Tortilha de Batata e Espargos


 Gosto de me sentar no sofá bem de frente à varanda da minha sala, vislumbrando a serra, o seu verde, a sua calma que tanto aprecio. Gosto de estar assim, minutos em silêncio, onde somente sou assaltada pelos meus pensamentos. Dou por mim a pensar que esta nova estação veio para ficar com toda a força, instalou-se devidamente sem qualquer cerimónia.
No forno, algo simples está a ganhar vida. O Verão pede refeições leves e ligeiras, práticas, repletas de cor e frescura.
Das coisas boas que o Verão nos dá é a imensidão de frutos e vegetais, uma variedade de cor e de sabor que vai desfilando nas bancas do mercado, nos supermercados ou até mesma na bancada da cozinha.
Sou uma privilegiada por ter a possibilidade de apanhar diretamente da árvore os pêssegos, as ameixas, os figos, as cerejas e os alperces. Dos morangueiros os morangos e da horta as courgetes e os espinafres, os tomates, as alfaces ou até mesmos os pepinos para as saladas. Só há um vegetal que adoro e que infelizmente ainda não consegui que o mesmo componha o meu quintal.
O seu preço é quase proibitivo e é quando está em promoção que o compro. Um bouquet de espargos bem verdes e rijos é sempre benvindo nesta cozinha.
Quem não gosto de espargos numa fresca salada, ou uma açorda de espargos para dias mais frescos, num risotto com algumas lascas de bacalhau ou acompanhando uns ovo.
O ramo de espargos que trouxe no cesto da última vez que fui ao mercado, será um dos ingredientes que compõe a próxima receita.


Assim, numa skillet juntam-se meia dúzia de ovos delicadamente batidos, batatas novas e  os espargos do mercado. Aromatiza-se e tempera-se, uns minutos a cozinhar e  eis que temos uma ligeira refeição, uma tortilha repleta de sabor e cor, acompanhada de uma salada convida a almoços na varanda, ou piqueniques nos parques de merendas.







Tortilha de Batata e Espargos

Ingredientes:

6 Ovos
2 Batatas médias cozidas
1/2 ramo de espargos
Salsa q.b.
1/2 Cebola roxa
Azeite q.b.
Sal e Pimenta q.b.

Preparação:

Numa skillet, ou num recipiente que possa ir ao fogão e forno, coloque a cebola picada e um fio de azeite. Cozinhe a cebola por 3 minutos.
Entretanto, coza as batatas em água com a pele. Retire as batatas e a pele das mesmas. Corte ás rodelas as batatas e reserve.
Retire o caule mais grosso dos espargos e leve a cozer em água a ferver 1 a 2 minutos. Retire os espargos, passe os mesmos por água fria para parar a cozedura e corte em pedaços não muito pequenos.
Acrescente à cebola os espargos e a batata, assim como os ovos ligeiramente batidos. Polvilhe com salsa picada, sal e pimenta. Leve ao lume e com a ajuda de uma espátula , vá mexendo os ovos de fora para dentro durante 1 minuto.
Leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até ficar dourada.
Sirva com uma salada.

Deliciem-se!


3 comentários:

  1. Olá :)!
    Que aspecto delicioso e apetitoso!!! adorei a sugestão!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Querida Ana,
    Sim, ter a sorte de poder colher biológico e directamente da árvore, é mesmo um privilégio!!
    Eu amo espargos e embora aqui também sejam caros, não deixo de comprar, pois amo de paixão.
    fabulosa esta tua tortilha.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Humm... Que bela tortilha.
    Bem apetitosa.
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar