Coroa de Natal



A menos de um mês do Natal, o espírito natalício já se faz sentir cá em casa. Gosto particularmente desta época, cativa-me imenso as ruas iluminadas, as montras bem decoradas, as cores dourado, vermelho, verde e prateado que predominam ... as músicas alusivas a esta festividade... Enfim, Gosto do Natal!!

 Os últimos dias de Novembro, por hábito, são sinónimo de alguns dias de férias. E este ano não foi excepção. Com apenas 4 dias que me restam do merecido descanso, a primeira coisa que penso é na decoração de natal. E num piscar de olhos a árvore de natal já está de pé bem ao lado da lareira decorada em tons prata e verde. Bolas de vários tamanhos, repletas de brilho, estrelas e mais alguns adereços, umas luzes brancas iluminam a simples mas majestosa árvore.

Os centros de mesa e a restante decoração também já está nos lugares apropriados. O presépio já se pode deslumbrar logo à entrada, sobre o aparador, dando as boas vindas a quem entra cá em casa. 

Com o espírito natalício a reinar cá em casa é hora de ligar o forno e fazer algo delicioso que transmita num prato todo esse espírito. E dessa inspiração saiu uma Coroa de Natal magnifica, com muitas frutas cristalizadas e passas de uva. Uma doce sugestão bem alusiva à época que aí vem. 

Quando vi este post da simpática e talentosa Inês rapidamente me lembrei desta receita que já alguns meses estava na minha lista to do. Decidi então fazer algo idêntico mas com ar de Natal.


Coroa de Natal




Ingredientes:

300gr Farinha
1 Gema de ovo
40gr Manteiga
170 ml leite morno
3 Colheres de chá de levedura seca
1 pitada de sal
4 Colheres de sopa de açúcar amarelo

** recheio:

70gr manteiga à temperatura ambiente
70gr açúcar branco 
1 colher de chá de canela
125gr de frutas cristalizadas picadas grosseiramente e passas de uva

Açúcar em pó q.b.



Preparação:


Comece por juntar o fermento com o leite morno e o açúcar. Numa taça coloque a farinha, o sal, a manteiga amolecida, o preparado de leite e a gema de ovo.

Amasse tudo muito bem até a massa se começar a despegar da taça. Polvilhe com farinha uma superfície e amasse mais um pouco. Leve depois a massa a levedar cerca de 1 hora num espaço quente, ou até dobrar o tamanho.

Após levedar, polvilhe uma superfície com farinha e com a ajuda de um rolo de massa estique a massa por forma a obter um rectângulo com cerca de 1 cm de espessura.

Bata a manteiga com o açúcar e a canela. Barre o rectângulo de massa com esta mistura e polvilhe com as frutas cristalizadas e com as  passas de uva.

Enrole a massa, formando um rolo. Com a ajuda de uma faca corte ao meio na longitudinal (horizontalmente) o rolo, mantendo uma das pontas unidas. Depois faça uma trança com os dois pedaços, cuidadosamente para as frutas não caírem e forme uma coroa.

Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal a coroa e leve ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 30/35 minutos.

Retire e deixe arrefecer.

Polvilhe com açúcar em pó.

Nota: poderá ver melhor o processo de formar a coroa aqui


.


Com este post participo também no Passatempo Doce de Natal que a Marisa propôs no seu Blog Sweet my Kitchen .

Participem também!!



Deliciem-se!!

6 comentários:

  1. Olá!
    Obrigada por participares no passatempo Vahiné, tem um aspecto fantástico!
    No entanto, preciso que por email me mandes a foto que pretendes usar no passatempo e o teu primeiro e último nome, obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana!!!
    Eu também adoro esse espírito natalino que invade o coração e a cozinha da gente!
    Sua coroa ficou maravilhosa, além de linda está com uma textura sem igual! Parabéns!!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
  3. Ficou linda, e sabe mesmo a Natal, uma sugestão para quem não aprecia a massa do bolo rei.
    Fotos lindas.

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Lindo!!!!!!!! Amei!
    Que lindas fotos!
    Beijos

    Sílvia

    ResponderEliminar