Queen of Puddings para um Sweet World


A uma ideia fantástica adiciona-se muito talento, mistura-se q.b. de carinho, envolve-se com colheradas de sabedoria, tempera-se posteriormente com uma pitada de amor. Por fim partilha-se com outros amantes e eternos apaixonados pela cozinha. São assim que grandes projectos se tornam reais e ganham vida.
Um receita nada complexa,de fácil preparação levou duas grandes "cozinheiras" a desafiarem a blogosfera e não só, a participarem no Sweet World, um novo projecto desenvolvido pela simpática Lia do Blog Lemon & Vanilla e pela querida Susana mentora do blogue Basta Cheio.
Sigo a Lia e o seu blogue desde que me lembro de criar este meu cantinho. Não a conhecendo pessoalmente, fica sempre a esperança que num futuro muito próximo, isso possa acontecer e comprovar toda a sua simpatia e disponibilidade. Já a Susana, a minha querida amiga (que já tem um lugar no meu coração) foi há sensivelmente um ano que tive o privilégio de a conhecer pessoalmente. Deste essa data, sempre que vou ao Porto, cidade que adoro, fazemos sempre juntas alguns roteiros gastronómicos. Que sabem tão bem ;)

Apresentações à parte, o Sweet World  desafia os nossos conhecimentos e leva à descoberta de novas sobremesas, novos sabores e outras técnicas. Seguindo uma receita original, a adaptação a outros gostos e sabores fica à porta da cozinha. O objectivo é saborear o seu verdadeiro aroma.
Para dar o "pontapé de saída", nada melhor que uma tradicional sobremesa britânica. Uma base de pudim de pão aromatizada seguida de um pouco de doce de frutos vermelhos e finalizada com uma  cobertura suave de merengue, faz do Queen of Puddings uma tentação que vai querer repetir!!!


A minha escolha recaiu sobre esta receita da tão conhecida Donna Hay, que lá bem distante nos vai deixando receitas bem gulosas e de fácil confecção.
À receita original apenas substituí o aroma de baunilha por raspa de limão e optei pela preparação do merengue italiano em substituição do merengue francês.



Queen of Puddings

Ingredientes:

70gr de miolo de pão
250 ml de leite
250 ml de natas
150 gr açúcar + 5 colheres de sopa
3 ovos
Raspa de 1 limão
1 colher de sopa bem cheia de doce de morango
60 ml de água

Preparação:

Comece por picar o pão na picadora. Numa tacho misture as natas, com o leite, as duas colheres de açúcar e a raspa de limão. Leve ao lume até ficar morno. Depois deita-se esta mistura sobre o pão e deixando arrefecer um pouco. À parte separa as gemas das claras e bata as gemas. Misture as gemas com o preparado do pão.
Unte um pirex com manteiga e coloque o preparado. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos ou até o pudim estar cozido. Retire e deixe arrefecer.
Quando frio barre com o doce de morango.
Entretanto comece a preparar o merengue. Num tacho coloque 150 gr de açúcar e a água e leve ao lume até obter ponto pérola. Noutra taça bata as claras e acrescente 3 colheres de sopa de açúcar. Bata até obter picos. 
Acrescente ás claras e em fio a calda do açúcar continuando a bater com a batedeira eléctrica até o merengue arrefecer na totalidade.
Coloque por cima do preparado do pudim e leve ao forno até dourar um pouco.
Sirva frio.


Deliciem-se!!

9 comentários:

  1. Ficou tão bonito!
    Também gostei imenso do projeto, e conto participar. Gosto particularmente deste tipo de desafios :)
    Um beijinho
    Marta Dionísio

    ResponderEliminar
  2. É um projeto fantástico e o pudim parece ser absolutamente maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fica lindo e deve ser uma delícia. Que bom!!! :)
    Bjinho!!!

    Tânia Tiago
    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Querida Ana,
    Nem sei que te diga, pois além de estar super sensibilizada com as tuas palavras que muito agradeço, estou completamente apaixonada por este teu Queen e pelas fotos lindas, lindas demais!!!
    Muito obrigada por te juntares a nós e por escolheres uma das receitas de uma das minhas Deusas culinárias, a Donna Hay!!
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Aninha, como já te disse Adorei o teu Queen e tudo neste post.
    Antes demais muito obrigada pelas palavras e carinho para com o nosso Sweet, que esperamos desafie e incentive muita gente a fazer coisas destas!
    Depois tudo está fantástico, desde a composição geral/ambiente ao belo do pudim, especificamente. Apaixonei-me por essa espiral que fazes no merengue, simples mas repleta de charme. Uma perfeição.
    Excelente participação, amiga. Obrigada! :)

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo este teu Queen of puddings, e está mesmo a pedir para meter a colher, parabéns!
    Também participei pela primeira vez num desafio e acho que a escolha não podia ter sido melhor, já que eu adoro sobremesas :D
    Já sou tua seguidora, parabéns pelo blog, beijinhos :)
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana :)
    Não conhecia o seu blog, é especial... bela participação. Parabéns!
    Eu não fui a tempo e fiquei só pelo meu blog.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana :)
    Não conhecia o seu blog, é especial... bela participação. Parabéns!
    Eu não fui a tempo e fiquei só pelo meu blog.
    Um beijinho

    ResponderEliminar