Adoro manhãs perfumadas!!
Perfumadas com o cheiro de um bolo acabado de sair do forno, de panquecas delicadamente preparadas ou de pequenas bolas de pão caseiro acabadas de cozer.
Gosto de manhãs onde o aroma do café invade a casa e o colorido das frutas compõe a mesa de pequeno almoço.
Pois bem, foi o que aconteceu no passado domingo. Uma manhã repleta de aromas e bastante sabor com as bolinhas de pão que pôde confeccionar.
A receita é do blog Be Nice Make a Cake, onde a querida Rosa baptiza estas bolinhas de Pão Massa Panar. Uma massa que se situa entre o pão e o pão de leite. Na minha opinião, não são mais que pães- -de-leite não tão adocicados.
A receita desde logo me cativou pela sua simplicidade. Colocar literalmente as mãos da massa e amassar a mesma com toda a delicadeza e sabedoria que me foi transmitida pelo meu avô, memórias de quando ele era padeiro, é sempre gratificante.
Após o seu descanso dou forma à massa que no forno ganha vida. Umas bolinhas cheias de cor e sabor. Se a simplicidade da sua preparação já me tinham cativado foi a leveza da massa, macia e cheia de sabor que me deixaram totalmente rendida a esta receita. Um pão viciante, uma receita fantástica que já repeti.
Quem irá também repetir estes pãezinhos?!?!
" Pão de Leite"
(serve 20 pães)
Ingredientes:
1 kg Farinha Tipo 55
50gr levedura fresca
30 gr Leite em pó
20gr Sal fino
100 gr Açúcar em pó
100 gr Manteiga sem sal
1 Ovo biológico
620 gr de Água (não usei toda)
Preparação:
Comece por colocar a farinha numa taça, juntamente com o açúcar e o leite em pó. Misture com a ajuda de uma batedeira com varas para massa.
Noutra taça bata a manteiga com o ovo e a levedura fresca. Adicione esta mistura ao preparado das farinhas e bata com a ajuda da batedeira.
Acrescente o sal e vá juntando pouco a pouco a água até todos os ingredientes estarem ligado e a massa se despegar das laterais da taça. Poderá não ser necessário a água toda ou até ter que acrescentar mais.
Depois polvilhe com farinha a bancada e bata a massa algumas vezes até esta apresentar algumas elasticidade. Com um pedaço de massa estica-se um pouco contra a claridade e se esta formar um "véu" elástico a massa está pronta para descansar.
Leve a mesma a descansar até duplicar de volume, cerca de 1 hora. Findo esse tempo, dividir a massa com o mesmo peso (tal como na receita original optei por 84 gr) e fiz pequenas bolas.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e colocar as bolinhas de pão. Deixar levedar mais um pouco. Pincelar as mesmas com 1 ovo batido e levar a cozer em forno pré aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos ou até estarem douradas.
Retire e deixe arrefecer, porque a massa vai acabando de cozer.
E com estes deliciosos e vicíantes pãezinhos vou de férias. Regresso em Agosto com mais receitas e sugestões.
Até lá sirvam-se destes pães-de-leite!!
Deliciem-se!!
Gosto muito de pães de leite! Faz lembrar uns pãozinhos que comia ao lanche no intervalo da escola quando era miúda! De vez em quando faço para matar saudades! E agora deu-me saudades! Beijinhos
ResponderEliminarque maravilhoso, perfeitos de fazer inveja a muitos padeiros, adoro pães de leite e esse magníficos.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Que lindos que ficaram esses pãezinhos de leite, Ana! Imagino o perfume que ficou no ar da tua cozinha enquanto coziam no forno. Ficaram com uma cor linda e pelas imagens percebe-se a sua leveza. Perfeitos para um pequeno almoço tardio, untados de manteiguinha boa e compota caseira... aiii, até já estou a salivar. :)
ResponderEliminarBoas férias, diverte-te e carrega baterias para vires cheia de novas ideias e sugestões para o blog. Aah, e as fotos ficaram lindas.
Beijinho.
Ficaram grandes e devem ser super fofos,....
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Querida... os teus pãezinhos ficaram simplesmente divinais.
ResponderEliminarTêm a cor pelo que são conhecidos! Imagino a capinha tostada e estaladiça quando se trincam. A minha caracol é fã incondicional de pãezinhos de leite, por isso podes contar que eu irei repetir ;-)
Muitos beijinhos e umas MARAVILHOSAS férias, minha Baixinha do coração.
Cuca