Bolo de Abóbora, Especiarias e Frutos Secos com cobertura de Caramelo Salgado


É tempo de mudança. Mudança de mês, mudança de Estação do ano.
O Outono chega à boleia dos últimos dias de Verão que já deixam saudades. São as noites mais frescas e o dias mais curtos que nos lembram a nova estação. Troca-se as sandálias pelos sapatos mais quentes que estão no armário. Das gavetas tiram-se os casacos de malha que substituem as t-shirt's e os top's de Verão. É hora de usar os lenços que aconchegam o pescoço nas manhãs de orvalho enquanto os cachecóis esperam pacientemente para desfilarem numa próxima estação. A manta regressa ao sofá para acompanhar uma xícara de chá e uma fatia de bolo.

De braço dado com a Primavera, o Outono é outra das estações do ano que adoro. As ruas mudam de cor. Enchem-se de tons avermelhados, alaranjados e castanhos. Mas são os mercados que mais gosto de contemplar. As cores e os sabores de Verão dão origem a frutos e vegetais desta nova estação. Despedimo-nos dos últimos figos e damos as boas vindas aos dióspiros e às maçãs. Espera-se pacientemente pelas primeiras romãs enquanto se preparam as primeiras taças de marmelada. Descascam-se as nozes da nova colheita e apanham-se os vegetais de Outono. As abóboras tão apreciadas cá em casa, seja para doces ou salgados e as batatas doces vão ocupando o espaço na mesa. 
E num piscar de olhos, deparamo-nos numa tarde de domingo com um cartucho feito de jornal na mão com meia dúzia de castanhas assadas ainda a fumegarem de quentes que estão. São as castanhas assadas que irão reinar nestes próximos tempos.


Gosto particularmente dos dias mais frescos (não de chuva) em que me levam a ligar o forno. São os assados, os gratinados e as comidas de conforto que se impõem nesta cozinha. São os bolos caseiros e gulosos que aconchegam o estômago.
Para além de uma nova estação, chega de fininho um novo mês. Benvindo Outubro!! E com este inicio, há mais uma edição do grupo Dia um ... na cozinha cujo tema deste mês não poderia ser mais apropriado. Bolos de Outono!!


Mal soube do tema, de olho a luzir e sorriso no rosto as ideias não tardaram a chegar. Foram surgindo como pipocas. Iniciou-se com um bolo de dióspiro, rapidamente passou para um bolo de castanha e por fim um bolo de batata doce. Mas foi a abóbora que venceu. Três abóboras que o meu vizinho gentilmente me ofereceu no passado sábado ditaram a escolha do bolo.



Combinei a abóbora com algumas especiarias e acrescentei frutos secos. Um casamento de sabores, aromas e texturas que ligam na perfeição, formando um bolo denso e húmido repleto de sabor e memórias d'outros Outonos. Arrematei com uma cobertura de caramelo salgado dando um toque de inovação.
Sirvam-se de uma fatia e celebrem assim o Outono num Bolo de Abóbora, Especiarias e Frutos Secos. Sabores e texturas que se complementam dando assim as boas vindas a esta estação.
Olá Outono!!



Bolo de Abóbora, Especiarias e Frutos Secos com cobertura de Caramelo Salgado

Ingredientes:

** Para o Bolo **

375 gr de abóbora manteiga descascada
2 Ovos
160 gr de Farinha
2 colheres de sopa de Mel
75 gr de Açúcar amarelo
5 colheres de sopa de Azeite
2 colheres de café de Canela
1/2 colher de café de Noz Moscada
1 colher de café de Erva Doce
Sal q.b.
1 colher de chá de fermento em pó
Sumo de 1 laranja
1 Colher de sopa de Licor de Canela (usei Chocolicor)
1/2 Chávena de frutos secos (usei nozes, sultanas e alperces secos)




Preparação:

Comece por retirar a casca da abóbora e cortar a mesma em pedaços mais pequenos. Leve a cozer em água temperada com sal. Escorra bem a abóbora cozida e reduza a puré.
Acrescente os ovos, o azeite, o sumo de laranja e o açúcar. Misture tudo muito bem. Adicione as especiarias e o licor. Por fim acrescente os frutos secos e a farinha com o fermento envolvendo bem.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Leve o preparado a cozer em forno pré aquecido a 180 ºC cerca de 30/40 minutos.
Retire, deixe arrefecer 5 minutos e desenforme.




**Para Caramelo Salgado **

Comece por levar ao lume 80 gr de açúcar amarelo com 1 colher de sopa de água. Em lume brando deixe derreter o açúcar sem mexer. Quando estiver derretido, retire do lume e crescente 100 ml de natas e 40 gr de manteiga. Mexa muito bem e junte 1 pitada de flor de sal.
Leve novamente ao lume até ferver uns 3/4 minutos, ficando mais espesso.

Coloque o bolo num bonito prato e por cima disponha o caramelo salgado. Decore com nozes ou outro fruto seco.



Deliciem-se!!

13 comentários:

  1. Que bolo maravilhoso! A minha inspiração foi a mesma, e adorei. Este deve estar igualmente delicioso, e é tão rico!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de bolo.. Uma receita a fazer...

    ResponderEliminar
  3. Ai Ana, fico encantada sempre que cá venho. Adorei a sugestão, as fotos, tudo :) Parabéns pela fantástica participação. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. O bolo está uma tentação!!!
    Não conhecia o teu "cantinho" mas já estou a seguir...
    Parabéns!!!
    Beijinho
    http://asvariasfacesdaginja.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Sabores parecidos com os que usei no meu bolo, pelo que consigo imaginar perfeitamente o aroma que se desprende dessa fatia. A cobertura de caramelo salgado foi uma excelente adição, mais uma camada de sabor que deve ficar maravilhosa nesse bolo. As fotografias estão lindas :)
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula também fiquei a babar com o teu bolo, com sabores muito idênticos ao meu. Sabores de Outono que gostamos. Beijinho

      Eliminar
  6. Esse bolo deve ter um gostinho tão bom! Adoro bolos com abobora e assim humidos são de comer e chorar por mais! Nunca fiz a combinaçao com caramelo salgado mas adoro a ideia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ana, ficou absolutamente fantástico!!!
    Amei as fotos ^_^
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar