Almendroados








Crocantes ou não, com ou sem recheio, dos mais variados sabores e formas, coloridas ou de cor neutra, doces ou salgadas sempre me lembro de gostar de bolachas. Do Baú de memórias saem lembranças dos dias passados em casa dos meus avós. Teria uns 3 a 4 anos quando a minha mãe me levava a casa deles para ir trabalhar. E era da forma mais despercebida e silenciosa que se ia embora para não ver a minha cara triste por não estar com ela. Adoro os meus avós, mas naquele momento era o colo da minha mãe que eu mais valorizava. Quando dava conta do que tinha acontecido rapidamente me lembrava que ao final do dia poderia ter uma surpresa. Assim, nalguns dias a minha mãe chegava para me buscar de sorriso no rosto, apesar do seu cansaço, e com um pequeno pacote de bolacha Maria para me alegrar. Por vezes, eram também acompanhadas daquele chocolatinho de papel azul brilhante no qual se lia em cor amarelo forte “Taxi”.






São as memórias que tornam os biscoitos e bolachas presença assídua cá por casa. Numa bonita caixa se guardam para se trincar numa tarde de cinema, para oferecer a um amigo que nos visita, para os lanches rápidos e preguiçosos ou até mesmo para acompanhar uma chávena fumegante de chá.

Chegado recentemente às minhas mãos, o pequeno livro de receitas da Rosa é um autêntico exemplo das mais variadas receitas de bolachas. Este já é o terceiro caderno que a talentosa Rosa do Blog Be Nice Make a Cake, nos presenteia e com uma surpresa. Para além de deliciosas receitas sobre bolachas, também podemos apreciar algumas fotografias da sua autoria. Este terceiro livro junta-se aos restantes dois que estão na estante. O primeiro transporta-nos de imediato para a cozinha e leva-nos a colocar literalmente as mãos na massa. Dalí sairão pães e tartes de sabor e aromas únicos. O segundo livrinho leva ao pecado. Umas quantas receitas bem gulosas e decadentes onde o chocolate é rei.







Volto a folhear o livro e simpatizo com os Almendroados. Mentalizo a escolha e decido optar pela primeira receita a preparar. Uma bolacha rica em amêndoa. Uma massa macia e suave no centro que contrasta com o crocante da superfície e da amêndoa que a envolve. Uma bolacha que eleva a amêndoa no seu expoente máximo. Ideais para acompanhar uma chávena de chá. Quem me acompanha!!





Almendroados

Ingredientes:
250 gr farinha de amêndoa
100 gr farinha sem fermento tipo 55
250 gr açúcar
Claras de 4 ovos
1 colher de café de canela em pó
200 gr de amêndoa em palitos ou laminada
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Comece por pré aquecer o forno a 210ºC e colocar papel vegetal sobre um tabuleiro.
Numa taça, coloque a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, o açúcar, a canela e as claras. Misture tudo muito bem com uma colher de pau até obter uma pasta.
Coloque o preparado num saco de pasteleiro e faça pequenos montinhos de massa. Por cima de cada porção coloque a amêndoa palitada e leve ao forno a cozer cerca de 12 minutos a 190ºC, ou até a amêndoa ficar ligeiramente tostada.

Retire e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.




0 comentários:

Enviar um comentário