Tarteletes de Batata Doce Assada e Tomilho



E de repente o frio, a chuva e os dias cinzentos dão lugar ao sol, ao calor e a dias mais alegres. Vejo me obrigada a arrumar no armário os cachecóis, as camisolas de lã e as botas e convidar as blusas leves e coloridas e os lenços floridos a saírem à rua para desfilarem numa estação que agora se confundo com o Verão.
Uma Primavera diferente, bem à sua maneira que nos vai brindando com alguns dias de Verão, onde reinam as temperaturas amenas fazendo que as pessoas saiam de casa, vão até aos parques fazer piqueniques em família, um passeio à beira mar ou até mesmo desfrutar dos primeiros raios de sol numa qualquer esplanada.
Sou fã de dias de sol e temperaturas amenas, sou fã de fins de semana de descanso a saborear o céu azul que brilha com a luz do sol, sou fã de caminhadas pelas matas nacionais à procura do melhor sitio para um sossegado piquenique.Com dias leves surgem também refeições leves e práticas. Uma colorida salada, tartes frescas, sobremesas de frutas, inicia-se a época dos gelados entre outras maravilhas.

Hoje e como forma de brindar a esta estação que só agora se faz sentir, trago umas tarteletes, bem coloridas e super práticas de preparar. Uma opção mais saudável e sem glutén, ideal para um almoço onde acompanha uma salada ou até mesmo para um lanche.
Mais uma sugestão para a rubrica mensal #Inspirar e Nutrir# da Drª Carla Fernandes em Nutrição Feminina, na qual todos os meses participo com novas receitas e sugestões mais saudáveis tendo em conta as pessoas intolerantes a certos alimentos.






Tarteletes de Batata Doce Assada e Tomilho 
 
Ingredientes:

(serve 4)

50 gr Farinha de arroz
50 gr Amido de milho
50 gr de Fécula de Batata
1 colher de sobremesa de manjericão seco
1 colher de sopa de mel
70 gr de manteiga
1 Ovo pequeno

1 Batata doce laranja
150 ml de natas de arroz
2 ovos médios
Tomilho fresco e seco q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Comece por lavar bem a batata doce e cortar em rodelas não muito finas. Num recipiente de ir ao forno coloque um fio de azeite no fundo, dispondo as rodelas de batata com a casca e polvilhando com tomilho seco. Vai a assar uns 20 minuto. Retire e corte em pedaços mais pequenos.
Prepare a massa. Num processador junte a farinha de arroz, o amido de milho e a fécula de batata. Acrescente o mel, o manjericão seco, a manteiga fria cortada em cubos mais pequenos,o ovo, sal e pimenta. Processe tudo. Forme uma bola de massa e leve ao frio envolvida em película aderente cerca de 30 a 45 minutos.
Forre 4 formas de tarteletes e com a ajuda de um rolo estique a massa e forre cada forma. Por cima coloque um pouco de papel vegetal e encha com feijão seco. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC 10 minutos.
Entretanto prepare o recheio. Numa taça misture as natas com os ovos, o tomilho fresco e a batata doce assada. tempere com sal  e pimenta e encha cada tartelete.
Leve novamente ao forno até cozer e o recheio ficar firme (uns 25 minutos). Retire deixe arrefecer e sirva as tarteletes acompanhadas de uma salada.

Deliciem-se!

8 comentários:

  1. Que lindas tarteletes e certamente deliciosas!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Gostei da lista de ingredientes, adoro batata doce laranja.
    Ficaram lindas e imagino que uma delicia
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Gostei da base e gostei do recheio! Vai já para a to do list! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sim, parece que finalmente chegou a nossa estação preferida (embora ande um bocadinho confusa e já não se lembre exactamente como é ser primavera! haha), mas entre dias de Verão e de Inverno misturados escolhemos, claro, virar-nos para o bom tempo a adaptar não só o guarda-roupa, mas também as nossas receitas :)
    E parece-nos que esta reflecte tão bem este tempo, ainda um bocadinho com um pé no inverno, mas já com muita vontade de dias ao ar livre e dos picnics
    A massa sem gluten está com um ar mesmo crocante :) Temos de experimentar!

    Beijinhos e bom fim de semana,
    Tiago e Catarina

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto divinal, fiquei com vontade de provar huuum com fiozinho de balsâmico que delícia :)

    ResponderEliminar
  6. Quem me dera que essa Primavera aqui chegasse.
    Os dias por aqui têm estado de loucos. Sol, chuva, granizo e neve num só dia. No mínimo estranho...
    Quanto ás tuas tarteletes com cor de primavera, estão lindas e apetitosas Ana e fariam uma excelente refeição cá em casa.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Receita e fotos irresistíveis! Adorei a massa!
    Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Estou a derreter-me com as receitas que encontro por aqui. O aspecto destas tarteletes é simplesmente delicioso! Vou guardar a receita para fazer num almoço próximo :)

    GIVEAWAY Pack Odisseias SPA + AVENTURA + GOURMET

    ResponderEliminar