domingo, novembro 1

Tarteletes de Chocolate e Castanhas



Chegamos a umas das épocas do ano que mais gosto. Adoro os seus sabores, os cheiros e as cores. Gosto das pantufas confortáveis que me aquecem os pés, gosto dos cachecóis que aconchegam o pescoço ou até mesmo das luvas que evitam as mãos geladas. É nestes meses que a lareira se acende, que as chávenas de chá fumegantes me fazem companhia enquanto vejo um filme ou aprecio uma série na televisão. Para as refeições opta-se pelos assados, um belo pretexto para  ligar o forno preparando um prato que reconforta o estômago e a alma, com sabor e aromas outonais que invadem a minha cozinha e se espalham por toda a casa.

O frio já se começa a sentir e os dias de sol são cada vez menos. Mas mesmo assim há sempre tempo para um passeio de domingo à tarde, em família.  Lancha-se na pastelaria preferida, passeia-se pela cidade ou simplesmente saboreia-se um cartucho de castanhas assadas. Chegou a época das castanhas e em cada esquina lá está o senhor com o carrinho de castanhas assadas para as delicias dos miúdos e dos graúdos. Quentinhas e a fumegarem é difícil resistir ao cone feito de papel pardo ou de jornal com algumas castanhas assadas.





Está na hora de acender a lareira e assar meia dúzia de castanhas. São estes simples gestos que me transportam para as recordações de infância onde em volta de uma lareira acesa, na companhia dos meus pais aguardávamos pacientemente que as castanhas assassem. O meu pai com a ajuda de uma tenaz apertava cada castanha e quando a casca se separava estariam prontas a comer. Felizmente são memórias que perduram e que ainda hoje alguns serões são assim. Serões bem passados e acompanhados ao som da lareira acesa e ao sabor de castanhas assadas.

Viajo novamente nos meus pensamentos, agora até à um ano atrás quando fui fazer um passeio à bonita vila de Marvão. Descobri ao chegar que naquele fim de semana se celebrava a Feira da Castanha. Eram imensas as pessoas que estavam a visitar Marvão, Portugueses mas acima de tudo uma imensidão de espanhóis. Cheguei a questionar-me se estaria em Portugal ou se teria me enganado e atravessado a fronteira. É uma feira onde a castanha é rainha. Desde os pacotinhos com meia dúzia de castanhas assadas acompanhadas de um copo de um bom vinho tinto ou branco, passando pela doçaria, como o pastel de castanha ou até mesmo versões de pratos salgados como pizza e empada de castanha.Não falta na feira animação. Desde animação de rua, passando pela música, as peças de teatro. Podemos apreciar produtos da região e outros produtos artesanais nas barraquinhas que ali estão.Todos os anos Marvão acolhe esta feira e com ela os milhares de pessoas que a visitam. Vale sempre a pena uma visita para saborear  verdadeiras iguarias com a rainha Castanha!

  
Até essa visita podem sempre começar por aceitar a sugestão que vos trago hoje. Umas Tarteletes de Chocolate e Castanhas bem ao sabor desta estação.
Desde que vi a receita no livro Popina: Iguarias Saudáveis da Isidora Popovic aprecei-me a marca-la com um post-it. Era só esperar pela época em que as castanhas começam a invadir as bancas dos mercados.

Chegamos a Novembro a passos largos e com ele chegaram também as castanhas que me fazem olhinhos sempre que passo por elas, está na hora de preparar a Tarte de Chocolate e Castanha da Isidora. Optei por dividir a tarte em pequenas tarteletes e assim preparei cerca de cinco tarteletes. Uma massa de chocolate que carrega um cremoso creme de castanha e um ganache com a mistura de chocolates que elevam o sabor da castanha. Alguns pedaços de castanha cozida conferem a estas tarteletes uma textura crocante que contrasta com a cremosidade do chocolate e do creme de castanha.
Uma sugestão para ser saboreada calmamente, sem pressas, sem planos na companhia de uma chávena de café ou de uma xícara de chá, apreciando o crepitar da lareira.


Preparei algumas tarteletes para presentear os talentosos e fantásticos cozinheiros (as) do grupo Dia Um... Na Cozinha, nesta 30ª edição cujo tema não poderia ser mais apropriado ao momento, Iguaria com Castanhas. Espero que gostem e que apreciem tanto quanto eu.




Tarteletes de Chocolate e Castanhas

(receita ligeiramente adaptada daqui)

(cerca de 5 tarteletes)

Ingredientes:

** Massa:

225 gr farinha sem fermento tipo 65
20 gr cacau em pó
10 gr de chocolate em pó
125 gr de manteiga sem sal
85 gr de açúcar amarelo
1 ovo


** Creme de Castanha

250 gr de castanhas cozidas ( cerca de 500 gr com casca)
150 gr de açúcar
50 ml de água
1 pau de canela


** Massa Fofa de Castanha

35 gr manteiga sem sal
35 gr de açúcar amarelo
1 ovo
60 gr farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento em pó
50 gr de castanhas cozidas picadas grosseiramente
2 colheres de sopa de água fria
35 ml de natas

** Ganache de Chocolate

60 gr chocolate de leite
60 gr de chocolate negro (usei com 70%)
190 ml de natas

Cacau em pó q.b.





Preparação:

Comece por preparar o creme de castanha. Faça um corte nas castanhas e leve ao lume a cozer em água cerca de 15 minutos. Retire a pele e caso ainda estejam cruas leve a cozer por mais 5 minutos com uma nova água. Retire e esmague as mesmas.
Leve ao lume o açúcar com a água e o pau de canela, quando estiver a ferver junte as castanhas. deixe cozinhar por mais 5 minutos. Caso as castanhas não estejam totalmente desfeitas, triture com a ajuda de uma varinha mágica. Reserve o creme.

Noutra taça prepare a massa. Coloque na taça a farinha,  cacau, o chocolate, o açúcar e o fermento. Misture tudo. Corte a manteiga frua em pedaços muito pequenos e acrescente á farinha. Amasse um pouco até desfazer a manteiga. Por fim acrescente o ovo e amasse bem.
Polvilhe uma superfície com farinha e estenda a massa forrando as tarteletes. Leve ao frio enquanto prepara os restantes recheios. ( No caso de ter um processador. Coloque todos os ingredientes e misture).

Para a massa fofa de castanha. Bata a manteiga com o açúcar até obter um preparado cremoso. Junte o ovo, a farinha e o fermento. Misture tudo muito bem. Por fim acrescente as castanhas picadas grosseiramente, as natas e a água. Misture tudo.

Pré aqueça o forno a 180ºC. Entretanto retire as tarteletes do frio e coloque no fundo um pouco do creme de castanha. Por cima coloque um pouco de massa fofa de castanha. Repita o processo para todas as tarteletes. Leve a cozer ao forno cerca de 25 minutos.

Retire e deixe arrefecer. Apare um pouco o topo das tarteletes e comece a preparar a ganache. Leve ao lume as natas até ferver. Retire do lume a acrescente o chocolate partido em pedaços mais pequenos. Misture bem até o chocolate estar totalmente derretido. Deixe arrefecer.
Por fim coloque o chocolate no cima das tarteletes e leve ao frio até servir.
Polvilhe com cacau em pó.




Deliciem-se!!

14 comentários:

  1. Lindíssimas!!! Um autêntico pecado de tentação :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também adoro este tempo e adoraria provar esses maravilhosas tarteletes.

    ResponderEliminar
  3. Nem te atrevas a comer essas tarteletes todas! Tambem quero!

    ResponderEliminar
  4. Soberbo. Texto e imagens de excelente bom gosto. Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto muito de castanhas, mas se calhar experimentava estas tarteletes,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Ficaram bem bonitas!
    E ando apaixonada pelas tuas fotos... ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Eu também adoro tudo o que enumeras nesta altura do ano Ana e umas pantufinhas quentinhas..., aiii que bem que sabe!!
    Estão magníficas estas tuas tartes e a combinação, já sabemos, é um clássico que resulta sempre!
    Um beijinho,
    Lia

    P.S. - Amo as fotos. LINDAS!!!

    ResponderEliminar
  8. O interior está mesmo guloso, boa sugestão.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Não podias mesmo ter escolhido melhor :-)
    São mesmo deliciosas, quer em tatelettes quer em tarte! E eu sei!!! :-)
    Fotografias LINDAS
    Beijinho grande, minha Baixinha e saudades ;-)
    Cuca

    ResponderEliminar
  10. Ficaram lindas estas tarteletes! Não conhecia o blog, mas fiquei fã :) beijinho
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Que lindas tartes, adorei :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Chocolate e castanha Ana, que coisa boa!
    E ficaram tão lindas. De facto o Outono traz maravilhas e ainda bem que a chuva deu tréguas.
    O interior está de babar. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Ficaram lindíssimas :)
    Nunca experimentei juntar o chocolate com a castanha mas acredito que tenha sido um sucesso!
    Já fiquei com a "pulga atrás da orelha" :)
    Estão óptimas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Gostei tanto destas tarteletes, Ana!
    sabes que adoro o livro da Popina, e digas o que disseres, também adorei estas fotos ;)
    Agora, enquanto não experimentar esta receita, fico a imaginar a maravilha que será saborear estas delicias.

    Bjinhos grandess

    ResponderEliminar