Bolinhos Salgados de Curgete, Chouriço e Tomate Seco



A sugestão que hoje trago só há pouco tempo (posso dizer alguns meses) foi aceite totalmente cá em casa.
A comida tradicional portuguesa sempre foi a eleita, tendo um grande peso aquando a preparação de almoços, lanches ou jantares de família. Para a minha família as receitas salgadas não são nada mais nada menos que uma rica feijoada, um belo bacalhau assado, um arroz de pato ou até um cozido à portuguesa. 

Quando falo em bolos, bolinhos ou queques para eles estou a falar em algo doce. Ora bem aqui está a questão?!?

Já há alguns anos atrás tentei convence-los que os bolos salgados são igualmente saborosos e com imenso aroma. Tentativa falhada, sem grande êxito.
Mas não desisti, a batalha foi longa e depois de já ter conseguido introduzir na mesa dos jantares e almoços de família as pizzas, os pães recheados e as tartes salgadas foi a vez de finalmente aceitarem uns bolinhos salgados em forma de queques.


Este tipo de bolo é ideal para um lanche, para uma festa ou até para levar para a praia ou para os piqueniques. Super rápidos e práticos de preparar, muito versáteis e com a possibilidade de infinitas conjugações de ingredientes nunca deixando de ser igualmente gulosos.

Os bolinhos que vos trago foram inspirados numa receita da querida Isabel Zibaia Rafael do blog Cinco Quartos de Laranja do seu último livro.
Aos ingredientes da receita original apenas acrescentei um pouco de tomate seco picado que reforçou ainda mais os sabores destas maravilhas. Os aromas invadiram a minha cozinha e reconfortaram os meu estômago e a alma a cada pedaço saboreado delicadamente.



Bolinhos Salgados de Curgete, Chouriço e Tomate Seco

Ingredientes:

150gr de Farinha
100 gr Farinha Integral
40 gr Queijo São Jorge 
4 Ovos
0,5 dl de Azeite
0,5 dl de Leite
1 colher de chá de fermento em pó
170gr Curgete ralada com casca
70 gr de Chouriço de carne picado grosseiramente
Tomate Seco picado grosseiramente q.b. 
Sal q.b.
1 colher de café de Pimenta verde moída



Preparação:

Comece por lavar bem a curgete. Depois com a ajuda de um ralador rale a mesma com a casca e reserve. Pique grosseiramente o chouriço de carne e o tomate seco. Reserve também.
Numa taça, misture as farinhas, os ovos, o leite, o azeite, o queijo e o fermento. Misture bem.
Adicione o tomate, a curgete e o chouriço. Tempere com sal e a pimenta.
Unte com manteiga formas para queques ou muffins e polvilhe com farinha. Distribua o preparado pelas formas até encher cerca de 3/4 das formas.
Leve ao forno pré aquecido a 190ºC cerca de 25 minutos ou até estarem cozidos. Faça o teste do palito.
Retire e deixe arrefecer. Desenforme e sirva!



Deliciem-se!!

3 comentários:

  1. Esses bolinhos salgados ficaram lindos Ana e devem ser deliciosos. Cá em casa adoramos, tanto as tartes como os bolinhos salgados e estes também já me piscaram o olho lá no livro da Isabel. São perfeitos para picnicar ou para levar para a praia. Apetece tirar um ou dois. :)
    Um beijinho e votos de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. ótimo aspeto e só com ingredientes bons, uma boa sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de bolinhos salgados! A primeira vez que fiz não sabia se ia gostar! Aquela ideia tonta que temos de que os bolos são doces! Mas depois adorei e gosto muito de experimentar receitas novas! Tenho de fazer esta! Beijinhos

    ResponderEliminar