Frutos Secos com Gengibre e Canela



Estou de regresso depois de um fim de semana mais prolongado que o habitual, onde andei a desfrutar do nosso país por entre gentes e sítios do norte. Uma passagem por Penafiel e uma breve visita à Quinta da Aveleda foi o inicio da aventura, o próximo destino era a cidade invita. O Porto cada vez mais moderno, mais atual, uma cidade cada vez mais dinâmica e com novos espaços, um Porto bem diferente de alguns anos atrás. No entanto, partilharei brevemente esse meu roteiro.



Entretanto a Páscoa já se aproxima a passos largos e as ideias para oferecer pequenos mimos estão a surgir. Como o tempo não estica há que pensar em algo rápido e simples de preparar para haver presentes para oferecer a familiares e amigos mais próximos.

É tradição cá em casa de se oferecer para além do tradicional folar de Páscoa, um pacotinho ou uma caixa de amêndoas. Assim, todos os anos tento encontrar alguma solução que não sejam as já tão populares amêndoas de compra. No passado ano, com uns mini folares tradicionais ofereci um salame de chocolate e bolachas de canela em formato de ovo de Páscoa, embrulhados num colorido papel e com um enorme laço, que fez as delicias dos miúdos e dos graúdos.

Para o ano de 2015, a ideia ainda foi bem mais simples. Após ver um episódio do programa da divertida Filipa Gomes, Prato do Dia, cuja sugestão eram uns amendoins crocantes com sabor picante, surgiu a ideia de adaptar aquela receita a uns frutos secos que irei assim oferecer no domingo de Páscoa.

Escolhi as amêndoas, os amendoins e as avelãs que envolvidas nos aromas do gengibre e da canela irão encher de sabor os cartuchinhos de papel que irei preparar.

Que vos parece a ideia?



Frutos Secos com Gengibre e Canela

Ingredientes:

3 Chávenas de frutos secos (amendoins, amêndoa com pele e avelã)
1 Clara de ovo tamanho M
1 Chávena de açúcar
1 Colher de chá de gengibre em pó
1 Colher de café de canela



Bata a clara com uma vara de arames até obter uma espuma. Junte o açúcar, o gengibre em pó e a canela. Depois acrescente os frutos secos. Envolva bem e coloque no tabuleiro que foi previamente forrado com papel vegetal.
Com a ajuda de uma colher distribua bem os frutos secos para não se sobreporem uns aos outros.

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos, mexendo a meio do tempo.

Retire e deixe arrefecer. Encha cartuchos de papel ou sacos e ofereça.







Deliciem-se!

4 comentários:

  1. Gostei da combinação de sabores , devem ficar uma delicia
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. esses sabores, deve ser tão bom


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Uma ótima madeira de dar ainda mais sabor aos frutos secos. Acredito que devem estar deliciosos :)

    http://pequenosprazeres-pl.blogspot.pt

    ResponderEliminar