Dacquoise de Limão e Morangos para festejar !!



Quando uma porta se fecha, uma ou mais janelas se abrem…. Nunca este ditado assentou tão bem na minha vida como agora. Todos os dias somos colocados à prova, todos os dias temos que encarar as situações de sorriso na cara e força no coração. Atitude positiva, coragem, e vontade de vencer. Enfrentar com toda a esperança e optimismo as situações mais difíceis e os desafios desconhecidos.
Estes últimos tempos foram tempos de mudança. O blogue Dona Delicia -Atelier de sabores que nasceu em Março de 2014 dá lugar agora, a outro espaço mais abrangente e dinâmico. Dedicada nestes últimos meses (até diria último ano) a estes lindos bolos, foram eles que me roubaram uma grande parte das minhas horas. O que eu gosto deste assalto ao meu tempo livre J. Depois compenso através de autênticos sorrisos no rosto de quem olha para cada bolo. Assim, o Dona Delícia, mais que um blogue de partilha de receitas será um espaço dedicado à área de cake design onde irá residir um portfolio de imagens dos meus últimos trabalhos na área.




Uma ideia que está integrada neste novo projeto, de novas partilhas, de outros temas, de muitas fotografias que me apaixonam e que espero que vos apaixonem também. Histórias contadas através de uma receita partilhada, de um petisco apreciado em redor de uma mesa. Uma história fotografada numa das várias viagens que faço e pretendo fazer. Fotografar culturas, povos, paisagens e comida. Dar a conhecer continentes, países mais longínquos ou de mais perto. Dar a conhecer e rever pedaços do nosso pais, que tanto tem para nos dar e que tão bem me faz (nos faz).
Neste novo espaço contam-se momentos e ideias, partilham-se conceitos inovadores e distintos, sempre ligados ao que mais gosto.
Porque sou feita de paixões, porque são esses meus gostos que me alimentam a alma e me levam a sonhar e a querer tornar sonhos uma realidade.
Sou movida pelo gosto das viagens, da descoberta. Sou apaixonada por comida, novos sabores e texturas, explosão de sabores numa receita única. Experiências gastronómicas partilhadas à volta de uma mesa entre gargalhadas e muitas conversas. Tudo isto associado a um amor incondicional pela fotografia. Paisagens, detalhes, momentos e comida… captados pela minha lente.



E é assim que surge o Hey Strawberry . Convido-vos a se juntarem a ele, a fazerem parte dele, porque ele está de braços abertos para vos receber.
Juntem-se à festa e venham saborear comigo estas minhas paixões. Para já, basta aceitarem uma fatia deste Dacquoise de Limão e Morangos.




Dacquoise de Limão e Morangos

Ingredientes:

*Para merengue:
250 gr Amêndoa triturada grosseiramente
300 gr Açúcar
6 Claras
25 fr de Farinha Maizena
1 pitada de sal

*Curd de Limão (receita adaptada deste livro e já usada nesta receita)
100 gr Sumo de Limão
Casca de 1 limão
140 gr Açúcar amarelo
60     gr Manteiga
2colheres de sopa de Leite meio gordo
2 Ovos + 3 gemas

*Creme e decoração
200 ml Natas
200 gr Queijo mascarpone
100 gr Açúcar em pó
Morangos q.b.

Preparação:

Comece por preparar os discos de merengue. Pré aqueça o forno a 150ºC.
Numa taça misture a amêndoa picada grosseiramente, 100 gr de açúcar e a farinha maizena.
Comece a bater as claras em castelo, por cerca de 2 min e vá acrescentando os restantes 200gr de açúcar sem parar de bater.
Quando estiverem firmes adicione o preparado da amêndoa e envolva tudo muito bem. Forre um tabuleiro com papel vegetal e com o preparado faça 3 discos de tamanho idênticos (cerca de 20 cm cada)
Leve ao forno por 1 hora. Findo esse tempo desligue o mesmo e deixe arrefecer os merengues totalmente dentro do forno. Pode fazer e deixar durante a noite a arrefecer.
Para preparar o curd de limão. Misture os ovos, as gema , o leite, o açúcar e a manteiga. Adicione a raspa de um limão e o sumo. Leve ao lume médio, mexendo sempre até engrossar. Depois passe por um passador de rede para filtrar os grumos e o creme ficar mais suave. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico.
Noutra taça bata as natas até estarem firme, acrescente o queijo mascarpone também ele batido um pouco e o açúcar em pó. Envolva tudo muito bem e reserve.
Lave os morangos, retire o pé de alguns e corte em pedaços.

Para montar o Daquoise. Coloque num prato um disco de merengue, sobre eles espalhe 1/3 do creme das natas. Sobre o creme de natas um pouco de curd de limão e disponha sobre o curd os morangos em pedaços. Repita a operação até finalizar os discos de merengue. Por fim decore com o restante creme de natas e de curd. Finalize a decoração com alguns morangos inteiros.

Deliciem-se!




9 comentários:

  1. Olá Ana! Parabéns pelo novo noco espaço. desejos de muitas felicidades e sucesso neste teu novo projeto de partilha. Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que lindo está este teu novo espaço Ana.
    Amei e podes contar com a minha ssídua presença por cá.
    Que fotos maravilhosas e sim, entendo o conceito que é mais abrangente e a ti te dix mais que um simples blog de receitas. AMO!!!
    Esta dacquoise está de babar e não podias ter escolhido melhor forma de inaugurar este novo espaço.
    Beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada minha querida Lia.
      Serás sempre benvinda a este novo cantinho.

      beijinho
      Ana

      Eliminar
  3. Minha doce Ana,
    muito sucesso para este teu novo espaço. Serei certamente presença habitual (ainda que silenciosa por vezes).
    Beijinho enorme e doce
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Marta, muito obrigada. Serás sempre benvinda a este novo espaço.

      Beijinho Grande
      Ana

      Eliminar
  4. Ficou lindo! Muitos parabéns e muito sucesso.

    saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Minha baixinha linda, parabéns pelo teu novo espaço e pelo que aqui nos mostras. Sei que foi muito pensado e desejada esta mudança e espero que aqui te realizes completamente! Da minha parte quero dizer-te que adorei! Sabes, porque já te tinha dito, que gosto muito das imagens que crias e das tuas receitas e vou amar ver essa tua sensibilidade em outros temas e imagens de outras coisas. Um grande beijinho com muitas saudades!

    ResponderEliminar