Beira. Um lugar que proporciona histórias e que pretende criar doces momentos.






De regresso ao seu país depois de algum tempo por terras africanas, Ana e a sua família abraçaram este projecto com todo o entusiasmo. A recuperação de uma casa, mantendo os traços rústicos e antigos levaram Ana a apostar no turismo rural.
A porta de madeira com puxadores antigos dá o mote para entrar naquele palacete e nos vislumbrarmos com tamanha dimensão. O chão em cerâmica ou de madeira nos quartos, uma escada de madeira que nos transporta até ao piso superior faz deste alojamento algo único. Cá em baixo serve-se o pequeno almoço numa sala robusta, uma pequena biblioteca também faz parte do espaço e uma sala de estar que convida a jogos, a conversas ou mesmo a secções de cinema completa o piso inferior. De África trouxe o calor, as cores, os cheiros e a inspiração que se traduzem na decoração ou em pequenos apontamentos espalhados pela casa.
A vista, essa é sobre a piscina e o jardim que lhe faz companhia. A acompanhar o ar puro que se respira e o silêncio que se nota no seu pleno.
Mais que um lugar encantado é um lugar de encantos e de histórias. Ana pretende que quem a visita se sinta bem, se sinta em casa. O gosto pelo bem receber pode-se ver através de pequenos mimos que deixa num tabuleiro no quarto quando chegamos. Chá e Café assim como alguns frutos secos não são esquecidos. Simples gestos que nos reconfortam o coração e aquecem a alma. Que nos fazem sentir bem, sentir especiais!!







Todo esta recepção e dedicação estende-se ao pequeno almoço. Pão fresco sobre a mesa, sumos naturais, compotas caseiras, queijo da sua terra, panquecas bem fofas, bolo caseiro, fruta da época ou ovos mexidos são algumas das iguarias com que podemos deliciar logo pela manhã. Para arrematar com a refeição um expressa acabadinho e sair!

As actividades neste lugar não se restringem a caminhadas, banhos na piscina ou leituras na biblioteca. Para os mais aventureiros as bicicletas estão à disposição para passeios em família e não só. Em parceria com outras entidades o Lugar do Ainda proporciona também passeios de burro, workshops de "como fazer pão" ou cestos de piqueniques para os mais românticos.

Lugar simples, lugar com tamanho encanto que que faz pensar em regressar logo que possível!












0 comentários:

Enviar um comentário