Summer Pudding


Sou acordada com os primeiros raios de sol que entram pela perciana meio aberta. A temperatura que já se faz sentir leva-me a mais um dia de verão. Mais um fim de semana em que se vive em pleno esta estação, onde reina a boa disposição, as gargalhadas, os sorrisos, as cores e sabores desta estação.
Os aromas que invadem a casa, vêm directamente da minha cozinha. Aromas de verão, sobretudo da fruta que tenho espalhada pela bancada, pelo frigorífico e pela fruteira, trazida no dia anterior, do quintal da casa dos meus pais. Assim sou anestesiada logo pela manhã pelos aromas frescos, pelos sabores adocicados e pelas cores vivas e coloridas, que para além de me acompanharem no pequeno almoço, instalam-se por completo cá em casa.
Na bancada junto à janela, numa linda taça de cerâmica as últimas ameixas Rainha Cláudia, tão pequenas e suculentas. Ao lado, 3 pêssegos bem maduros de cor alaranjada que irão fazer as delicias ao pequeno almoço acompanhado de um iogurte natural e de alguns frutos secos.
Na fruteira as primeiras pêras, ainda algo rijas como eu gosto. Sou uma privilegiada, fico sempre com as primeiras pêras da colheita, mais rijas mas cheias de sabor. Brevemente irão fazer companhia às pêras os figos que estão quase maduros. No frigorífico, mais uma taça com morangos biológicos que eu própria colhi do morangueiro. Não são muito grandes, mas em proporção inversa são repletos de sabor, tão diferentes do que se compram nas grandes superfícies que não têm qualquer sabor.
Não poderia esquecer as meloas e a melancia, que orgulhosamente colhi das terras que ajudei a cultivar com o meu pai. É tão gratificante, que após algum tempo a cuidar delicadamente de toda a plantação, pouco a pouco se vá vendo as meloas e as melancias a crescer até amadurecerem e serem apanhadas. Depois... depois enchem o frigorífico cá de casa, e confortam o estômago e a alma.



Gosto de a comera fruta ao natural, no pequeno almoço, num lanche ou simplesmente no almoço. Aproveito também para fazer sobremesas ou utiliza-la em bolos e compotas, principalmente a que amadurece mais rapidamente. Alguns tipos de fruta opto por congelar para depois preparar sobremesas ou gelados, tão apreciados ultimamente por aqui.

A sugestão que deixo hoje, não foi preparada com o aroma da fruta que me acordou hoje, mas com frutos vermelhos que foram congelados noutros momentos. Cerejas de Maio passado, mirtilos que comprei no  último mês de Junho, morangos do quintal, framboesas biológicas que regularmente compro à Berry Litoral e amoras selvagens da colheita do passado ano com as quais já fiz esta deliciosa tarte.



Uma sobremesa ideal para almoços de Verão, rápida e prática de confeccionar e na qual se combinam os frutos vermelhos que tanto amo. Frutos de eleição, que casados com pão ganham vida numa sobremesa única, fresca, leve e bem colorida.
Devo dizer, da forma mais sincera, que quando a querida Lia e a amável Susana me apresentaram esta receita, como desafio da nova edição do Sweet World fiquei um tanto intrigada e a torcer o nariz. "Pão e frutos vermelhos!!! Hummm... não me parece". Feita a experiência e mais que aprovada, o meu pensamento estava totalmente enganado. Uma combinação perfeita e ideal para quem, como eu, adora frutos vermelhos. O pão apenas dá a consistência e serve de "muralha" ao preparado dos frutos, albergando o seu sabor e textura fresca, doce e única. Absorve igualmente esse sabor e a cor avermelhada dos frutos, através da sua calda.
Assim servido em doses individuais, pode-se acompanhar com uma bola de gelado de baunilha ou uma colher de creme fraîche e meia dúzia de frutos frescos.





Summer Pudding
(serve 2a 3 pessoas)


Ingredientes:

450 gr frutos vermelhos congelados (usei morangos, amoras, cerejas, framboesas, mirtilos e amoras)
75 gr açúcar
2 colheres sopa sumo limão
Pão de forma sem côdea q.b.
Creme fraîche q.b.
Frutos vermelhos frescos para decorar

Preparação:

Comece por levar ao lume os frutos vernelhos congelados com o sumo de limão e o açúcar. Após o açúcar estar derretido, sempre em lume brando deixe ferver uns 3 minutos. Retire coe o frutos e reserve a calda. Deixe arrefecer quer o molho quer os frutos

Pincele com óleo uma taça com de diâmetro e forre com película anti aderente. Corte as fatias de pão de forma em triângulos, e forre a taça com o pão. Coloque o frutos como recheio e por cima disponha um pouco do molho, deixando ainda algum para regar o pudim depois de desenformar. Cubra com mais pão, e com as pontas da película anti aderente. Leve ao frio de um dia para o outro (eu coloquei uma lata de salsichas salsicha em cima para prensar o pudim).
retire do frio e desenforme sobre um bonito prato. Retire cuidadosamente a película e decore com frutos vermelhos frescos acompanhando com creme fraîche.







Deliciem-se!!


9 comentários:

  1. Ana, que lindo e colorido ficou este teu pudim!
    Também adoro fruta e se for biológica, ainda melhor.
    Este pudim para além de muito bonito é surpreendentemente delicioso.

    Beijinhos,
    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Paula, surpreendentemente delicioso, esta sim é a expressão adequada.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Ana, o teu Summer Pudding está sedutor e irresistível. Impossível ficar indiferente a essa cor carmim que convida a meter a colher. Conheci esta sobremesa há cerca de 2 anos, num evento da Margão em que a chef Justa Nobre nos presenteou com uma sobremesa deste género, mas que levava especiarias e era servida com um creme inglês delicioso. Desde então que quis reproduzi-lo em casa mas infelizmente ainda não foi desta. Vou-me deliciando com as vossas sugestões irrecusáveis.
    E do que tu me foste lembrar... as ameixas Rainha Cláudia! Adoro (MESMO!) essas ameixas e ainda não as comi este ano. Já as vi à venda, mas tanto o aspecto como o preço não me convenceram. Vou esperar mais uns dias até que fiquem mais docinhas. :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio! Quanto às ameixas... foram apenas pouco mais que uma dúzia delas, mas souberam tão bem... docinhas ;) ;)
      beijinho

      Eliminar
  3. Que lindo summer pudding,.....impossível não gostar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. O summer pudding é uma das sobremesas que me surpreendeu muito nos últimos tempos, é bastante fresca e nada enjoativa, a que ninguém consegue resistir e este está bem guloso, voltava a comer agora uma fatia, sem dúvida :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Ficou um espanto. Uau... :) Uma delicia!!!
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Ana querida,
    Eu amo o Verão. Podia ser sempre verão para mim, por todas as razões e mais algumas, mas vim para a terra da chuva e com quase "não verão", se bem que este ano até nem me queixo muito, pois tem estado bem bom. Claro, nada que se compare com Portugal, mas dá para sentir a vitamina D lol.
    Bom, mas indo ao teu Summer Pudding, Adoro tudo nele.
    A cor, o formato, o styling, as fotos, enfim, de babar é o temo!!!
    Obrigada linda e um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar