Cheesecake de Ricotta, Tomate e Pesto



Desde cedo que o bichinho do mundo dos tachos e das panelas já cá mora. Atrevo-me mesmo a dizer que nasceu comigo todo este gosto pela cozinha. Mas somente há poucos anos é que ganhou vida e saiu pela porta à procura de experiências em forma de desafios. Apaixonada por novas descobertas, novos aromas e sabores, outros produtos e cozinhas, ter o privilégio de viajar através dos sabores e temperos de um prato é algo que me faz feliz. 


Mas também sou criadora de histórias, em volta de uma mesa, na companhia de amigos e familiares, onde há partilha de conversas e gargalhadas e onde um belo petisco é sempre convidado.

A mesa está posta com a decoração a preceito, a ementa devidamente elaborada e na cozinha os alimentos ganham vida num prato delicioso. Enquanto não é finalizado iniciamos com um cheesecake. Não!! Não iremos começar pela sobremesa!! Este Cheesecake fará as honras do banquete como entrada, bem colorida, repleta de sabores salgados e que nos fará aterrar diretamente em Itália. A suavidade da ricotta, a frescura do tomate e o paladar forte e perfumado do verdadeiro pesto fará deste cheesecake uma viagem única.

Assim, quando a Cristina Vaz mentora do site e blog de comida, Saliva.pt no qual eu sou contribuidora, me convidou a recriar uma receita para ser publicada e partilhada no seu espaço virtual, para assim festejar o primeiro aniversario do blogue, depressa me aprecei a preparar algo que me transporta-se para outros destinos, que me proporcionassem novas experiências. Uma receita apresentada numa outra versão, explorando sabores tradicionais de outras formas... 





Cheesecake de Ricotta, Tomate e Pesto


Ingredientes:


80 gr crackers salgadas

40 gr de manteiga com sal

1 colher de sobremesa de azeite

1 colher de sobremesa de orégãos secos

180 gr de ricotta

20 gr de queijo parmesão ralado

4 ou 5 azeitonas sem caroço

Tomate Cherry q.b,

Sal fino q.b.



·         Para molho pesto : 1 molho de folhas de manjericão

                                    1 dente de alho

                                    80 ml de azeite

                                    50 gr de queijo parmesão ralado

                                    100 gr amêndoas

                                    Sal e pimenta q.b.



Preparação:


Comece por preparar o pesto. Num processador coloque todos os ingredientes e triture bem. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Também num processador coloque as crackers salgadas e processe até ficarem moídas. Acrescente a manteiga e o fio de azeite e processe mais um pouco. Por fim tempere com sal e pimenta.

Retire o preparado e com a ajuda de uma colher coloque uma parte do preparado no fundo de uma forma ou a servir de fundo de um aro metálico. Leve ao frio. Entretanto prepare o creme. Numa taça bata a ricotta com o parmesão ralado. Pique grosseiramente as azeitonas e acrescente ao preparado. Coloque algumas colheres deste preparado em cima da bolacha, alisando com uma colher e levando novamente ao frio.

Retire do frio quando for para servir, por cima disponha um pouco de pesto e alguns tomates cherry que foram lavados e cortados em metades.



 Deliciem-se!

7 comentários:

  1. Ficou maravilhoso. Um cheesecake salgado, boa aposta.
    Aspecto 5 estrelas.
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Gostei do teu texto, do teu amor pela comida que é transmitido pelas tuas receitas e dedicação que nota-se perfeitamente lhes dás.

    A comida para mim é uma ponte entre as pessoas, e à mesa tudo acontece, basta ter uma boa refeição...

    Adorei este cheesecake...deve ser tão bom, além de estar muito giro!

    ResponderEliminar
  3. Sabores italianos que eu tanto adoro e muito amor, gargalhadas e felicidade à mesa. O cenário perfeito, para apreciar um cheesecake também ele perfeito e que não deve decepcionar em nada.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. So delicious...love the colours too ;)

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  5. Ana, esse cheesecake salgado está uma perfeição, quer em aspecto, quer em sabor, a avaliar pela lista de ingredientes. Nunca provei um cheesecake salgado, mas fiquei com muita curiosidade. E tenho a certeza que em segundos viajaria até Itália e me deliciaria nessa viagem de sabores partilhados. :)
    Um grande beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Gosto de cheesecake... daquele docinho, numa bela sobremesa. Agora este teu salgadito deve ser qualquer coisa de delicioso :-)
    Não há dúvida que o gosto pela cozinha se acentuou nos últimos anos. Também eu ainda na escola preparava as refeições para a família guiada pelas Tele Culinárias do nosso grande Chefe Silva :-)
    Um bom domingo, minha querida amiga e montes de beijinhos
    C

    ResponderEliminar
  7. Excelente aspecto ;)....
    Tenho um passatempo a decorrer no meu blog , participa :).....
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar