Cuscuz Orientais com Maçã e Romã e uma resolução de inicio de ano




E já estamos em 2015.

Para trás ficou mais um ano enriquecedor, cujo balanço é positivo. Um ano que termina com o Natal
à volta da mesa com muitos e deliciosos pratos, quer doces quer salgados.

Com o novo ano vem também as resoluções. E este ano pretendo dar continuidade a uma resolução que já iniciei no ano de 2014 e que quero reforçar. Apostar numa alimentação mais saudável.

Optar por mais vegetais e legumes numa refeição e reduzir o excesso de hidratos de carbono, optar por alimentos menos processados (integrais), apostar na fruta da época e diminuir a ingestão de açúcares.
No meu dia a dia, alimentos como a aveia, as farinhas integrais e menos processadas, leite de amêndoa ou de Coco já fazem parte da minha alimentação. O chá e o café já há muito que é tomado sem açúcar
Não sou perita nem formada em nutrição, apenas umas uma curiosa no que diz respeito a este tema. No entanto, ao adoptar este estilo de vida irei certamente ter uma alimentação mais equilibrada. (poderá haver sempre um dia ou outro de excepção).

E depois de tantos festejos em volta de uma mesa repleta de gulosas iguarias, na companhia da família e dos amigos, nada melhor que um salada para equilibrar.

Uma refeição mais leve que apesar de fresca é rica em imensos sabores, aromas e texturas, que nos faz viajar até a outro continente.

CUSCUZ ORIENTAIS com MAÇÃ e ROMÃ


(receita adaptada Prato do Dia - 24 Kitchen)

Ingredientes:

200gr Cuscuz
200ml água
1 cebola roxa
1 maçã
1 Romã
1 Colher de chá de Caril em pó
1 Colher de café de Canela
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Manjericão

Molho: Sumo de 1 laranja, 1 colher de sopa de vinagre e outra de azeite





Preparação:

Numa taça, hidrate o cuscuz misturando-o com água quente e tape com película. Reserve.

Corte a maçã em cubos pequenos e pique a cebola roxa, temperando com canela, caril, sal e pimenta. Ligue o preparado com um fio de azeite e envolva bem.
Leve o preparado a caramelizar numa frigideira.
Retire os bagos de romã e acrescente ao preparado que entretanto retirou do lume.

Faça o molho: Misture o azeite com o vinagre e o sumo de laranja. Agite.

Separe bem o cuscuz e junte-lhe o preparado de maçã e doa bagos de romã, e finalmente o molho de laranja. Termine com o manjericão picado grosseiramente.



Deliciem-se!!

2 comentários: