Caril com Grão



Criei este blogue com o intuito de colocar as minhas receitas de bolos e doces que viria a preparar. Alguns meses depois o paixão pela pastelaria acentuou-se ainda mais e o gosto pela cozinha começou a fervilhar.
Cada vez mais me deparo a folhear livros que não sejam compostos únicamente por receitas de pastelaria. O gosto por experimentar novas especiarias, novos condimentos, novos sabores, conhecer outro tipo de cozinhas e aprender diferentes técnicas de confecção está cada vez mais presente no meu dia a dia.

Dou por mim a fazer uma lista de produtos que quero comprar sempre que tenho oportunidade de ir a Lisboa, ingredientes e alimentos que não existem aqui na zona, sendo assim muito difíceis de encontrar.

Cada vez mais curiosa não só com a gastronomia tipicamente portuguesa, mas também com outras cozinhas como a oriental e asiática,  Nestes últimos meses tenho optado por integrar no meu plano alimentar uma alimentação mais saudável e equilibrada, descobrindo assim novos produtos e em paralelo pratos vegetarianos.

São imensas as ideias e receitas que quero preparar, dou por mim a pensar qual a primeira a ser eleita, qual será a minha opção tendo uma vontade enorme de preparar tudo de uma só vez.

Dos blogues que sigo frequentemente são retiradas algumas sugestões para a minha  lista to do que está cada vez maior, os livros e revistas repletos de marcadores coloridos para destingir as receitas que pretendo preparar. E como se isto tudo não fosse suficiente as ideias e combinações vão também surgindo de forma natural na minha mente, ficando tudo registado para em momento oportuno confeccionar.


A sugestão que hoje apresento foi encontrado por acaso numa visita à minha pasta do arquivo de fotos que tenho devidamente organizado por receitas. São receitas preparadas e fotografadas mas que nunca foram partilhadas convosco. Assim, numa dessas visitas verifiquei que tenho umas quantas receitas que já têm algum tempo e que por haver sempre outras que se sobrepõem ficaram um pouco esquecidas.

Olhei bem as fotos e a qualidade não era a que eu pretendia. Pensei em não colocar, mas gosto imenso desta receita que merece ser partilhada.

Que acham deste Caril com Grão?




Ingrediente:

300gr Carne de vaca
1 Lata pequena de grão
1 Morcela com grão do MinhoFumeiro
1 Cebola
2 Dentes de alho
4 Colheres de sopa de polpa tomate
Azeite q.b.
Salsa picada q.b.
Flor de Sal q.b.
Pimenta preta moída no momento  q.b.
1 Colher de chá de caril



Preparação:

Comece por picar a cebola e os alhos. Coloque num tacho e leve ao lume com um pouco de azeite até alourar a cebola. Junte a carne cortada em pequenos cubos e a morcela de grão em rodelas não muito grossas e deixe alourar. Adicione a polpa de tomate, flor de sal, pimenta moída, o caril  e o vinho branco. Deixe cozinhar em lume médio e caso seja necessário adicione água ou um pouco de caldo de legumes.
Quando a carne estiver cozinhada junte os grãos já cozidos e rectifique os temperos. Polvilhe com salsa picada e retire do lume.

Sirva de imediato.



Deliciem-se!

4 comentários:

  1. só coisas boas :D comia isso a qualquer hora do dia.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Quando era pequena detestava grão começei a comer á pouco em hamburgueres e gostei, assim ainda não me atrevi .
    Achei este caril uma delicia, sinto-me tentada a fazer
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. Adoro caril de todas as maneiras, e fiquei super curiosa com essa morcela, deve ser muito bom. um beijo

    ResponderEliminar
  4. Eu cá adoro grão. Durante muitos anos comia Carol praticamente todos os fins de semana. Não fazia em casa, porque sabia que no domingo à seguir o teria no prato.
    Não era caril com grão, por isso acho que este ainda me sabia melhor, porque... Eu cá adoro grão 😍
    Vou guardar
    Beijinhos grandes, Baixinha
    C

    ResponderEliminar