Tronco de Pistachio e Framboesas e um Natal Feliz!







Estamos a poucas horas da noite de Natal, da reunião das famílias em redor de uma mesa repleta de iguarias bem natalícias. Os aromas e sabores já pairam no ar e o sentido do verdadeiro Natal está a bater à porta.
Gosto particularmente desta época festiva. As luzes, as ruas embelezadas e repletas de cor e luz, a música que se faz ouvir em qualquer esquina. Longe das correrias aos shoppings e ao puro consumo, retenho-me e refugiu-me a preparar os últimos presentes. Pacotes de bolachas, umas quantas granolas caseiras, licores ou compotas e até uns chocolates serão alguns dos miminhos com que vou presentear os amigos e familiares. 
A casa prepara-se desde o inicio do mês. É nesse momento que a árvore de natal ganha forma e destaque em plena sala. Decorada com bolas vermelhas e prateadas, estrelas e mais uns quantas peças natalícias, são as luzes que ao iluminarem-na conferem-lhe a sua magia.
O presépio decora o aparador, bem mais modesto ao que eu me habituei e o arranjo de Natal serve de centro de mesa, compondo a mesma e dando-lhe alma e sabor desta estação.
É nesta altura que as memorias de infância que me acompanham, se reforçam. Lembro-me do meu pai me trazer um pinheiro natural e de eu, toda entusiasmada, o decorar com imensas fitas. Das mais variadas cores, umas mais farfalhudas outras bem mais simples, faziam par com as muitas bolas que também vestiam o pinheiro. O presépio feito com musgo natural, que eu própria colhia com os meus pais para uma caixa de plástico da apanha da fruta, chegava a casa e era usado para a preparação de um presépio bem rico, repleto de história e de várias imagens em barro que a minha mãe tinha comprado ao longos dos anos no mercado. A Maria e o São José, atrás o burro e a vaca e ao centro o menino Jesus. O anjo mais acima, os três reis magos, o pastor e algumas ovelhas espalhadas pelo cenário, davam vida ao meu presépio.  Ao seu lado os presentes embrulhados a preceito para serem na noite de Natal, distribuídos e entregues ao seu dono.




A noite e o dia de Natal eram passados em casa dos meus avós ao redor da lareira acesa e do lume que nos aquecia. Atrás uma mesa repleta de doces. Os sonhos e as rabanadas, o leite creme e o arroz doce, o tronco de natal ou o pão-de-ló, assim como o bolo rei não podiam faltar na mesa.

Outros tempos que tento transpor para este Natal. Desta inspiração sai a próxima receita, preparada com toda a emoção e sentimento segue directamente para a mesa de Natal. Um tronco de Natal de sabores modernos, o pistachio como rei, e as framboesas que o decoram e lhe conferem a frescura necessária.
Uma sugestão bem gulosa e altamente viciante que fará da mesa de natal uma mesa mais rica e decadente.

Desta forma desejo a todos os leitores deste cantinho e a todos os que visitam o blog um Feliz Natal e um Ótimo ano de 2018.







Tronco de Pistachio e Framboesas

(receita inspirada daqui)

Ingredientes:

75 gr pistachios
4 ovos
130 gr açúcar
80 gr farinha
2 colheres de sopa de água quente
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de extracto baunilha
250 gr de framboesas
açúcar em pó q.b.

   *Creme: 500 gr queijo mascarpone
                  100 gr manteiga à temperatura ambiente
                  200 gr de açúcar em pó
                  1/2 colher de chá de extracto baunilha

Preparação:

Comece por picar os pistachios e reservar.
Numa taça bata com a ajuda de uma batedeira eléctrica, por cerca de 5 minutos as gemas com o açúcar. Acrescente a água quente e misture bem.
Bata as claras em castelo e adicione ao preparado das gemas. Vá alternando com a farinha e envolva bem.
Por fim adicione delicadamente os pistachios, o extracto de baunilha e o sal. Misture muito bem.
Unte um tabuleiro (35x30 cm) com manteiga e forre com papel vegetal untando novamente o papel com manteiga. Coloque a massa no tabuleiro e leve a cozer em forno pré aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos.
Retire e deixe arrefecer por 5 minutos. Depois polvilhe uma superfície com açúcar em pó e disponha o bolo sobre ela. Retire o papel e polvilhe também com açúcar em pó. Reserve até estar totalmente frio.Entretanto prepare o creme. Bata o queijo com a manteiga e o açúcar. Aromatize com extracto de baunilha.
Barre o rectângulo de massa com 2/3 do creme, deixando 2 cm nas laterais sem creme e disponha sobre ele as framboesas, reservando algumas para decorar. Enrole com cuidado e coloque num bonito prato de servir. Barre a torta com o restante creme, decore com framboesas reservadas e pistachios picados. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.


0 comentários:

Enviar um comentário