Brooklyn Blackout Cake




Já me estou a tornar repetitiva, bem sei!! Mas nos últimos tempos ando numa guerra com o tempo e a lutar contra ele para fazer tudo o que quero. Sei bem que há prioridades, mas é difícil escolher...e no final ficam sempre as receitas que tanto quero experimentar e partilhar. Experiências e sabores novos, viagens por outras cozinhas, novas descobertas...
Mas há aquelas receitas que por muito que não façamos caso, não passam despercebidas. Receitas que têm  tudo para serem maravilhosas, uma autêntica tentação!! Como é o caso da minha partilha de hoje. 
Assim, quando vi a receita de um pecaminoso Brooklyn Blackout Cake no blogue Basta Cheio da talentosa e amiga Susana, rapidamente me apressei a tentar saber mais sobre este bolo. Não poderia ficar indiferente e deixar de participar neste segundo desafio do Sweet World, criado pela Susana em conjunto com a queria Lia, do blog Lemon and Vanilla.


 Após algumas pesquisas, encontrei esta receita a qual adaptei a cobertura ficando esta ao meu critério. Idealizei uma outra decoração e apresentação, mas a meio do processo o previsto não saiu como pensado. Dei largas à minha inspiração e intuição e o bolo, modéstia à parte ficou ainda mais lindo e guloso do que inicialmente imaginara.



Um bolo altamente viciante, ideal para chocoholics um bolo recheado com um pudim cremoso e coberto por um buttercrream de merengue suiço e cacau. Finalizei com mais um pouco de pudim e umas migalhas do restante bolo e voit lá!! Pura tentação e golucise!!







Brooklyn Blackout Cake

Ingredientes:

* Bolo:
    6 colheres de manteiga
    1 chávena de açúcar
    2 ovos
    1 colher de chá de fermento
    1 colher de café de bicarbonato de sódio
    1 + 1/3 chávena de farinha
    1/3 Chávena de cacau em pó
    2/3 chávena de leite
    1 colher de sobremesa de Ginginha de Chocolate (usei da Chocolicor)

* Pudim(recheio)
    1 chávenas e 1/4 de açúcar
    1 chávenas e 1/4 de água
    1/2 chávena de cacau em pó
    1/3 chávena de farinha maisena
    2 colheres de sopa de manteiga sem sal
    1 colher de sobremesa de Ginginha de Chocolate

* Buttercream de merengue suiço e cacau (cobertura)
    2 claras de ovo
    80 gr de açúcar
    150 gr manteiga sem sal à temperatura ambiente
     3 colheres de cacau em pó

Preparação:

Pré aqueça o forno a 180ºC e unte duas forma de 14 cm diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha.
Numa taça bata a manteiga com o açúcar, a crescente os ovos e bata a cada adição. Acrescente a gindinha, o bicarbonato de sódio e o cacau. Envolva tudo muito bem. Junte metade da farinha com o fermento alternado com o leite. Divida a massa pelas formas e leve a cozer cerca de 30 minutos.
Retire os bolos do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha. 

Prepare o recheio. Leve ao lume a água com o cacau, a ginginha e o açúcar até ferver. Numa taça coloque a farinha maisena com 1/4 de água. Acrescente o preparado à farinha e leve novamente ao lume até engrossar. Coloque num outro recipiente tapado com película anti aderente. Vai ao frio de um dia para o outro.

Para a cobertura coloque as claras com o açúcar numa taça e leve a banho-maria, batendo energeticamente até estar quente mas não muito quente. Depois retire a taça e continue a bater até o merengue estar totalmente frio (a taça tem que estar fria, normalmente envolvo a taça num pano húmido). Depois acrescento a manteiga em pedaços e o cacau e bato mais um pouco.

Montagem do bolo: retire os topos do bolo e corte ao meio cada bolo. Num prato disponho de um circulo de bolo e recheio com um pouco do pudim, coloco em cima outra parte do bolo e repito. Cubro o bolo com o buttercream e levo ao frio cerca de 30 minutos. e por fim disponha de mais um pouco de pudim que restou por cima e polvilho com as migalhas de bolo que obtive dos topos.
Leve ao frio até ao momento de servir.


Deliciem-se!!

7 comentários:

  1. Lindíssimo o teu bolo.

    Beijinhos e boa semana,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/fofinhos-de-baunilha.html

    ResponderEliminar
  2. Querida Ana,
    Nós e a luta contra o tempo...
    O tempo é um pesadelo mas olha, se mais tempo tivéssemos, menos tempo teríamos, por isso deixa lá...
    AMEI o teu Blackout e os twists que lhe deste e sim, ficou mesmo um bolo lindo e que convida a sentar à mesa, com amigos, um café ou chá quentes, boa conversa e a partilha de fatias desta obra de arte.
    Um beijinho e resto de um óptimo Domingo,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. O bolo ficou lindíssimo e é uma verdadeira tentação, também já devorei o meu só falta mesmo publicar mas posso dizer que nem as migalhas sobraram :D
    Beijinhos ...
    Gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que bolo lindo! Ficou com um aspeto fantástico!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ficou um bolo bem bonito e guloso.
    É de "comer e chorar por mais". Fantástico.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Bem Aninha, o teu modernérrimo Brooklyn ficou divinal. :)
    Arrojaste no twist, mantendo os componentes do bolo original e ficou lindissimo.
    Do mais guloso e bonito que há, sem duvida nenhuma. Às vezes até melhor do que inicialmente imaginavamos. :)
    Muito Obrigada pela fantástica participação e já sabes que te queremos sempre no Sweet :)

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Fantástico, eu sou fã de chocolate mas mesmo tipo... viciada... Este teu bolo tem uma particularidade que, na minha opinião, o torna magnífico, a cobertura deixa trespassar a magia do interior e ficamos com vontade de o devorar em segundos, esse chocolate que escorre pelas laterais é quase um atentado ao pudor... Adorei!

    ResponderEliminar