{ FELIZ NATAL } Bolo Rei Alemão ou simplesmente Stollen...


Tardou a notar-se o Natal cá em casa, mas agora chegou com toda a força.
A casa já está decorada a rigor, a árvore de Natal no canto devidamente composta por bolas e estrelas de cores prateadas e vermelhas. As luzes piscam alternadas dando mais brilho a esta época. No aparador e reflectido no espelho um arranjo com velas vermelhas alguns ramos de pinheiro e uns laços prateados.
A cozinha está invadida de aromas natalícios, a canela e gengibre. São as últimas bolachas que estão a ganhar forma no forno. Os bombons de chocolate e frutos secos já estão nas devidas caixinhas embrulhadas com uma bonita etiqueta de Feliz Natal. 
Os sacos de papel pardo estão à espera das bolachinhas de aveia e especiarias, dos bombons e dos chutneys para se comporem e assim fazerem companhia na sala debaixo da árvore como manda a tradição.



Ideias para a decoração da mesa da consoada não faltam, aparecem como pipocas acabadas de preparar, mas já está definida e encaminhada. Em tons de prata e vermelho, são as velas e uns simples arranjos de azevinho que compõem o retrato da nossa mesa. 
Entre meia dúzia de rabiscos vou anotando as compras que irão encher a despensa. Gosto de preparar tudo com calma, sem correrias e por forma a evitar as filas nos supermercados e nas lojas dos dias que antecedem a noite de Natal.
Por cá a tradição ainda é o que era e o bacalhau irá fazer parte da nossa refeição assim como o cabrito assado no forno com as batatas e os grelos. De sabores genuínos e autênticos, repletos de aromas inconfundíveis são as sobremesas aquelas que me piscam o olho. Também nas sobremesas mantemos a tradição e como tal não faltará o arroz doce e a aletria, o pudim de ovos e as rabanadas. Este ano a mesa irá estar completa com uns sonhos de abóbora e uns biscoitos de canela. Ahhh!!! E claro não faltará o bolo rei.



Deixando um pouco de lado os preparativos, nesta casa respira-se Natal!! A magia do Natal já paira por aqui.
Desejo-vos de forma bem doce um excelente Natal, repleto de coisas boas, sorrisos e afectos junto de quem mais amamos.  
Fiquem com a receita do bolo rei que este ano fará as delicias cá de casa. Bolo rei alemão ou simplesmente Stollen.




 
Stollen ou Bolo Rei Alemão
(receita adaptada daqui
 Ingredientes:

350 gr farinha de trigo sem fermento
25 gr açúcar
1 Ovo
11 gr levedura seca
175 ml leite meio gordo morno
80 gr manteiga derretida
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de licor de canela (usei Chocolicor)
1 colher de café de canela
Passas de uvas q.b.
Arandos secos q.b.
Amêndoas com pele picadas grosseiramente q.b.
Frutas cristalizadas picadas q.b.
Laranja cristalizada q.b.
Raspa de 1 limão misturada com uma colher de açúcar

Massapão:

150 gr açúcar em pó
150gr amêndoas
1 colher de chá de essência de amêndoa
1 clara de ovo

Manteiga para cobrir o bolo
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Comece por preparar a massapão. Num processador coloque todos os ingredientes e processe até ficar uma massa homogénea. Faça um rolo com cerca de 4 cm de diâmetro e enrole e película aderente. Leve ao frigorífico até usar.
Numa taça junte a farinha, o fermento e o sal. Misture o ovo, a manteiga derretida, o leite e o açúcar. Misture tudo muito bem. Amasse um pouco e leve a levedar cerca de 1 hora ou até duplicar de tamanho.
Entretanto coloque os arandos e as passas de uva a macerar no licor de canela cerca de 30 minutos. Retire os frutos do licor e seque com um pano. 
Numa taça junte a raspa de limão com uma colher de açúcar e as frutas (secas e cristalizadas) e acrescente à massa que entretanto levedou.
Estenda a massa de forma oval. Coloque no primeiro terço de massa na horizontal a massapão e coloque a outra parte da massa sobre a massapão. Coloque o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a levedar mais uma hora.
Pré aqueça o forno a 180ºC e quando a massa estiver lêveda vai a cozer cerca de 35 minutos. retira-se e com a ajuda de um pincel coloca-se manteiga derretida por cima do bolo quando o mesmo estiver frio. Depois polvilha-se com bastante açúcar em pó.






Deliciem-se!!

4 comentários:

  1. Tudo o que leve fruta cristalizada é comigo! Adoro! Feliz Natal! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não sou a maior fã de bolo rei com frutas cristalizadas, mas ficam sempre com um excelente aspecto!

    Um Feliz Natal para ti Ana!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolo rei e este ficou cá com um aspecto,...
    Desejo um Santo e Feliz Natal, com muita saúde, paz, amor e dinheiro :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana, espero que o teu natal tenha sido muito doce!
    Eu antes não gostava muito de bolo rei, pelas frutas, mas hoje em dia gosto bastante e mais ainda destas versões diferentes do nosso tradicional. Este sei que adoro, com o massapão.
    Desejos de bom ano novo! Um beijinho.

    ResponderEliminar