Brownies de Cacau e Abóbora numa versão saudável!


Vivemos numa sociedade com uma preocupação crescente em seguir uma alimentação mais saudável e com a prática de desporto.
As escolhas recaem sobre os alimentos biológicos, os produtos menos processados e nalguns casos a redução do consumo de produtos com gluten e com lactose. Também assistimos a um crescente aumento do número de pessoas intolerantes ao gluten e à lactose. As refeições são mais equilibradas e nutritivas.Mais pensadas e adequadas ao nosso estilo de vida, ricas em nutrientes, vitaminas e benefícios para a nossa saúde.
Por aqui, o cuidado na escolha dos produtos e dos alimentos aliados a refeições mais saudáveis sempre foi tido em conta. Não em extremos, como vimos por aí, mas com algum peso, conta e medida. Nas proporções corretas e sem grande exageros. Há dias de excepção onde o cozido à portuguesa ou a sopa da pedra é servida, assim como um belo doce conventual, tão português e tradicional.
Como não nego e já é sabido, sou uma gulosa assumida que não resiste a um belo bolo ou sobremesa. E como apreciadora de chocolate, se for algo bem decadente e tentador melhor ainda.













































Hoje trago uns brownies de chocolate tão, mas tão viciantes. Daqueles que não conseguimos ficar somente por um quadradinho. Mas desenganem-se se acham que será um atentado muito grande à dieta. São decadentes e densos, com sabor intenso a chocolate mas numa forma mais saudável onde nos iliba de qualquer peso de consciência.
A sua densidade e humidade é conferida pelo puré da abóbora hokkaido, a doçura pelo mel e a textura crocante pelas nozes.






Brownies de Cacau e Abóbora 
(receita inspirada daqui) 

Ingredientes:

130 gr de farinha de aveia
320 gr de puré de abóbora hokkaido
40 gr de cacau em pó
100 ml de mel
60 ml óleo de coco
1 colher sobremesa de fermento
1 mão cheia de nozes grosseiramente picadas

Preparação:

Retire a casca da abóbora e coza a mesma (optei por cozer a vapor). Retire do lume e reduza-a a puré.
Pré aqueça o forno a 180ºC e unte um tabuleiro quadrado ou rectangular com óleo de coco e coloque papel vegetal. Unte novamente e polvilhe com cacau em pó. Reserve.
Num tacho derreta 60 ml de óleo de coco com o mel. Num processador junte o puré de abóbora e a mistura de mel e óleo. Processe tudo muito bem. Adicione a farinha, o fermento e o cacau. Misture mais um pouco. Acrescente as nozes e envolva bem. Leve a cozer cerca de 30 minutos ou até estar cozido mas não demasiado seco. (a massa deverá ficar um pouco húmida).
Retire do forno deixe arrefecer. Corte em pequenos quadrados e sirva polvilhado com cacau.





Deliciem-se!!

9 comentários:

  1. Querida Ana,
    Cá eu sou defensora de que, com conta, peso e medida, há lugar para todos os prazeres alimentares.
    Cá em casa tanto se comem refeições vegetarianas e saudáveis, como se comem pratos tipicamente de conforto e cheios de calorias. Não há intolerâncias nem adesões a modas e assim se vive feliz.
    Amei estes brownies e essa textura é mesmo convidativa.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Por aqui temos cuidado com o que comemos mas isso não quer dizer que não se coma bem e por vezes até coisas saborosas mas que fazem mal. A verdade é que basta equilibrar a alimentação que tudo se pode comer, pelo menos por aqui a coisa resulta. Estes brownies estão com aquele aspecto decadente mas sem culpas :D
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana!
    Cá em casa também tentamos seguir uma alimentação saudável e sempre que possível com produtos biológicos. Mas claro, nada de extremismos, acho que é tudo uma questão de equilíbrio, podemos comer um pouco de tudo, mas sem exagerar, com a tal conta, peso e medida, de que falas. E sim, adoro receitas vegetarianas e cada vez mais pesquiso sobre elas, mas sem nunca menosprezar um belo cozido à portuguesa, um arroz de cavidela ou uma sobremesa decadente. Um dia não são dias e a vida é um instantinho, por isso temos de aproveitar os pequenos prazeres.
    E esses quadradrinhos deliciosos de cacau já marchavam! Estão lindos esses brownies saudáveis e gostei do facto de serem com abóbora, pois deve ser uma combinação irresistível. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Cá eu mudei a minha alimentação, mas nada radical, até porque sempre me alimentei bem. Mas queria perder uns quilos que ganhei com a gravidez e decidi reestruturar a minha alimentação aliando o exercício físico. Até agora perdi 12kg e estou muito satisfeita porque a alimentação que tenho nem parece de dieta! Levo esta receita porque sou viciada e louca por brownies e se forem saudáveis melhor ainda! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ana,
    Também não sou radical quanto à alimentação, sempre que posso opto por versões mais saudáveis mas há dias e dias e excepções.
    Os brownies ficaram um máximo. Adorei.
    Beijinhos!!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Cada vez mais o tempo para poder pesquisar o que é mais ou menos saudável, é curto. Mesmo assim tento, através dos conhecimentos que vêm de casa, de conversas com amigos e do que consigo ir vendo na sociedade, andar actualizada.
    Apesar de gostar de comer mais saudável, a criançada não reage lá muito bem :-)
    Agora... no que toca a chocolate não há cá constrangimentos, papo tudo!
    A conta, peso e medida aparece a partir do momento em que acho que já é demais ;-) sendo que os teus brownies, nunca seriam demais, pode ser um... ou dois, se faz favor.
    Chuak chuak e até breve, querida.
    Cuca

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana,
    como tu sempre valorizamos em casa o que é bom e saudável, o que vem da horta, o que sabemos de onde vem, comer muitos legumes e frutas, mas adoramos também aqueles pratos super calóricos e sobremesas decadentes, tudo sem exageros.
    O que se vê muito por aí acabam por ser mais modas que outra coisa, mas claro, sem exageros nelas se encontram pratos deliciosos, e sobremesas assim perfeitas e que não fazem mal.
    Gosto muito de brownies do bem :) para saborear durante a semana! Sempre que nos apetecer.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Estes conquistaram-me parece-me brilhante a ideia de poder fazer coisas docinhas com os ingredientes que colhemos da horta, panquecas de banana, torta de batata doce ... brownies com abóbora oi? Estes últimos ficaram-me no pensamento, adorei a ideia, é simplesmente fantástica ^^ Agora que estou longe já não é assim mas lá por casa há sempre coisas frescas do azeite ao vinho XD fiquei com saudades de casa de repente...

    ResponderEliminar
  9. Em relação á alimentação saudável sou um caso suspeito eheheh ;)

    Após perder quase 50 quilos a minha alimentação completamente.

    Não por obrigadação mas porque adoro viver, e para tal aprendi que uma alimentação variada com alimentos ricos e saudáveis podem contribuir sim para uma saúde muito maior.

    Sinto me lindamente com alimentação que faço, não deixei de comer coisas que adoro a minha dobrada, arroz doce, mas como em dias festivos.... tento evitar claro mas não deixo de por vezes comer os prazeres que mais adoro.

    Até lá vou me deslubrando com outros prazeres mais saudaveis, e este teu é um deles :)

    Já tinha esta receita de parte do blogue que te inspirou é sem dúvida uma delicia mesmo :)

    Beijinho grande obrigada pela partilha ficaram lindos

    ResponderEliminar