CupCakes de Chocolate com Cobertura de Caramelo e Amendoins




Agora e sempre, mas agora mais...
Agora é tempo de sair à rua, é o momento dos piqueniques, de visitar os variados mercados, as iniciativas promovidas pelas cidades, um concerto na praça ou até os arraiais dos Santos Populares
Com uma primavera que mais parece verão, com temperaturas convidativas, com dias que parecem não ter fim em que o sol que ganha à lua é hora de sair de casa, de encher praias e esplanadas, é o momento ideal para tirar uns dias de férias e de descanso, partir sem destino à descoberta dos recantos e lugares mágicos do nosso pais.
Com um Junho que promete temperaturas mais quentes é hora de dar inicio aos convívios e às jantaradas entre amigos ou até mesmos às reuniões de família num qualquer parque ao ar livre, aproveitando os raios de sol e o cheirinho a verão.



Com o inicio de mais um mês cá estamos novamente a participar em mais uma edição do Dia Um...na Cozinha!! Para esta edição o tema escolhido foram os CupCakes. Confesso desde já que não é o tema em que estou mais à vontade, mas como gosto de novas experiências aceitei o desafio e aventurei -me nesta minha cozinha.
Explorei vários livros em busca da receita perfeita, daquela receita que fosse de encontro ao meu gosto pessoal. A inspiração veio deste livro que adquiri recentemente em mais uma promoção e o qual me agradou superando todas as minhas expectativas. Um livro que recomendo.


Amante do chocolate, este ingrediente teria de fazer parte dos meus cupcakes, que conjugado com uma cobertura com sabor a caramelo faz a conjugação perfeita. Os amendoins trazem uma textura agradável a estes bolinhos que nos levam ao céu.


Assim, aceitem estes meus CupCakes de Chocolate com cobertura de Caramelo e Amendoins e partam em busca de doces e gulosas sensações neste dias infinitos neste mês de Junho.

Parabéns a todos que fazem parte deste magnifico grupo e principalmente às mentoras por estes 2 aninhos!!!



CupCakes de Chocolate com Cobertura de Caramelo e Amendoins

Ingredientes:

1/2 chávena de manteiga
180gr chocolate em tablete com 70% cacau
1 chávena de açúcar
1 colher de sopa de café instantâneo em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
4 ovos
1 chávena de farinha
1 colher de café de fermento em pó

Amendoins q.b.

* Cobertura (adaptada daqui)

250 gr queijo mascarpone
100 gr de açúcar em pó
50 gr manteiga
2 Colheres de sopa de caramelo

* Para Caramelo:

80 gr açúcar amarelo
40 gr manteiga
100 ml natas
1 colher de chá flor de sal









Preparação:

Comece por pré aquecer a 180ºC o forno.
Leve ao lume em banho-maria o chocolate com a manteiga até derreter, mexendo sempre.
Numa taça misture o açúcar com o preparado do chocolate. Adicione o café e a essência de baunilha, misture mais um pouco e deixe arrefecer um pouco. Acrescente um a um os ovos batendo em cada adição. Adicione a farinha e misture mais um pouco.
Encha formas para cupcakes em cerca de metade.
Leve ao forno a cozer cerca de 30 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Prepare o caramelo. Leve o açúcar a derreter em lume brando, quando o mesmo estiver derretido retire do lume e acrescente as natas. Misture e adicione a manteiga e a flor de sal. Leve novamente ao lume cerca de 3 a 4 minutos ou até obter a consistência desejada. Retire e deixe arrefecer.

Para a cobertura, bata a manteiga com uma batedeira eléctrica, adicione o queijo e o açúcar batendo mais um pouco. Por fim acrescente o caramelo.

Com esta cobertura cubra os cupcakes e polvilhe com amendoins ligeiramente picados.





Deliciem-se!!

7 comentários:

  1. Que tentação! Já fiquei com água na boca :P

    Acompanhem também --> http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. A combinação de chocolate e amendoim é simplesmente perfeita!! Fico com água na boca só de olhar as fotos!!
    Beijos e uma ótima semana pra ti =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  3. As fotografias estão lindíssimas e a cobertura parece ser deliciosa. Já me imagino a trincar um cupcake e a sentir a mistura do bolo e do creme e o crocante dos amendoins. Delicia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos e essa cobertura deixa-os irresistíveis.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Junho chega e desperta mesmo algo de bom nas pessoas, o bom tempo é uma lufada de ar fresco para a alma, e convida ao convívio! :)

    Eu nem queria falar destes cupcakes...chocolate, caramelo e amendoins? :D É coisinha para ser deliciosa! Adorei, têm um aspecto incrível!

    ResponderEliminar