Salada de Salmão, Batata e Cebolinho





Este é o nosso Verão que a pouco dias de ser oficial já me deixou confusa com ess semanas de temperaturas elevadas e convidativas passeios à beira mar, a piqueniques na floresta ou tardes numa esplanada.
Mentalmente estou a torcer para que a estação que bate à porta chegue em pleno. Gosto do Verão em cores vivas, do azul do céu e o amarelo do sol. Gosto do verde e o vermelho das frutas e legumes que desfilam nas bancas dos mercados. Dos aromas e dos sabores desta estação. Das ameixas ao pêssegos, dos morangos às framboesas, das amoras ao melão e à melancia. Dos legumes e vegetais que tanto adoro. De gelados e sobremesas frias. De roupas leves, sandálias nos pés, dias que parecem ter mais horas, da brisa que convida a passeios, de temperaturas agradáveis que me proporcionam dias de praia.




Mulher de comida de conforto, assados no forno e de sopas robustas, são as refeições mais leves e ligeiras, que me atraem nesta estação. Petiscar é o verbo que mais se conjuga. Uma salada de polvo, ou de grão com lascas de bacalhau, chouriço assado com uma fatia de pão caseiro, um peixe grelhado acompanhado de pimentos assados, entre outras iguarias dão as boas vindas ao Verão.
E para assinalar o Verão junto numa bonita travessa algumas batatinhas novas cozidas, dou primazia ao salmão fumado, pinto o prato em tons de vermelho com o tomate cherry e dos rabanetes e por fim dou um ar da sua graça com o cebolinho que pico finamente sobre tudo o resto. Aromatizo com um pouco de sumo de limão e com um azeite de ótima qualidade. Sal e pimenta também nunca pode faltar. Para esta salada usei o Oliveira Ramos premium com apenas de acidez, de cor dourada e com algumas notas cítricas no seu paladar. Um azeite com personalidade.

E eis que surge um prato ligeiro, colorido e tão adequado ao Verão. Uma excelente forma de começar esta nova estação.





Salada de Salmão, Batata e Cebolinho
(serve 2 pessoas)


Ingredientes:

4 Batatas novas pequenas
4 fatias de Salmão fumado
2 Rabanetes
8 Tomates cherry
Cebolinho picado q.b.
Azeite q.b.
Sumo limão q.b.
Sal e pimenta a gosto

Preparação:

Comece por cozer em água temperada de sal as batatas com a pele. Após cozidas retire, deixe arrefecer um pouco e retire a pele. Corte em rodelas grossas. Reserve.
Corte ao meio os tomates cherry, pique o cebolinho e corte em rodelas muito finas os rabanetes.

Numa travessa, disponha a batata, o salmão fumado, o tomate cherry e os rabanetes. Tempere com azeite e sumo de limão, sal e pimenta. Por fim e antes de servir, polvilhe com cebolinho picado e decore com flores de cebolinho.





0 comentários:

Enviar um comentário