Bolo Anjo de Limão com Cheese Cream de Baunilha


O mês de Fevereiro começou de mansinho, sem me dar conta e já vai a meio. É o mês do Carnaval e do dia dos namorados. Ambos acontecimentos que passam um pouco despercebidos aqui por estes lados.
Nunca fui muito adepta do Carnaval, apesar de me mascarar quando era criança, mas com o passar dos anos deixei de o apreciar. Assim, em tempos de criança fantasiava-me das mais diversas personagens. Recordo-me da minha mãe me fazer uma saia com retalhos de tecidos coloridos, um chapéu e uma maquilhagem colorida e lá ia eu toda contente vestida para festejar. Lembro-me também que num dos anos vesti-me de criada e de pipi das meias altas. Mas a personagem que mais gostei de vestir foi mesmo de capuchinho vermelho. Assim, de meias brancas e saia preta, blusa branca com uma golinha de renda e uma capa com capuz vermelho. De cestinho no braço lá ia eu a saltitar toda contente, vestida a rigor para celebrar o Carnaval na escolinha. Teria na altura uns 7 ou 8 anos, andaria na escola primária. Fantasias de outros tempos, bem diferentes dos tempos de hoje, na minha opinião mais genuínas e simples.


Já o dia dos namorados, é uma celebração que sinceramente não faz qualquer sentido, principalmente quando levada ao consumismo que existe. Na minha opinião, não deverá haver um dia dos namorados,  amor entre duas pessoas deverá ser celebrado 365 dias por ano (este ano será 366 ;)) e não numa data especifica, marcada no calendário. Celebrar sim mas com algo mais modesto e singelo. Aprecio mais a ideia de um jantar em casa com a lareira acesa e com uma ementa diferente e  requintada. E porque não ir já para a cozinha e começar a pensar no que vai preparar.Ficam aqui algumas sugestões. Que tal optar-se por esta entrada e por este prato principal. Quanto à sobremesa, essa deixo-vos mais abaixo. Um Bolo Anjo com recheio de doce de morango e cobertura de cheese cream de baunilha.
A receita do bolo já a tinha partilhado aqui neste post. No entanto, reduzi a quantidade porque queria um bolo mais pequeno.

Que posso eu dizer deste bolo para além de ser uma maravilha. E um bolo muito fofo e saboroso, o doce de morango dá-lhe um toque mais doce e o cheese cream fornece ao bolo a frescura necessária. Uma autêntica tentação, não acreditam?!?!? Ora vejam!!


Bolo Anjo de Limão com Cheese Cream de Baunilha

Ingredientes:

10 Claras batidas em castelo
290 gr de açúcar
150 gr de farinha
raspa de 1 limão
2 Colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de cremor tártaro
1/2 colher de café de sal
Doce de morango q.b.

*para cobertura:
   200 gr de queijo creme
   100 gr de manteiga
   200 gr de açúcar em pó
   1 colher de sobremesa de essência de baunilha 

Preparação:

Comece por pré aquecer o forno a 180ºC . Untar e polvilhar com farinha 2 formas de 18 cm.
Numa taça bata as claras em castelo. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Acrescente o cremor tártaro, o sal, a farinha, o sumo de limão e a raspa de limão. Envolva tudo muito bem.
Divida a massa pelas duas formas com igual proporção e leve ao forno a cozer cerca de 30 minutos.
Retire e deixe arrefecer numa grelha.
Quando o bolo estiver totalmente frio, com a ajuda de uma faca divida o bolo em duas partes. 
Coloque uma parte no prato e recheie com o doce de morango. Por cima disponha mais uma parte do bolo e recheie novamente e assim sucessivamente.
Prepare a cobertura. A manteiga deverá estar à temperatura ambiente. Bata a manteiga com o açúcar e acrescente o queijo. Bata mais um pouco e leve ao frio.
Comece por barrar o bolo um pouco e leve novamente ao frio. Por fim barre totalmente o bolo, até terminar o creme. Decore a gosto. Leve ao frio até servir.


Deliciem-se!!

12 comentários:

  1. Adoro bolos em camadas! Está lindo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga, que bolinho mais lindo.
    Nota-se tão bem o quão fofo ele é. Dava tudo por uma fatia neste momento... Para me adoçar...
    Beijinho enorme e o Carnaval, realmente, também não me diz nada, mesmo nada!
    Cuca

    ResponderEliminar
  3. Está tão lindo que parece um bolo de noiva! Ou dos namorados, pronto ;)
    Beijinhos. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolo anjo pela sua leveza e este está digno de qualquer mesa de festa :)
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Ana meu doce,
    Cá eu não gosto de Carnaval. Nunca gostei por causa das brincadeiras parvas com farinha e ovos e essas tonteiras, mas sim, percebo o teu sentimento e acho que para as crianças é um momento lindo em que se podem disfarçar dos seus personagens preferidos, além de que os desfiles carnavalescos são algo de lindo de se ver.
    Concordo contigo quanto ao Dia dos namorados e ao consumismo absurdo desse e doutros dias, como o Dia da mãe e do pai e da criança e do gato... tudo só para o consumo!!
    O que eu consumia e já, era uma fatia deste bolo que está lindo de morrer, delicado e só apetece mesmo espetar-lhe o garfo.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo, lindo parabéns.
    Só de olhar já apetece arrancar uma fatia do visor e começar a saborear.
    Beijinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  7. Aninha, é impossível ficar indiferente à elegância e beleza deste teu bolo maravilhoso.
    Além de um exterior sublime, esse interior convida a provar imediatamente! :)
    Estou como tu, não ligo muito ao Carnaval... Contudo sou obrigada a adaptar-me por condicionantes maternais :) E vê-los mascarados todos felizes, é o que dá sentido ao nosso Carnaval.

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  8. Identifico-me tanto com as suas palavras! Concordo em absoluto!
    O bolo está simplesmente perfeito! ;) E gosto muito do pormenor da orquídea na decoração! (Não tivesse feito um bolo assim no fim-de-semana passado :P)

    beijinho,
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana!
    Estou completamente de acordo contigo em relação ao Dia dos Namorados. Essa e outras datas são de apelo ao consumismo e sim, nada como festejar de uma forma mais simples e intimista e não apenas nesse dias, mas em todos os dias do calendário.
    Também me mascarei imensas vezes no Carnaval, mas acho que isso é característico da infância. Com o passar dos anos fui deixando de gostar do Carnaval e hoje em da evito mesmo. :)
    O que eu não evitava era uma generosa fatia desse bolinho lindo que deve ser tão delicioso. Está sublime, com uma apresentação magnífica e digno para celebrar o amorrrr! eheh.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Oh Ana. Fiquei deslumbrada com esse teu bolo. Perfeito para celebrar o amor, seja no dia dos namorados, seja noutro dia qualquer... Tenho a certeza que ficou uma delícia, a julgar pelas lindas fotos.
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar