Bolinhos de Amêndoa, Laranja e Cardamomo


Sou uma mulher que gosta e valoriza pequenos detalhes, singelos apontamentos ou pormenores. Seja no meu dia-a-dia, na forma como me visto, como preparo e organizo a rotina, na maneira de planear algo ou até mesmo como recebo os amigos ou familiares cá em casa.
Um lenço a condizer com a roupa, um colar para compor a fatiota, post it's coloridos nos livros de cozinha para distinguir o tipo de receita, Colocar tudo o que necessito na mesma prateleira do frigorífico para o dia seguinte ou até alinhar devidamente os copos e talheres quando preparo uma mesa para receber os meus convidados.


Mas é quando tenho alguma festa ou jantar cá em casa que gosto de alinhavar tudo para que nada fique ao acaso e tudo saia como imagino. A ementa é antecipadamente elaborada e a lista de compras devidamente escrita. Cedo começo a imaginar a decoração da mesa e os seus tons. Um serviço de pratos neutro, optando sempre pelo branco, copos de pé bem altos faz com que a mesa comece a tornar-se elegante. Uma toalha igualmente branca ou simplesmente individuais que contrastem com o seu vidro preto. Por cá usa-se quase sempre guardanapos de pano, não sei se será mania eu prefiro lhe chamar pormenor. Uma jarra adorna a mesa ou algumas velas também fazem parte da decoração.
Preparada a ementa é o momento de a colocar na mesa, e até isso é pensado com todo o cuidado, com loiça bonita, pratos e travessas diferentes, tábuas de madeira ou até mesmo em ardósias.
Um doce vinho servido num decante, uma garrafa de espumante num frapé ou mesmo uma sangria em jarros apropriados.
Talvez seja algum exagero, eu chamo-lhe bem receber. Pode parecer formalismo a mais eu digo bom gosto. São as pequenas coisas, os pequenos detalhes que fazem a diferença. Assim como estes Bolinhos de Amêndoa, Laranja e Cardamomo, que poderiam ser mais uns bolinhos quaisquer, mas que pelas suas características e apresentação marcam a diferença.

A farinha de amêndoa fazem parte da sua composição, as tâmaras adoçam a massa e nem o leite nem manteiga fazem parte dos ingredientes. Assim, estes bolinhos não contêm lactose, são sugar free e são uma excelente opção para quem é intolerante ao glutén. Uma forma saudável de se poder pecar um pouco, e saborear estes bolinhos cujo o aroma a laranja e cardamomo nos eleva os sentidos. A farinha de amêndoa torna a massa destes bolos, uma massa fofa e leve.
Preparados em formato pequeno, para além de ficarem mais mimosos, são a dose ideal para uma sobremesa ou um lanche de fim de semana. Optei pela cobertura de chantilly de coco mas poderiam ficar despidos ou então mais gulosos com um pouco de cacau derretido.

Uma sugestão que irá estar partilhada na rúbrica mensal "Inspirar & Nutrir" da  Nutrucionista Dr.ª Carla Fernandes, e para a qual colaboro mensalmente.


Bolinhos de Amêndoa, Laranja e Cardamomo
(receita adaptada daqui)

(serve 6 bolinhos)

Ingredientes:

3 Chávenas de farinha de amêndoa
1/2 chávena de óleo de coco
1 colher chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 ovos
12 tâmaras demolhadas (cerca de 45 minutos)
Raspa e sumo de 1 laranja
Sementes cardamomo q.b.

Preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte com óleo de coco e polvilhe com farinha de arroz 6 formas pequenas para bolo.
Numa taça misture a farinha de amêndoa, o fermente, o bicarbonato de sódio, as sementes de cardamomo e a raspa de laranja. Num liquidificados processe as tâmaras, junte o sumo de laranja, os ovos e o óleo de coco.
Acrescente ao preparado da amêndoa e misture muito bem. Deite o preparado nas formas e leve a cozer uns 20 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco de desenforme e decore com chantilly de coco, amêndoa laminada e raspa de laranja.
Para chantilly de Coco: Coloque uma lata de leite de coco de um dia para o outro no frio. Retire a tampa com cuidado e coloque a parte branca numa taça. Acrescente 2 colheres de mel e bata bem com a batedeira eléctrica.
 
 

Deliciem-se!!

7 comentários:

  1. Adoro receitas com amendoa.
    Ficarem bem fofinhos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/almondegas-putanesca.html

    ResponderEliminar
  2. Que fofinhos,querida!
    Conheço este método de qualquer lado. Esta organização, este pensar em tudo ao pormenor ☺☺
    Assim, tudo dá certo e recebemos quem mais gostamos mostrando o nosso carinho 😍
    Vou guardar estes bolinhos. Adorei.
    Beijinhos, amiga do meu ❤
    C

    ResponderEliminar
  3. Que fofinhos,querida!
    Conheço este método de qualquer lado. Esta organização, este pensar em tudo ao pormenor ☺☺
    Assim, tudo dá certo e recebemos quem mais gostamos mostrando o nosso carinho 😍
    Vou guardar estes bolinhos. Adorei.
    Beijinhos, amiga do meu ❤
    C

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana,

    São efetivamente os "pequenos" pormenores que fazem toda a diferença. Um colar, uns sapatos, uma pulseira, um simples lenço, do tom certo, conseguem fazer toda a diferença.
    E na hora de receber amigos ou familiares, também concordo contigo. A elegância do branco, elevado com pequenos pormenores, tornam sempre qualquer mesa bem elegante.
    Em relação à tua receita, só posso dizer que de aspeto está magnifica. Uma proposta não só deliciosa como saudável. Eu adoro amêndoa e o sabor que confere às receitas. Por isso gostei mesmo muito desta tua partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ana querida,
    Quem me dera ter tanta atenção a detalhe e ser tão organizada.
    No que diz respeito a organizar jantares, almoços ou festas cá em casa sou-o, até porque gosto dos elogios que daí advêm, lol, mas de resto, assumo-me uma desorganizada do piorio...
    fabulosos estes bolinhos.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. É tão bom ser-se organizada :)
    Eu também o tento ser... Principalmente quando há almoços/jantares aqui em casa! Também para poder estar com as pessoas e não passar o tempo na cozinha!
    No dia-a-dia também acho que o sou. Dias mais que outros! Por vezes deixo tudo preparado para quando chegar às 13h ser só pôr no forno a comida e não demorar muito!
    Quanto aos bolinhos, estão fantásticos e devem ser bem saborosos e para comer com menos culpas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que sou organizada, dentro da minha desorganização hehe.
    Mas sim, gosto de ter as coisas em atenção e os detalhes, os pormenores.
    Nos jantares que damos em casa, sou mesmo muito descontraída, mas todos adoram o que se come.
    E estes bolinhos são um mimo!
    Um beijinho.
    E quando vieres cá avisa!! Vamos comer um gelado e passear.

    ResponderEliminar