Jaffa Orange Cakes


Hoje dou início a mais um post lembrando situações e momentos de algo que parece que por muito que nos tentamos desviar vêm sempre ao nosso encontro. Pois bem, foi o que me aconteceu recentemente!!
No passado Verão com o anúncio de promoções na aquisição de livros, era para ter comprado um dos livros que mais me apaixonou logo que o vi. Uma capa magnifica que me prendeu e mesmo sem saber qual o seu conteúdo passou para o cima da longa lista de livros que gostaria ter. Pois se a capa era maravilhosa, daquelas que piscam o olho, quando vi este post da querida Lia do blog Lemon &Vanilla, reforcei a ideia que a próxima escolha seria o Homemade Memories.
Mas... não sei bem como, nem porquê, à última da hora, no último e definitivo segundo a aquisição foi outro livro que não o Homemade Memories, mais recente é bem certo mas totalmente diferente. Mal tinha feito a compra e uma espécie de sensação de arrependimento pairava sobre mim, um arrependimento que esperava que logo que me chegasse o outro livro desaparecesse. Nada disso!! As expectativas no livro escolhido eram tantaa que saíram falhadas. Não posso dizer que não gostei, mas efectivamente não era o que estava à espera e logo o sentimento de arrependimento reforçava-se a cada página lida e folheada.
Não deixei passar o ano sem o adquirir. Agora sim!! O meu Homemade Memories está aqui bem ao meu lado... um pouco ao acaso, sem ter noção dos seus conteúdos mas com uma única certeza... era o livro que queria, mesmo sem saber bem a razão pela qual o livro me prendia. Após começar a lê-lo percebi que este livro é sem dúvida a minha "cara". O meu género, repleto de receitas divinais, daqueles que não consigo marcar, uma vez que na sua maioria são todas fantásticas e dignas de passarem do papel.






Não foi difícil escolher a primeira receita a ser confeccionada. Se foi a capa que me apaixonou, aquelas bolachinhas de três camadas eram as primeiras a serem feitas. Uma bolacha fofa e suave, que se desfaz na boca, abraçada a um pedaço de gelatina (esta de sabor a laranja) e envolta chocolate que liga todos os sabores subjacentes. Viciantes e tentadoras são assim que defino estas pequenas maravilhas que apenas as tinha consumido quando as comprava nas grandes superfícies. Hoje posso apreciar a beleza da sua confecção e o seu sabor autêntico e genuíno.

Não são difíceis de confeccionar, prefiro dizer que são trabalhosas. Necessitam de algum tempo para preparar cada camada. Mas vale a pena esperar... Ohhh se vale!!! Querem comprovar?!? 





Jaffa Orange Cakes

Ingredientes:

* Para gelatina: 120 gr açúcar
                          200 ml sumo laranja
                          6 folhas de gelatina
                          240 ml de água
                         Vidrado de meia laranja

* Para a bolacha: 80 gr de manteiga
                            120 gr de açúcar em pó
                            40 gr de farinha de trigo
                            80 gr de farinha de amêndoa
                            4 claras de ovo
                            Uma pitada de sal
                            Raspa de 1/2 laranja

* Para Finalizar: 250g de Chocolate em tablete


Preparação:

Comece por preparar a gelatina com pelo menos 2 horas de antecedência (eu preparei na véspera).
Leve ao lume um tacho com o açúcar, a água e o vidrado de laranja. Deixe ferver cerca de 10 a 15 minutos. Entretanto demolhe em água fria as folhas de gelatina. Escorra a gelatina e acrescente ao preparado do açúcar que entretanto retirou-se do lume. Rejeite os vidrados da laranja e mexa bem. Acrescente o sumo de laranja. Verta sobre um tabuleiro forrado com película aderente. Usei um tabuleiro 20x30 cm) , a gelatina deverá ficar com uma espessura de 0,5 cm.

Para a bolacha, misture a manteiga com o açúcar. Bata bem. Acrescente o sal e a raspa de limão. Adicione as farinhas. Envolva tudo muito bem. Bata as claras e envolva cuidadosamente no preparado anterior.
Unte formas de queques, de preferência individuais (usei formas individuais para pastel de nata), com manteiga e polvilhe muito bem com farinha. Coloque uma colher de sobremesa mal cheia em cada forma. Será basicamente para cobrir o fundo das formas. Leve ao forno pré aquecido a 190ºC durante 10 minutos ou até a massa estar dourada.
retire e deixe arrefecer. Com a ajuda de uma faca descole de lado a bolacha e desenforme todas as bolachinhas.

Em banho-maria derreta o chocolate, mexendo sempre. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto, com a ajuda de um molde redondo de bolacha (terá que ser com diâmetro inferior ao da bolacha) corte a gelatina.
Para a montagem coloque a gelatina por cima de cada bolacha e com a ajuda de uma colher barre por cima com chocolate de modo a cobrir totalmente a gelatina até chegar à massa da bolacha. Leve ao frigorífico para o chocolate endurecer.




Deliciem-se!!

15 comentários:

  1. A receita até não é dificil e só pode ser deliciosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana. É verdade, tenho por certo que quando pensamos demais nas coisas em vez de seguir os nossos instintos a coisa não corre bem. Gosto muito da combinação dos sabores da laranja e do chocolate, por isso estas bolachas vão para a lista. Até as fotografias estão deliciosas :)
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  3. Ainda estou à espera de saber se estas bolachinhas vêm ter comigo... se calhar será melhor meter a mão na massa! ;)
    Estão lindas e as fotografias, maravilhosas, baixinha! Bjos, muitos, com saudades!

    ResponderEliminar
  4. Adoro laranja e chocolate é das combinações mais deliciosas.
    Nunca devemos hesitar!! é bem lindo sim o homemade memories, cheio de coisas boas e docinhas e a escolha é bem difícil, o melhor é fazer tudo:)
    Ficaram um encanto estas bolachas, com fotografias encantadoras.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Tal como tu, também este livro me cativou pela capa. Eu já sigo o The Little Loaf Blog da Kate Doran há algum tempo e gosto imenso das receitas que ela partilha, por isso este seria um bom livro à partida. Também tenho adiado a compra e outros passaram à frente, mas ele lá continua na minha lista é espera de aterrar na minha estante. :)
    Estas bolachinhas têm mesmo muito bom aspecto, adoro a combinação do chocolate com laranja, é só mais um motivo para eu ir comprar o livro.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. laranja e chocolate o casamento perfeito mesmo, essas bolachas magnificas.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  7. Que lindas bolachas! Devem ser tão boas, vou levar a receita comigo para experimentar :)
    Beijinhos
    Ana Costa || wwww.petiscana.com

    ResponderEliminar
  8. Querida Ana,
    Pois ainda bem que compraste o livro finalmente!!
    Eu, para te ser franca, é dos (senão o) meus livros preferidos de 2015.
    Adoro a Kate, a sua simplicidade e a simplicidade das receitas do livro e tenho muitas marcadas para fazer, incluindo estas jaffa, pois os meus filhos adoram jaffa cakes e agora que me lembraste, brevemente porei mão à massa, lol!
    Um beijinho grande e obrigada pela referência,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Excelente combinação!
    Coloco, no entanto, uma questão. Posso utilizar apenas farinha de trigo e, neste caso, 120 gr?
    Obrigada pela partilha.                         

    ResponderEliminar
  10. Ana, não sendo eu, como sabes, muito ligada a bolachinhas, não posso deixar de me apaixonar por estas. Além de lindas, imagino o imenso sabor citrico que possuem, que conjugado com esse chocolate ...meu deus ... além do jogo de texturas que devem ter!
    Ficaram lindissimas e justificam toda a espera por esse teu livro de eleição! :) Agora quero ver mais coisas fantásticas a sair de lá!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. A frescura dessa gelatina conquistou-me :D laranja e chocolate são como o Romeu e a Julieta bem ou mal têm de ficar juntos porque os dois se amam ^^

    ResponderEliminar
  12. Ana, eu quero mesmo é provar!!
    Adoro este tipo de cookies e sempre tive uma enorme vontade de os fazer. Laranja e chocolate combinam mesmo bem.
    Esse livro é mesmo lindo, dos mais lindos do ano 2015 sem dúvida.
    Repleto de receitas e imagens que nos prendem e nos fazem gula.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Ai que coisa TÃO boa! Chocolate e laranja... que mais posso querer!
    Vou guardar com toda a certeza, AMEI!
    Beijinho enorme cheio de saudadinha ;-)
    C

    ResponderEliminar
  14. Ai meu deus, que delicia de bolachas. Não conhecia o seu blog e vim aqui dar uma vista de olhos depois de ver uma referência noutro blog. Quando me deparei com esta tentação que deve ser maravilhosa, não fosse laranja e chocolate uma combinação bem ao meu gosto, vi logo que a minha vinda não tinha sido em vão. Vou levar a receita comigo para fazer qualquer dia destes, vai ser um sucesso por cá, tenho a certeza absoluta. Já fiquei seguidora, obrigado pela partilha :)

    Gulosoqb


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, fico como contente por ter descoberto este meu cantinho e acima de tudo de ter gostado. Quanto a estas bolachinhas, sou suspeita, mas são realmente uma autêntica perdição.Tenho a certeza que serão um sucesso ai em casa. Um conselho faça logo a receita a dobrar, pois elas vão desaparecer num instante :). Obrigada pelas suas palavras e volte sempre é sempre benvinda.
      Beijinho
      Ana

      Eliminar