Pavlova de Chocolate com Creme de Limão e Frutos Vermelhos para festejar!!



Festejemos, celebremos... pois é dia de festa. Vamos todos festejar o primeiro aniversário do blogue. Um ano, já passou um ano... é verdade, como o tempo passa tão depressa.
Inicialmente criei este blogue apenas para partilhar o que mais gostava de fazer, bolos. Dou por mim a envolver-me cada vez mais neste projeto e o que inicialmente seria apenas a partilha de algumas fotos, passou a ser mais que um caderno de receitas virtual. É um lugar onde demonstro todo o meu gosto pela cozinha, pelas viagens que faço e os lugares que visito aliados à sua gastronomia e a minha paixão pela fotografia.

É notória a evolução desde o primeiro post até aos tempos de hoje. Apesar de ser um blogue muito bébé em cada partilha tento melhorar, apresentar algo diferente e/ou novo, repleto de carinho e amor. Não são apenas partilhas, em todas elas imperam os meus gostos, os meus ideias, as minhas raízes, as minhas origens, em suma um pouco de mim. As memórias de infância, as vivências e os momentos marcantes também estão presentes aliados ao amor e carinho.

Este cantinho reforçou o meu gosto pela cozinha, o brilho nos meus olhos aumenta quando falo desta minha enorme paixão. Colocar num prato aromas e sabores que nos permitem viajar em sensações, em emoções ou pelo mundo fora é sem dúvida muito gratificante.
Neste último ano a minha dispensa encheu-se de novos ingredientes, alguns que nunca pensei em cozinhar outros que apenas me passavam despercebidos ou que não valorizava.

As estantes de livros começam a encher-se pouco a pouco e aos livros sobre viagens ou os famosos romances juntam-se agora em maior números os livros de culinária, repletos de fotografias magnificas e lindíssimas. (e a lista de livros que gostaria de comprar continua a crescer) :)

Props... uma palavra cada vez mais usual na gíria dos blogues de culinária. Elas são chávenas, eles são pratos, eles são cake stand's, talheres, panos e todo o tipo de acessório necessário e indispensável na cozinha e nas fotos de um bloguer. Quem me imaginaria a frequentar as feiras de velharias... a visitar com mais regularidade lojas com produtos para o lar. Uma autêntica perdição... Perdição que me obriga cada vez mais a uma organização rigorosa dos armários cá de casa senão breve tenho que alugar o apartamento do vizinho do lado (ahahah).



Outro gosto que foi reforçado e  então era apenas um gosto, neste momento é uma grande paixão. A Fotografia! Ora pois bem... e não é que a comida é tão fotogénica. Há paisagens lindíssimas, há retratos magníficos agora também há fotografias de comida simplesmente divinais.
Pretendo cada vez mais aperfeiçoar as técnicas, aprender mais sobre fotografia, frequentar alguns workshops, ler mais livros sobre o assunto ...  e apesar de já conseguir algumas fotos (de comida ou não) com qualidade, está longe da perfeição.

Ser autora de um blogue de cozinha, ainda que a dar os primeiros passos, levou-me a alguns eventos que até então nunca frequentara. Participei em vários workshops, conheci novos blogues, e as pessoas que estão por detrás do blogue (algumas já fazem parte do meu coração). É tão gratificante quando  estamos junto de pessoas que tal como nós têm os mesmos gostos, afinidades, paixões idênticas e que mesmo que não nos conhecemos nunca há um vazio entre nós.

Neste ano de vida a Dona Delicia fez algumas parceiras com empresas bem conhecidas.Também integrei dois projetos de que me orgulho bastante. Excelentes iniciativas que nunca é demais felicitar, Uma delas o Dia Um ... Na Cozinha e a outra Vamos Fazer Bolachas. Prometo que tentarei sempre manter-me presente com as minhas participações!!

Um ano de blogue e já conta com muitos seguidores via facebook e via blogue. A Dona Delicia - Atelier de Sabores também está no Instagram seguida por muitas outras pessoas. As visualizações aumentam dia para dia e o número de post's está a chegar aos 150.



O que mudou um ano depois ... nada e tudo! 

Não faço disto profissão, mas o gosto pela cozinha a par com a fotografia acentuou-se. Quando questionada se gostaria de viver da cozinha... respondo: sim, era um imenso gosto!

Foi um ano enriquecedor em termos de pessoas, conhecimentos, descobertas, sensações e momentos... no entanto continuo a ser a mesma, uma cozinheira amadora, que pretende continuar a distribuir pratos repletos de sabor, sentimentos e amor.

A todos os que me apoiam o meu enorme obrigada, assim como a todos os que me seguem diáriamente. Sejam sempre benvindos.

E para festejarmos da melhor forma, trouxe esta Pavlova de Chocolate com Creme de Limão e Frutos Vermelhos.

Benvindos à festa!!



Ingredientes:

* Pavlova:
  3 Claras L
  150 gr açúcar fino 
  2 Colheres de sopa de chocolate em pó
  1 Colher de chá de farinha maisena
  1 Colher de chá de vinagre de cidra
  1 pitada de sal


* Creme de limão:

  2 ovos + 3 gemas (ovos biológicos)
  140 gr açúcar amarelo
  60 gr manteiga
  2 colheres de sopa de leite
  Sumo de 2 limões grandes
  Raspa de 1 limão

1 Pacote de natas
4 colheres sopa de açúcar fino
Morangos e framboesas q.b.
Chocolate em tablete q.b.
Hortelã q.b.



Comece por preparar a pavlova. Ligue o forno a 170ºC.
Bata as claras em castelo e adicione o açúcar, batendo energéticamente. Adicione o vinagre, o chocolate, a farinha maisena e o sal e envolva delicadamente.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte com manteiga. Coloque o preparado das claras formando um monte e vai ao forno 1 hora. Depois desligar o forno e deixar arrefecer totalmente no forno. Só se abre a porta do forno 10 a 15 minutos após estar desligado e deixa-se entreaberto com a ajuda de uma colher de pau.

Prepara-se o creme de limão. Num tacho leve ao lume todos os ingredientes e mexe-se muito bem até engrossar. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer.

Para as natas, bater as mesmas com 4 colheres de açúcar fino e reservar.

Lavar as framboesas e os morangos.

Montagem:

Coloca-se a pavlova num bonito prato, por cima coloca-se as natas. Por cima das natas o creme de limão e decora-se com os morangos e as framboesas. Raspa-se um pouco de chocolate de polvilha-se por cima da pavlova. Por fim decora-se com algumas folhas de hortelã.



E para celebrarmos em grande há passatempo a decorrer na página de facebook. Passem por lá e participem. O prémio é algo muito simples mas feito com muito carinho.
Quem não quer ganhar um cabaz composto por granola caseira, uma compota de abóbora, um pacotinho de broas de limão e 1 caixa de sementes sésamo e outra com sementes de linhaça.



Deliciem-se!!


8 comentários:

  1. Que excelente forma de celebrar o primeiro aniversário :) o bolo tem um aspecto maravilhoso e a pavlova é espectacular!!! ainda nunca me aventurei por ai na cozinha, mas está na altura!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tenho que me aventurar nas pavlovas :) esta tua ficou linda!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. ficou perfeita tão decadente, adoro pavlova é um doce mesmo decadente e bem doce.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana!

    Antes de mais, muitos Parabéns pelo 1º aniversário do Dona Delícia que, apesar de ainda bebé, nota-se que já tem muito para dar e para partilhar. Não tenho a certeza, mas devo acompanhar-te praticamente desde o início e é muito bom e gratificante ver-te crescer enquanto blogger, ver que evoluíste tanto desde os primeiros posts e que tens aperfeiçoado tão bem os teus gostos, quer pela cozinha, quer pela fotografia.
    Outra coisa boa que tiro daqui foi mesmo o facto de te ter conhecido pessoalmente e de volta e meia ter o privilégio de nos encontrar-mos por aí em eventos que tanto gostamos e que nos ajudam a crescer e a aprender cada vez mais. Espero continuar a fazer parte da tua vida e espero que o teu blog cresça ainda mais e que consigas sempre partilhar deliciosas receitas e sugestões.
    Sabe bem passar por aqui de vez em quando, não com a frequência que gostaria, pois o tempo não permite, mas gosto de te ler e ver as tuas sugestões.
    Um grande beijinho e até breve.

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Parabéns pelo aniversário do teu blog! Espero que venham muitos mais e que o teu blog cresça mais para partilhares muitas receitas e sugestões.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Pavlova...hmmmm adoro! Está com um aspecto delicioso! :-)
    Parabéns

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana,

    Muitos parabéns pelo aniversário do teu cantinho delicioso, que sempre nos traz delicias irresistíveis e que sempre gosto de visitar, embora muitas vezes em silêncio ! :)
    Desejo que possas continuar a contemplar-nos com as belas partilhas que são teu apanágio e muitas felicidades no trilhar deste caminho !
    Adorei a tua pavlova, tão linda, tão colorida e Primaveril !
    Pefeita para celebrar um momento tão especial ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ana, muitos parabéns!!
    é bom ver esse teu entusiasmo a falar sobre o blog, sobre os teus gostos que vão crescendo, é tão bom não é? continua assim, a fazer o que gostas!
    E se mete pavlova estou "in" :) que linda!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar