Bolo de Pastinaca e Especiarias para o 2º Aniversário do Blogue




Mais de 720 dias, 24 meses, 200 publicações, algumas centenas de fotografias, outras tantas histórias, quase 5.000 seguidores via Facebook, Instagram e Blogue e mais de 83.000 visualizações, assim é o balanço que faço deste dois anos de Blogue. Sim!! Este cantinho está de Parabéns e convida todos a juntarem-se à festa. É hora de festejar o seu 2º Aniversário.


Ainda criança, vai crescendo devagar mas cada vez mais ao meu ritmo e de acordo com os meus gosto, ideias e interesses.
Defino estes dois anos, como anos de descoberta e reforço. Descoberta de novos interesses, novos sabores, ingredientes, aromas... e reforço de paixões e amores tatuados no coração. Vejo-me a preencher a estante cá de casa com livros de cozinha e mais recentemente de fotografia. Dou por mim a frequentar a feira da ladra, feiras de velharias e lojas de loiça a peso. Entro no escritório que virou mais um estúdio onde fotografo e onde tenho pedaços de madeira velhos e esquecidos, excelentes para servirem de cenário. 
Conheço pessoas ligadas a este mundo da blogosfera e de outros... ligados aos livros, à comida, à fotografia... Algumas dessas pessoas já moram no meu coração. É engraçado quando conhecemos pessoalmente as pessoas que estão por detrás de cada blogue. E ter aquela sensação de nos conhecermos à uma imensidão de tempo.






























































Este ano foi preenchido com alguns workshops, um deles de FoodPhotography com a simpática Maria Midoes e outro, com a talentosa rainha dos Naked Cakes, a Sandra do Blogue Migalha Doce.
Foi um ano repleto de outras tantas emoções e momentos únicos. Concorri ao Concurso A Mesa dos Portugueses e fui uma das 10 finalistas, com o Bacalhau Gratinado com Legumes e Broa. Tive o privilégio de conhecer pessoas magnificas e genuínas, chefs com nos ensinam e nos presenteiam com dicas interessantes e úteis. Um grande obrigado principalmente à chef Inês Diniz, que me fez companhia e me deu todo o apoio no dia do meu aniversário quando fui à RTP1 apresentar o meu prato de Bacalhau. Foi um dia Único recheado de emoções e repleto de muitos sorrisos.
Nestes doze meses abracei alguns projectos e tenho tantos outros na manga. Participei como contribuidora nalguns textos para o blog Saliva e em parceria com a Dr.ª Carla Fernandes, participo mensalmente na sua rúbrica "Inspirar e Nutrir". 
Em conjunto com A Cooperativa, Mercearia e Tasca em Leiria, preparei o primeiro Brunch que fez as delicias de todos, um sucesso garantido! Mas os projectos não ficam por aqui, e que me segue já se apercebeu que nos últimos tempos são diversos os bolos que tenho partilhado. Sim, bolos de aniversário, baptizados, festas ou um simples bolo para oferta. Naked Cakes decorados de forma personalizada é assim que pretendo continuar a oferta.

E para novos recomeços há que mudar!! E começamos já pela imagem do blogue. Há que renovar e inovar. Uma imagem mais simples, mais atractiva e acolhedora que dá o ponta pé de saída para novas ideias. Agradeço à Joana toda a paciência que teve comigo e que levou a este magnifico resultado.



Foram inúmeras as ideias para para vos presentear e servir de base às duas velas. Um guloso Naked Cake, uns decorados Cupcakes, uma simples tarte de fruta ou algo mais caprichado. 
Mas foi um saco de pastinacas que já algum tempo estava no frigorífico que ditaram a escolha. A inspiração veio de um dos livros que mais gosto, Baking Food 52. A receita é um bolo de pastinaca e especiarias. Massa simples e fofa, com aromas da canela e do gengibre, o sabor do coco e a textura da farinha de amêndoa. A pastinaca dá um toque especial.
Uma opção mais que acertada e aprovada por aqui. Um bolo ideal para um lanche ou para o pequeno almoço que acompanha na perfeição uma chávena de chá ou um café bem forte.

Neste momento, vamos acender as velas, cantar os parabéns e saborear cada pedaço deste Bolo de Pastinaca e Especiarias, acompanhado de uma taça de champanhe para festejar mais um aniversário. Continuem por ai, a festa só agora começou.







Bolo de Pastinaca e Especiarias


Ingredientes:

250 gr farinha de trigo
50 gr farinha de amêndoa
40 gr de coco ralado
170 gr de açúcar
100 ml de mel
4 ovos
120 ml buttermilk
100 gr manteiga
150 gr de pastinaca ralada
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sodio
1 colher de café de sal
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre
1/2 colher de café de pimenta jamaica moida
1/2 colher de café de noz moscada

Para calda: 60 ml de mel
                   60gr manteiga
                   120 ml de buttermilk


Preparação:

Comece por bater o açúcar com a manteiga com a batedeira eléctrica. Acrescente os ovos e bata em cada adição. 
Noutra taça junte as farinhas com o coco, o bicarbonato de sódio, o sal e as especiarias.
Adicione o mel e o buttermilk ao preparado dos ovos e misture tudo muito bem. Acrescente o preparado das farinhas e as pastinacas raladas. Envolva tudo muito bem e coloque o preparado num tabuleiro (20 x 30 cm) untado e polvilhado com farinha.Leve a cozer em forno pré aquecido a 180ºC cerca de 35 minutos. Retire do forno, desenforme e antes de arrefecer totalmente coloque a calda por cima.
Para a calda, leve ao lume até aquecer o mel com a manteiga e acrescente o buttermilk.

Nota: Para o buttermilk coloque num copo leite com umas gotas de limão e deixe repousar uns 10 minutos.

Deliciem-se e sirvam-se de um quadradinho de bolo!! Vamos Festejar!!

20 comentários:

  1. Bem, o novo visual do blog está lindo! Muitos parabéns por esta mudança mas também pelo 2º Aniversário! Cada vez mais gosto de cá vir, presenteias-nos sempre com receitas de babar e fotografias maravilhosas! Bolo de pastinaca anda na minha mira há que tempos mas ainda não calhou pois cá não encontro pastinaca! Quando for de férias vou certamente trazer! beijinhos e mais umas vez muitos parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cozinha 100segredos. Podes fazer este bolinho com cenoura ou maçã, deve ficar igualmente guloso.
      Sejas sempre benvinda.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá Ana. Muitos parabéns pelos 2 anos do blogue. A nova imagem está linda! Muito sucesso para o futuro :)
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns Ana. Escolheste bem, tanto o novo visual como o bolo alusivo à data. Tem um aspecto delicioso e as fotos estão lindas! Desejo-te os maiores sucessos com o blog e com os Naked Cakes! Um beijinho, Isabel

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo segundo aniversário do blog, Ana!!
    Que venham muitos mais cheios de sucesso e de fantásticas receitas, como esta que nos trazes.
    Parabéns pelo novo look do blog, ficou mesmo muito bonito.
    Beijinhos
    Paula G.
    http://sugar-bites.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns, querida! O Blogue está lindo e esse bolinho, bem como eu gosto! Que se sigam muitos mais aniversários deliciosos...
    Beijo grande, com saudades!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo aniversário, o blogue está lindo e este bolo deve ser delicioso, adorava experimentar pastinaca mas ainda não a encontrei :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabens, Ana! Adoro o teu trabalho, sou teu fã, das tuas deliciosas receitas, fotos e espírito! E deixa que te diga, que bem ficou este cantinho de cara lavada (haverá novidades na Faz, tb em breve...)
    Beijinhos e, uma vez mais, parabéns!!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns primeiro, pelos dois anos do blog, depois pelo novo visual do blog e também pelo sucesso alcançado durante estes dois anos. Que venham muitos mais com boas e deliciosas partilhas.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Minha querida...
    Só agora consegui ver!!! Serra de Montejunto não combina com internet :-)
    Valeu a espera, o blog está MARAVILHOSO...Um ar super clean, cores que gosto muito, sei lá! ADOREI
    Estás de parabéns a triplicar, blog, aniversário e receita! Boa demais :-)
    Montes de beijocas e imensos beijinhos com saudadinha
    Cuca

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, parabéns! Por estes 2 anos tão bons e tão bem recheados. De lindas fotos, de deliciosas receitas... enfim ...obrigada por nos inspirares com a tua simpatia e talento.
    Muitos parabéns pela nova imagem. Adoro esta nova imagem do blog.
    Beijinho
    Sílvia

    ResponderEliminar
  11. Parabéns, parabéns! Por estes 2 anos tão bons e tão bem recheados. De lindas fotos, de deliciosas receitas... enfim ...obrigada por nos inspirares com a tua simpatia e talento.
    Muitos parabéns pela nova imagem. Adoro esta nova imagem do blog.
    Beijinho
    Sílvia

    ResponderEliminar
  12. Um balanço super positivo Ana!!
    Muitos parabéns e continua por cá, pois as tuas publicações, sugestões e bom gosto são imprescindíveis!!
    Nunca fiz bolo de pastinaca mas fica o registo...
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  13. Ana...
    Só para acrescentar porque me esqueci...
    AMO a nova imagem do teu cantinho. está linda, clean e muito delicada.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pelos 2 anos de blog e obrigada pelas belas receitas e fotos partilhadas! :) Gostei muito de ler o texto. Tendo um blog com menos de um ano identifiquei-me com muito do que disse!

    beijinho,
    Ana

    https://cookiesandfriends.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  15. Aninha, mais um ano se passou e olha só... Tão cheio de coisas boas! Sabes como fico feliz <3
    Muitos Parabéns pela nova imagem do Dona Delicia, que está bem clean e elegante como se quer. Ficou Lindo!
    Este bolo ficou super cativante, e para mim que ainda não provei pastinaca, bem curioso também. Vindo desse livro maravilhoso só pode ser excelente ;)
    Sobre as tuas fotos já sabes o que penso, estão cada vez mais intensas, envolventes, lindas.
    Tens imensos motivos para te orgulhares do que alcanças, pois mereces muito!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  16. Está lindo o blog, e muitos parabéns!
    Por tantas coisas boas, por este cantinho te trazer felicidade.
    Adoro bolos com pastinaca, foi uma boa escolha de um livro que também adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Estás mesmo de parabéns, tu e o blog! Tens motivos para sentir orgulho e é bom saber que sentes! Também gosto da nova imagem, evidencia mais o nome "Dona Delícia" e tem um ar acolhedor, é verdade. Também gostei do bolo, podes mandar uma fatia, ahahah!
    Muitos beijinhos desta Susana que te conheceu por causa do bacalhau ;) Até breve, talvez qualquer dia nos juntemos com outro ingrediente ou sabor. Felicidades para ti!
    Susana

    ResponderEliminar
  18. Olá Ana :) O blogue está lindo! Muitos parabéns! beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Muitos parabéns e que venham muitos mais anos cheias de coisas boas que nos apresentas.
    E adorei a imagem do blog.

    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar