Aletria Doce à Antiga




Cá estou eu de volta a este cantinho, agora já em 2016!!
Balanço de final de ano feito e novas resoluções de um novo ano que já se apresentou devidamente escritas. É hora de colocar mãos à obra e aproveitar mais um ano da melhor forma. Novo ano novos recomeços!
2015 foi para mim um ano de reforço de ideias, de opiniões e conhecimentos. Foi um ano em que amadureci em algumas áreas e que consolidei aprendizagens passadas. 
Reforcei o gosto pela fotografia, viajei para outro continente, conheci novas pessoas, frequentei alguns workshops que me elevaram os conhecimentos, participei em concursos, fui uma das finalistas do concurso A Mesa do Portugueses e consegui ter 12 minutos de fama (risos). Descobri novos restaurantes, novas lojas, experimentei outros ingredientes, comprei alguns livros (não tantos como queria) e mais props. Partilhei muitas receitas e comecei a colaborar com a Drª Carla Fernandes na rubrica mensal "Inspirar e Nutrir".
Para 2016 a palavra de ordem será explorar. Pretendo ir ao encontro de novos projectos, investir noutras áreas que tanto gosto e que foram deixadas meio adormecidas. Este ano será o momento ideal para as fazer renascer. Poderei estar mais ausente, mas não vos abandonarei nas partilhas e nas receitas que tanto gosto de vos brindar.



Para começar bem o ano e adiando um pouco a dieta, e porque ainda estamos em tempos de festas, vamos lá celebrar o Dia de Reis. Acredito que na maioria das casas é o Bolo Reis mais ou menos tradicional que estará presente nesta celebração. Mas por cá e para quebrar a rotina e a tradição, trago uma sugestão não menos tradicional desta época a Aletria. 
Há quem goste, há quem não aprecie. Eu sou das pessoas que apreendi a apreciar. Apesar de gostar de massa, o arroz doce foi sempre o eleito por aqui. Mas esta aletria conseguiu me cativar e encantar. Cremosa, simples de preparar e com um sabor autêntico da canela que eu tanto amo, conseguiu me convencer.

E por aí, estão convencidos?!?


Aletria Doce à Antiga
(adaptada daqui)

 Ingredientes:

100 gr Aletria
4 gemas
250 gr Açúcar
125 ml água
1 pau de canela
2 vidrados de limão
Canela em pó q.b.


Preparação:

Comece por cozer a aletria em 1 litro de água, cerca de 5 a 8 minutos. Escorra a água e reserve a aletria cozida. Antes de levar a cozer parta a aletria em pedaços mais pequenos.
Num tacho coloque o açúcar com a água, assim como os vidrados de limão e o pau de canela. Deixe ferver até atingir o ponto de pérola. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco, e acrescente a aletria assim como as gemas batidas em fio. Mexa bem para as gemas não cozerem.
Leve novamente ao lume para engrossar. Retire do lume e coloque numa travessa. Deixe arrefecer e polvilhe com canela em pó.

Deliciem-se!!

10 comentários:

  1. Eu diria que foi um ano em cheio Ana!!
    Espero que sim, que realizes todos os projectos e sonhos a que te propões este ano e que sejas feliz, pois isso é que importa.
    Olha, aletria sempre foi tradição de Natal na casa dos meus avôs e depois dos meus pais. Para a minha mãe, Natal, não é Natal se não tiver, nem que seja um pratinho de aletria...
    Eu não gosto!! Também sempre preferi o arroz doce, mas acreditas que depois da tua descrição, estou tentada a dar-lhe mais uma oportunidade? Vamos ver...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia realmente o arroz doce fique sempre no topo. Mas esta Aletria convenceu-me pelo menos em parte.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Ana, mas que aletria mais tentadora minha amiga! Esta come-se com os olhos de tão linda que é. Confesso que também não é das minhas receitas favoritas no Natal e continuo a preferir o arroz doce, talvez pelas memórias de infância a ele associadas. Mas esta aletria está qualquer coisa de divinal.
    Tiveste um ano bem preenchido e este vai com certeza ser ainda melhor. Da minha parte desejo que consigas realizar todos esses desejos a que te propões e espero encontrar-te por aí nem que seja para tomarmos um café. ;)
    Um beijinho e Feliz 2016!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio, que 2016 seja um ano em grande para ambos.
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
  3. Estou convencidíssima!
    Pela primeira vez fiz aletria neste Natal. Não é tradição na minha casa. Por lá é mais o pudim e o bolo de côco. Esses têm de estar sempre presentes.
    Mas este ano resolvi acrescentar a aletria e digo, contentíssima, que desapareceu num intantinho. E a tua está divinal. Que amarelinho lindo!!!
    Gosto da tua proposta para este ano e vou explorar contigo, boa??
    Muitos beijinhos, baixinha do meu coração. Um ano repleto de alegrias, coisas boas e todos os teus projectos realizados ;-)
    Excelente 2016

    ResponderEliminar
  4. Amiga, Parabéns por um ano tão preenchido como este. Foi sem dúvida fantástico!
    Não o sei apenas pelo que descreves, mas porque acabei por viver um pouco dele contigo, mesmo á distância. ;)
    Para 2016 só pode melhorar!!! Tudo do melhor para este ano.
    A tua aletria está com o ar mais reconfortante possível e só apetece meter a colher!

    Bjsss grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, 2015 foi um ano em grande onde tive a oportunidade de te conhecer pessoalmente. Mas 2016, esse vai ser ainda melhor. Perto ou longe estaremos sempre uma ao pé da outra.
      Beijinhossss
      Ana

      Eliminar