Gelado de Tiramisú





Temperaturas elevadas e calor, muito calor é assim nos últimos tempos. Gosto do calor e do Verão, mas sinceramente não com temperaturas tão elevadas, onde só estamos bem na praia e em banhos no mar ou a fazer piqueniques em lugares mais frescos e à sombra. Dias que nos recordam as férias já passadas que mais perece que foram há imenso tempo e somente passaram mais de quinze dias. Aguarda-se pacientemente as próximas que hão-de chegar daqui a mais umas semanas, para o merecido descanso.

Dias quentes (ou muito quentes) pedem refeições ligeiras, saladas, grelhados acompanhados por refrescos ou limonadas e gelados, muitos gelados.
Sou fã de gelados, principalmente aqueles cheios de sabor, sabores que eu aprecio. De todos os possíveis são os de fruta que menos me cativam, com algumas excepções como é o caso do gelado de maracujá ou de framboesa. Já pelo contrário não resisto a um bom gelado de noz, de chocolate, de caramelo ou até de café... Os sabores são imensos e as combinações possíveis infinitas... é só mesmo saborear, em copo ou em cone, o mais rápido para não se derreter :)






Recentemente adquiri uma máquina de gelados (como era possível ainda não ter) e com a ajuda desta enciclopédia de gelado Rita Nascimento, estou completamente rendida e viciada. Mal acaba um já se pensa no próximo e assim se tem feito uma autêntica maratona de gelados cá por casa. Repletos de sabor e com uma cremosidade única,  por cá já houve gelado de baunilha, gelado de chocolate, gelado de caramelo, gelado de framboesa e agora aquele pelo qual me apaixonei totalmente, um gelado de tiramisú.
Cremoso, saboroso e crocante é assim que o defino. O quejo mascarpone que lhe confere o toque suave, o paladar do café que invade o autêntico sabor dos biscoitos de amaretto, que por si só já dão uma textura crocante ao gelado.



Gelado de Tiramisú

Ingredientes:

250 ml leite gordo
30 gr leite em pó
200 ml natas
3 gemas
110 gr açúcar
150 gr queijo mascarpone
café forte q.b.
Biscoitos Amaretto q.b.
Canela q.b.

Preparação:

Comece por levar ao lume os leites com as natas até estar quase a ferver (não deixar ferver).
Numa taça misture bem o açucar com as gemas. Quando o preparado dos leites estiver quente, juntar ao creme das gemas cuidadosamente batendo sempre para não cozer as gemas. Leve novamente ao lume até engrossar um pouco, o suficiente até cobrir as costas de um colher, fazendo uma "estrada" quando passamos o dedo.
Retire do lume e acrescente o queijo mascarpone mexendo bem. Deixe arrefecer e coloque no frio pelo menos umas 5 horas. (eu deixei de um dia para o outro).
Entretanto coloque na máquina de gelados e processa conforme as indicaçºoes do fabricante.
Quando o gelado estiver arrefecido, vá colocando parte do gelado numa forma alternadamente com os biscoitos de amaretto partidos em metades após passarem pelo café morno.
No final parta mais alguns biscoitos e leve ao frio umas 3 horas antes de servir. Quando servir polvilhe o gelado com canela em pó.

Nota: Para o caso de não ter máquina, passe esse passo.  Coloque logo o preparado numa forma alternando com pedaços de biscoitos de amaretto embebidos no café morno. Leve ao congelador e durante as primeiras 2 horas misture o mesmo a cada 20 minutos para evitar a formação de gelo.




Deliciem-se!!

13 comentários:

  1. Que delícia de receita!!Anotadíssima, quero provar. Parabéns, fotos lindas!

    ResponderEliminar
  2. Mmmm looks delicious!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  3. Ai... não sei! Acho que vou até aí buscar uma bolita!
    A Rita mata-nos! E tu fazes-nos ficar com água na boca! Eu aqui a trabalhar e a ter de ver estas coisas!!! Haja controle nisto!!
    A D O R E I :-)
    Beijinhos querida e saudadinha ;-)
    C

    ResponderEliminar
  4. Ai Ana, que delícia!!Que fotos! Impossível ficar indiferente a este gelado....

    Eu comprei uma máquina de gelados há uns 2 anos talvez... e usei-a 2 vezes se tanto. Não consegui "atinar" com a maquineta... não sei se será ela que não funciona bem, ou se serei eu que não sei trabalhar com ela :) uma das duas será certamente lol. Está lá, esquecida num canto.

    Beijinhos grandes
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta experimenta, vais ver que vais ficar viciada tanto quanto eu.
      Beijinho
      Ana

      Eliminar
  5. Uau... esse gelado está uma autentica tentação. Humm...
    Tão bom!!! :)
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Adoro as fotos, e adoro um bom geladinho feito em casa (como bem sabes!).
    Gosto do calor, mas de preferência a descansar à beira do mar ou piscina e com um geladinho na mão :) Estou como tu, à espera desses dias.
    Um beijinho linda.

    ResponderEliminar