Rabanadas ou Farófias ... qual preferem??


Começo este post por vos dizer que não tinha previsto escrevê-lo. Confusos?!?!

Ora bem!! Então inicio a explicação. Quando coloquei este post, alusivo a alguns doces que me acompanharam na minha quadra natalícia não ponderava colocar algumas das receitas, dado não me ter sido possível fotografar atempadamente os doces. A ideia era apenas um post onde reinava apenas fotos,

No entanto, a pedido de algumas pessoas, comecei a pensar e faz todo o sentido de vos presentear com as respectivas receitas. Apesar de não ter tido possibilidade para tirar mais fotos, não poderia deixar de partilhar as receitas para que possam também confeccionar.

Desse modo deixo-vos as receitas das Rabanadas com Calda de Vinho do Porto e das Farófias no forno com creme de limão. Ambas as receitas foram confeccionadas no workshop que frequentei com a conhecida e querida Isabel Zibaia Rafael do Blogue Cinco Quartos de Laranja, adaptando-as posteriormente ao meu gosto.


Rabanadas com Calda de Vinho do Porto



Ingredientes: 

1 Pão de forma (18 fatias) do dia anterior
6 ovos
5 dl de Leite
4 colheres de sopa de Açúcar
4 Cascas de limão

Açúcar fino q.b,
Canela q.b.
Óleo q.b. 

Calda: 
 250gr Açúcar
 125 ml de Água
 2 paus de canela
 1 flor de Anis
 0,5 dl de Vinho do Porto




Comece por levar o leite, com o açúcar e a casca de limão ao lume até ferver. Retire e coloque numa taça. Bata os ovos noutra taça e reserve.

Leve o óleo a aquecer. Comece a preparar as rabanadas. Passe as fatias de pão pelo leite, depois pelo ovo e leve a fritar de ambos os lados. Coloque sobre papel anti aderente. Depois passe as rabanadas pela mistura de açúcar fino com canela e reserve. Repita o processo até terminar o pão.

Inicie a calda, levando ao lume o açúcar com a água, os paus de canela e a flor de anis, mexa e deixe levantar fervura. Reduza o lume e deixe ferver até formar uma calda mais espessa. Depois retire do lume e acrescente o vinho do porto. Mexa e coloque por cima das rabanadas ou então numa molheira para que pretender.



Farófias no forno com creme de limão



8 Ovos
125 gr de Açúcar
1 pitada de sal

Molho:

5 dl de Leite
Casca de 1 limão
1 colher de sopa de amido de milho
6 colheres de sopa de açúcar
Canela em pó q.b

Manteiga q.b.




Bata as claras em castelo, depois adicione açúcar e uma pitada de sal sem parar de bater. 
Unte um pirex de ir ao forno com manteiga e coloque colheradas do preparado de claras. Vai ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 10 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer mais 10 minutos com a porta entre aberta.

Comece a preparar o creme. Leve ao lume o leite com a casca de 1 limão até levantar fervura. Noutra taça misture o açúcar com a farinha maisena e as gemas batidas. 
Quando o leite já estiver quente, adicione colheradas do leite ao preparado das gemas até misturar bem. Depois leve novamente ao o preparado obtido entre o leite e as gemas até engrossar. 
Retire as cascas do limão e coloque por cima das claras.
Polvilhe com canela em pó antes de servir.

Deliciem-se!!

PS: Peço desculpa pela pouco qualidade das fotos.

2 comentários:

  1. Para mim pode ser uma rabanada se faz favor! ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. A Isabel nunca desilude com as deliciosas sugestões que apresenta.
    Não sou de todo fã de rabanadas, já essas farófias deixaram-me a salivar. Com a frescura do limão só podem ser mesmo deliciosas. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar