Queques de Chocolate numa versão saudável!!



Muito se tem falado sobre estilos de vida mais saudáveis, baseados numa alimentação equilibrada. Depois surgem conceitos como alimentação vegetariana ou vegan, paleo, o detox, superalimentos, comida crua (raw) e muitos outros ideais ... 

Mas como será verdadeiramente uma alimentação saudável?

Na minha opinião, e é somente uma opinião, alimentação saudável é uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes necessários ao nosso organismo. Uma alimentação com a qual nos sentimos bem, que nos reforça as defesas e faz bem à nossa saúde e que seja sobretudo, uma modo de vida e de encarar o dia a dia.
Não basta dietas loucas ou extremamente restritas, hábitos alimentares que nos inibem de consumir alimentos dos quais podemos consumir. Na minha opinião podemos consumir a grande maioria dos alimentos e comer um pouco de tudo, desde que com o seu peso, conta e medida claro. Nada de exageros mas muito menos de restrições totais, até porque o fruto proibido é o mais apetecido, já refere o ditado.
Optar por peixe ao invés de carne, já é um bom principio. Depois atacar fortemente nas verduras e legumes. A fruta é essencial e os hidratos de carbono também que podem ser obtidos através dos cereais do pequeno almoço ou do pão ao lanche e porque não de uma colherzita de arroz ou de uma batata, de preferência batata doce ao almoço.
Reduzir nas gorduras, evitar os alimentos fritos, evitar açúcar refinado e optar por fruta da época e preferir o pão integral são sempre algumas dicas.
Mas esporadicamente uma tacinha de arroz doce, uma bola de gelado ou até mesmo uma fatia daquele bolo de chocolate que tanto admiramos não faz mal a ninguém.
Isto sim para mim é uma alimentação saudável, que aliada ao litro e meio de água que bebo todos os dias e ao exercício que faço regularmente me ajudam a sentir bem.




E a pensar em estilos mais saudáveis, e sobretudo em lanches mais equilibrados, principalmente para as crianças que iniciaram recentemente, deixo uns Queques de Chocolate bem apeticiveis e viciantes. O uso e farinha de trigo sarraceno confere a estes queques a ausência de glutén. O uso de beterraba e courgete dá o toque húmido e suave na massa que é adocicada apenas com um pouco de açúcar mascavado integral.
Uma massa leve e fofa, com o sabor característico do cacau leva a que queiramos comer um queque seguido de outro. Mas atenção, mesmo que mais saudável, há que comer com moderação !!

Pode ver esta receita e muitas outras, na rúbrica "Inspirar & Nutrir" da nutricionista Dr.ª Carla Fernandes, no site Nutrição Feminina.










Queques de Chocolate

Ingredientes:

1/2 Chávena de Beterraba ralada
1 Chávena de  Courgete ralada
3/4 Chávena de Farinha Trigo Sarraceno
1/3 Chávena de Cacau em pó (usei cacau cru em pó)
1/3 Chávena de Açúcar Mascavado Integral
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 ovos
1 colher sopa de Óleo de Coco
Pepitas de Cacau Cru q.b.

Preparação:

Comece por ralar a beterraba e a courgete para taças separadas. Numa outra taça junte a farinha, o cacau, o fermento, a canela, a noz moscada, o bicarbonato de sódio, a beterraba e a courgete entretanto exprimida para libertar algumas água. Misture tudo.
Noutra taça misture os ovos com o açúcar e o óleo. acrescente ao preparado anterior e misture tudo muito bem.
Coloque o preparado em forma de queques ou cup cakes, enchendo somente 3/4 das formas. Polvilhe com algumas pepitas de cacau cru.
Leve ao forno já pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 a 20 minutos. Retire e deixe arrefecer.















Deliciem-se!

8 comentários:

  1. Aninha, estes não me escapam! Têm um aspeto pecaminoso mas são saudáveis como eu gosto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olha que estes queques parecem-me super bem 😊 Também ando numa de vidinha mais saudável. Vou levar 😍
    Beijito enorme, minha baixinha.
    Saudades
    C

    ResponderEliminar
  3. Olha que estes queques parecem-me super bem 😊 Também ando numa de vidinha mais saudável. Vou levar 😍
    Beijito enorme, minha baixinha.
    Saudades
    C

    ResponderEliminar
  4. Gosto sempre de aligeirar principalmente os doces cá em casa e tento que sejam mais saudáveis já que não os consigo evitar. E estes parecem-me uma delícia :)
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Gosto do aspecto. Parecem-me excelentes. Boa!!
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana,
    concordo em absoluto com o que dizes. Acho que temos/podemos/devemos comer de tudo um pouco, dentro de um equilíbrio natural que nos faça sentir bem. Há cerca de um ano e meio decidi mudar algumas regras na minha alimentação, e sem extremismos ou dietas restritivas, posso afirmar com grande alegria que emagreci 9 kilinhos, o que em alguém que tem 1,51mt como eu, faz toda a diferença! :) Mas continuo a comer de tudo. Sim dou preferência a alguns alimentos mais magros, peixe preferencialmente, carnes brancas, muita sopinha e legumes, e acima de tudo moderação a comer. Não basta dizer "ah eu só como peixe", e depois comer uma tonelada de peixe, só porque o peixe "não faz mal". Acho que o maior problema reside na educação alimentar...
    Os teus queques estão uma verdadeira tentação, e imagino que não seja nada fácil comer só um! :)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana,
    Concordo contigo. Equilíbrio e bom senso costumam dar bom resultado em tudo, incluindo na alimentação. Se soubermos ouvir, o nosso corpo costuma dar pistas sobre o que lhe faz bem e não faz e nem todas as "receitas", no que respeita à alimentação, servem para todos de modo igual.
    Gostei destes queques. Não sou muito de doces mas o chocolate é a minha perdição :) Com menos açúcar e farinhas refinadas ainda melhor!
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  8. Ana, concordo em tudo.
    Acho que devemos ter em conta a dieta e os hábitos dos nossos avós, que sempre comeram de tudo, com moderação. Legumes da horta e fruta, muita sopa, pouca carne. Fazer exercício e caminhadas. E ouvir o nosso corpo, saber o que nos faz bem e o que nos faz menos bem. Com direito a dias em que pecamos à vontade, sem culpas.
    E claro que adoro doces mais saudáveis, mas cheios de sabor. Estes muffins estão super tentadores! Eu e o chocolate, já sabes. Adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar