Bolachas de Amêndoa, Avelã e Arandos



Março começou solarengo e com temperaturas amenas quase a convidar o Verão. De repente, o céu azul contemplado pelo brilho dos raios de sol deu origem a um céu carregado de tons cinzentos ameaçando a qualquer momento alguns pingos de chuva. As temperaturas baixaram e sente-se um frio trazido pelo vento. São sinais de uma Primavera envergonhada.

Estão assim reunidas as condições para ligarmos o forno e preparar umas bolachas reconfortantes. Ideais para os lanches em familia agora que estamos em férias escolares. Servindo igualmente de convite ao regresso de dias mais iluminados, mais convidativos a saidas de casa e aos primeiros piqueniques nos parques que começam a florir.

A receita destas bolachas já estava marcada há algum tempo. Chegou agora o momento certo para ser preparada. Umas bolachas mais saudáveis mas igualmente ricas em sabor. Uma receita ligeiramente adaptada do último livro da Mafalda Pinto Leite.

Estas Bolachas de Amêndoa, Avelã e Arandos irão também ser oferecidas ao grupo Vamos Fazer Bolachas, uma iniciativa da querida Manuela do Blogue Cravo e Canela para esta nova edição cujo tema são bolachas sem glúten.







Bolachas de Amêndoa, Avelã e Arandos

Ingredientes:

(faz 8 bolachas)

1 Chávena de farinha de amêndoa
1 Chávena de Avelã picada quase em farinha
3 Colheres de sopa de Mel
1/4 de chávena de Manteiga derretida
1 Colher de chá de essência de abacaxi
Arandos desidratados q.b.
Amêndoas com pele inteiras q.b.


                

Pré aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça junte a avelã picada quase em farinha, a farinha de amêndoa, o mel, a essência de abacaxi e a manteiga derretida. Misture bem. Acrescente os arandos e forme uma bola. 
Faça pequenas bolas e coloque num tabuleiro borrado com papel vegetal.
Com a ajuda de uma colher achate ligeiramente as bolas e coloque uma amêndoa inteira com pele no centro.
Leve a cozer cerca de 12 minutos ou até as bolachas começarem a ficar douradas (ainda estão moles. Só após arrefecer é que ficam mais duras).
Retire e deixe arrefecer.



Deliciem-se!!

2 comentários:

  1. Sou a tua seguidora nº100!! Parabéns pelo blog! Está lindo. Mas mais lindos estão estes biscoitinhos maravilhosos!!

    ResponderEliminar