Salada de Quinoa, Espargos e Nectarinas e um volto já!



Por mais que a meteorologia tente nos enganar com dias mais frescos e em tons de cinzento ainda estamos no Verão. Os dias vão encortando, as horas de luz vão sendo reduzidas e dias com brisas mais frescas, chamam pelas primeiras roupas mais quentes, anunciando a chegada breve da próxima estação. Com o Outono a chegar a passos largos, fazem-se anunciar as abóboras, as batatas doce, os dióspiros, as romãs, os marmelos e as castanhas (ai as castanhas...). Os estufados ou os assados no forno voltam à minha cozinha assim como as sopas cremosas e reconfortantes. Serão também presença um bolo apressadamente fatiado ainda quente que acompanha uma xícara de chá fumegante saboreado em redor da lareira acesa.


Mas vamos lá voltar à realidade, ainda estamos a meio de Setembro!! Para a maioria das pessoas é o momento do regresso à rotina, ao dia-a-dia de trabalho depois do merecido descanso, após uns dias de férias. São dias de recomeço. Para mim, é o momento de mais uns dias de férias. Exageradamente organizada no que respeita a férias, opto por planear sempre tudo ao mínimo detalhe com alguma antecedência. Não sei se é defeito ou uma qualidade, tens aspectos bons e menos bons, mas sou assim e por muito que tente já me é difícil mudar algo que é inato, que já está deveras enraizado. Contudo, estou surpreendida comigo própria. Não tenho nada pormenorizadamente planeado para estes próximos dias. Apenas algumas ideias vagas por onde quero andar e o que quero visitar. No entanto levo comigo uma única certeza, trazer ideias novas. mais inspiração para esta cozinha que estará em modo off por alguns dias.




Antes de ir deixo-vos uma Salada de Quinoa com Espargos e Nectarinas grelhadas bem ao sabor desta estação. Uma forma de prolongar o Verão, com um prato repleto de frescura, leveza, sabor e cor que tanto o caracterizam. Deixem-se cativar pelo verde dos espargos e pelo crocante da quinoa vermelha, mantendo viva a esperança que o sol e o calor voltem nestes últimos dias de Verão.



Salada de Quinoa com Espargos e Nectarinas

Ingredientes:

120 gr de quinoa vermelha
1 molho de espargos verdes
2 nectarinas
Rúcula q.b.
Azeite q.b.
Vinagre balsâmico branco q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por preparar a quinoa. Leve ao lume um tacho com o dobro da água temperada com um pouco de sal. Quando estiver a ferver junte a quinoa e deixe cozinhar (cozinha-se de modo idêntico do arroz). Quando estiver cozida, retira-se do lume passa-se por água com a ajuda de um passador com rede muito fina e reserva-se.
Lave os espargos e retire a parte do caule mais dura. Lave as nectarinas, retire o caroço e corte em gomos grossos.
Leve os espargos e os gomos de nectarinas a grelhar numa placa eléctrica.
Misture numa taça a quinoa cozida, os espargos e as nectarinas. Tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre.
Coloque numa travesa a rúcula e por cima o preparado da quinoa.



Deliciem-se!

Podem acompanhar-me através do #Instagram 

1 comentário: