Canapés de Pepino e Hummus de Grão e Abacate para petiscar!

 Petiscar, um verbo que adoro conjugar no plural e ainda mais saboreá-lo! Eu petisco, tu petiscas e nós petiscamos todos em redor de uma mesa, entre conversas e gargalhadas, pratos repletos de sabor e história, memórias de outros tempos e recordações infinitas...
A poucas semanas de uma nova estação, o Verão tão aguardado, que seja menos envergonhado que a Primavera que chegou e vai embora e pouco deu de si, que pouco ou nada se mostrou,
Em vésperas de Junho, mês das festas dos santos populares onde o verbo petiscar se torna tão popular.
Por cá os gostos por uma mesa repleta de diversos pratinhos com alguns petiscos estão mais que consagrados. Uma forma, de sem pressas se poder saborear momentos, comida, pessoas, conversas e tudo o que dali advém.


Da zona da tão adorada morcela de arroz, é presença obrigatória na minha mesa. Faz me recordar as matanças do porco em casa dos meus pais ou dos meus tios. É como se sentisse o cheiro de toda aquele preparado que depois de cozido dá vida a um dos enchidos que mais adoro, bem recheado de arroz.
Não pode faltar a chouriça e a alheira, as moelas estufadas ou mesmo o pica pau. Uma tábua de queijos, dando destaque aos queijos secos aqui da Serra de Aire que casam na perfeição com a broa amarela, meio adocicada e viciante.
À boleia de uma fatia de pão caseiro umas ameijoas ou um berbigão bem cozinhado numa suculenta cebolada, onde a minha visão me leva para um pedaço de pão a molhar naquele molho bem aromático e cheio de sabor.
Para refrescar uma salada de orelha de porco, ou uma saladinha de polvo e salsa ou até mesmo uma tacinha de salada de grão.
Por cá não esquece-mos a meia desfeita de bacalhau. Não se despensa uma travessaa de bacalhau assado com batata cozida, e um molho de azeite, alho e pimentão doce que o veste na perfeição.
São pratos como estes que saem das memórias de infância, são pratos como estes que me levam às minhas raízes.
Agora, para além destes estão também presentes outras aventuras culinárias, experiências gastronómicas, mais ou menos tradicionais, com maior grau ou menor de complexidade e leveza.


Em parceria com a Dr. Carla Fernandes, mensalmente participo na sua rúbrica "Inspirar & Nutrir" com uma receita. O tema deste mês de Maio era petiscos e tapas saudáveis. A receita que partilho pode ser agrupado nos petiscos ou até mesmo uma simples entrada. Um Hummus de Grão e Abacate servido de uma maneira mais elegante e requintada dando forma a uns canapés bem fáceis e simples de preparar com um sabor irresistível.




Canapés de Pepino e Hummus de Grão e Abacate

Ingredientes:

200 gr de Grão cozido
1/2 Abacate Maduro
1 pepino pequeno
1 colher sopa de azeite
1 colher de café de pimentão doce
Coentros em pó q.b. 
Sal q.b.
Piri-Piri seco q.b.
Cebola Roxa desidratada q.b. (opcional)
Salsa q.b.

Preparação:

Num processador coloque o grão, o abacate, a cebola roxa desidratada e o azeite. Processe tudo muito bem. Retire e coloque o preparado numa taça. Acrescente o pimentão doce, os coentros em pó, sal e o piri-piri. Misture tudo muito bem. 
Lave um pepino e descasque uma parte. Corte em rodelas. Eu usei a mandolina da Borner.
Coloque o preparado num saco pasteleiro e com a ajuda de boquilha frisada faça pequenos montes em cima da rodela de pepino. Decore com folhas de salsa.

  
 Deliciem-se!

4 comentários:

  1. Que maravilha de canapés, Aninha!
    Tão simples e tão deliciosamente apelativos. Emanam frescura, encaixam na perfeição no tema e só vão vontade de pagar e provar. Gostei muito!
    Tal como tu, no universo da comida, petiscar é sem duvida dos actos que mais prazer me dá. E com as coisas boas que por cá temos, petiscamos em grande, sempre. ;)
    E as fotos, adorei!!!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Super apetitosos!!
    Mnham...
    Bjinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Aiii querida Ana...
    O que me foste lembrar... morcela, enchidos, pão... Tudo o que a vida tem de melhor e que eu amo de paixão, lol!!
    Bom, mas para uma opção saudável, garanto-te que estes teus canapés não ficam nada a dever no que toca a "tão lindos. quero provar"!!
    O verbo petiscar é o meu preferido e por isso adoro tudo o que seja dentro desse conceito.
    Beijinho linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Adorei estes canapés!!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar