Gaspacho de Morangos e as coisas boas desta estação!


Das estações do ano a Primavera é a que mais me fascina. Os dias parecem ter horas infinitas, o sol acompanha-nos até mais tarde, o céu azul convida-nos a sair de casa, as temperaturas amenas tornam nos mais leves. É a estação do renascimento, as árvores dão flor, as pessoas andam mais sorridentes, na generalidade as pessoas reforçam a sua boa disposição.
Novas flores, novos frutos, novos legumes aparecem nas bancas de mercado. No quintal cá de casa colhem-se as primeiras favas e as tenras ervilhas da época. Começam a ganhar forma as alfaces, verdes ou rochas irão daqui a mais alguns dias fazer parte de uma qualquer salada bem colorida e revigorante. Prepara-se mais umas horas na horta, agora apanham-se algumas cebolas e batatinha nova. As saborosas nêsperas começam a ganhar cor, preenchendo algumas a fruteira. De cor alaranjada e de sabor único, é a sua doçura que faz as delicias de quem aqui vive. Há um novo aroma que invade a casa. Um raminho de hortelã acabado de colher da horta, que dará a frescura a cada prato.
Directamente do jardim uns narcisos amarelos, umas margaridas brancas e mais uns pézinhos de açucenas ditam a composição do ramo que preenche a jarra que se vislumbra em cima do aparador da sala de jantar.


Para mim, Primavera é acima de tudo sinónimo de morangos, de cor bem avermelhada, uns maiores outros mais pequenos explodindo de sabor. Bem doces e suculentos. De enorme versatilidade, seja doce ou salgado, o morango será sempre parte integrante do meu frigorífico enquanto existir estação. Para comer ao natural, numa sobremesa ou numa salada, fica sempre bem em qualquer sugestão.

Um fruto, o qual é uma espécie de camaleão, que não muda de cor mas que pode ser integrado numa vasta panóplia de ideias gastronómicas, e seduzida por esta receita do Chefe Henrique Sá Pessoa, converto-me aos salgados e apresento uma sugestão bem primaveril como que a chamar o Verão. Um Gaspacho de Morangos onde a frescura e o sabor tomam conta desta maravilha. Uma sugestão de confecção primária, tal é a sua simplicidade, mora nela uma cor única e contagiante. Servi de forma simples, mas ficará igualmente atraente quando acompanhada de uns pedaços de mozarela fresca e mais alguns morangos.

Uma receita que irá directamente para a cozinha da Marta do Blogue Intrusa na Cozinha, para edição de Maio.


Gaspacho de Morango

Ingredientes:

(serve 2 copos pequenos)

200 gr de morangos
1/2 pepino sem casca e sementes
1/2 cebola rocha
Vinagre Balsâmico branco q.b.
Flor de sal e pimenta q.b.
Folhas de Hortelã q.b.


Preparação:
Lave os morangos e corte em pedaços. Acrescente o pepino cortado em pequenos cubos e a cebola roxa picada grosseiramente. Misture um pouco de flor de sal, pimenta e vinagre. Deixe repousar no frigorifico de um dia para o outro.
Coloque a mistura num liquidificador e processe tudo. Caso pretende o gaspacho menos espesso vá acrescentando algumas colheres de água fria.
Sirva em copos com folhas de hortelã, ou em alternativa num prato com alguns pedaços de mozarela fresca.

Deliciem-se!!




7 comentários:

  1. Hummm gostei dessa sopa.
    Levo a receita comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto fantástico. Uma cor maravilhosa.
    Humm...
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Comi uma vez sopa fria de morango e gostei bastante...este gaspacho além de original deve ser delicioso! Gostei :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Querida Ana,
    Eu também adoro a Primavera, ou não fosse ela a minha estação...
    Adoro a abundância de cores e aromas a ela inerentes e a vida e alegria que se sente noa r.
    Amei este teu gaspacho fresco e delicioso e vou levá-lo comigo...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Combinação interessante! Tem muito bom aspeto!

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana,

    em primeiro lugar as minhas mais sinceras desculpas, pois só agora dei conta da tua publicação, e do comentário que deixaste no blogue!

    E acredita que não tenho palavras para expressar a minha alegria por teres aceite o meu convite, e teres participado na nossa mesa de Maio! E que participação maravilhosa! Gostei mesmo muito da tua sugestão, e fiquei com bastante vontade de experimentar. E as fotos estão absolutamente deslumbrantes!

    Muito, muito obrigado!
    Beijinho enorme
    Marta Dionísio

    ResponderEliminar
  7. Acabei de me deparar com este fantástico cantinho. Que bom aspecto que este gaspacho tem! Uma alternativa fantástica que já vou registar para experimentar. Uma receita que sabe completamente a verão!

    GIVEAWAY Pack Odisseias SPA + AVENTURA + GOURMET

    ResponderEliminar