Porridge de Aveia, Mirtilos e Coco no forno


Da importância do pequeno almoço todos sabem, assim como da necessidade de se tomar antes de sair de casa, seja para o trabalho ou para a escola.
Desde sempre me lembro de tomar o pequeno almoço em casa, mais ou menos elaborado, mas nunca saí sem nada a aconchegar o estômago.
Quando criança era a minha mãe que o preparava. Assim quando chegava à cozinha lá estava a minha taça de cereais de chocolate em cima da mesa mesmo, à minha espera. Recordo-me daquela caixa de cartão da marca Milupa à qual chamava Miluvit. Por vezes eram as bolachas maria torradas e um copo de leite achocolatado que faziam as honras daquele inicio de manhã. Mais tarde a opção começou a recair sobre a caneca de leite com sabor a café e a tão famosa torrada de pão caseiro. Um casamento de sabores perfeito.
Devido à necessidade de reduzir o consumo de leite de origem animal, comecei a preparar taças de iogurte natural com pedaços de fruta. As eleitas eram os kiwis, a papaia, a manga ou a simples e suculenta maça fuji. Acompanhava com umas sementes de abóbora ou girassol ou ainda algumas nozes grosseiramente picadas. Uma taça repleta de sabores que me dava a energia para aquele dia e me transmitia vida. Uma taça recheada de nutrientes e de cor emprestada pelas frutas que a compunham.
Actualmente são as tão faladas papas de aveia, as eleitas pela manhã.Sempre preparadas com aveia integral e com sabor da inconfundível e tão apreciado da canela.
Em pequenos almoços de perguiça onde o tempo é rei, opto por preparar uns scones, umas panquecas ou até granola caseira.
 

 
Mas para hoje a sugestão é outra, mas não menos energética e revigorante. Uma sugestão mais que apropriada para dar as boas vindas a um novo fim de semana.
Um Porridge de aveia e canela com mirtilos e lascas de coco no forno. Uma ideia simples que se reproduz num ápice.
Com o forno a aquecer, basta misturar a banana com a aveia e a bebida vegetal, aromatizar com canela em pó, juntar os mirtilos e as lascas de coco e pufff... temos um porridge bem saboroso a sair.
Com a particularidade de não ter açúcar adicionado. O doce é obtido através da banana. Os mirtilos conferem a frescura e as lascas de coco que usei da MyProtein confere a textura crocante que contrasta com a sua densidade.

Mais uma receita que estará disponível para consulta no site da Dr.ª Carla Fernandes, na rubrica mensal "Inspirar e Nutrir" na qual colaboro.

Eis a receita que o tempo já é curto!!





Porridge de Aveia, Mirtilos e Coco no Forno

Ingredientes:

350gr flocos de aveia integral
500 ml de bebida de coco
3 bananas médias
1 colher de chá bem cheia de canela
1/2 chávena de mirtilos congelados (poderá usar frescos)
Lascas de coco q.b.


Preparação
:

Num processador ou num liquidificador coloque a banana cortada às rodelas juntamente com a bebida de coco. Processe tudo até a banana ficar desfeita. Acrescente o flocos de aveia e a canela. Processe mais um pouco, mas não muito.
Retire e coloque numa taça o preparado, acrescente os mirtilos e as lascas de coco. Envolva tudo muito bem. Coloque o preparado num tabuleiro ou num pirex (20x30 cm) e polvilhe com canela e mais algumas lascas de coco.
Leve ao forno que já foi pré aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Retire e sirva com mais mirtilos.




Deliciem-se!!

6 comentários:

  1. Papas de aveia é das coisas que mais gosto de comer ao pequeno almoço! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Humm... boa sugestão. cada vez gosto mais de comer aveia e esta parece ser mais uma óptima maneira de o fazer. Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,
    Eu de manhã, só fruta ou sumos ou smoothies. Adoro comida de pequeno almoço mas não para o pequeno almoço.
    Porridge no entanto, não!!! É algo que detesto e não consigo gostar. Adoro aveia mas não porridjada, lol. Gosto de todos os outros Ingredientes, nas sem o porridge..
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Olá bom dia! confesso que ando com uma vontade enorme, de experimentar papa de aveia. Esta tua publicação deixou me completamente rendida... Esta simplesmente fantástica, maravilhosa mesmo.
    Beijinho grande e bom fim de semana.
    Elsa Gouveia : http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Também não consigo sair de casa sem comer o pequeno-almoço. Quando era pequena era um castigo enorme comer papas de aveia mas conforme cresci, aprendi a gostar :)
    Ficaram com um excelente aspecto!
    Beijinhos e bom-fim-de-semana
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  6. Amiga, sabes bem como sou maluca por um bom Porridge (disse bem?! :D) E este teu tem tudo mas tudo para me agradar.
    Não como tantas vezes como desejaria, mas sempre que me apetece sai assim uma travessinha bem reconfortante.
    Ficou lindo e adorei as fotos. Uma delicia!

    Bjsssss

    ResponderEliminar