Bolo de Cacau e Beterraba com Cheesecake de Mirtilos para um Aniversário Único




De coração cheio e muito feliz foi assim que me senti no dia do meu aniversário.
Nada fazia prever que iria ser um dia repleto de emoções e recheado de muitos sorrisos. Um dia que para recordar de sorriso aberto e de olho a luzir. Há precisamente uma semana atrás estava a saborear todos os minutos, todos os momentos como se fossem únicos.
Como é possível que apenas um simples telefonema possa transformar, o que seria apenas um dia de aniversário, num dia inesquecível.
O despertar foi cedo. Pouco mais das 6h da manhã fazia-me à estrada. Gaia era o destino, mais propriamente os Estúdios da RTP1. Uns minutos de fama (risos) transformados numa partilha do meu Bacalhau Gratinado com Legumes e Broa com milhares de pessoas, no programa da Praça, ou não fosse eu umas das dez finalistas do concurso A Mesa dos Portugueses.
Ainda sem estar em mim com tamanho contentamento, decidi aproveitar cada segundo ao máximo. Fui muito bem recebida, com toda a simpatia por todas as pessoas que lá trabalham. Conheci pessoas fantásticas, amáveis e que fazem questão de nos integrar naquele meio. Também foi um dia de aprendizagem.

          (imagem da página A Mesa dos Portugueses)

Tive o privilégio de ter a colaboração e ajuda da Chef Inês Diniz, do restaurante Casa Inês em Campanhã no Porto. De uma tamanha simpatia, foi a sua simplicidade e humildade que mais me cativaram. Uma empatia desde os primeiros segundos fizerem daquela manhã minutos memoráveis.
O cenário estava montado, as câmaras seguiam na nossa direcção e a apresentadora Sónia Araújo brindava-nos com os seu sorriso. Já estou em direto pensei eu no momento em que ligava a placa e começara a cozinhar. De sorriso estampado no rosto e de ânimo sereno e descontraído, fui apresentando o meu prato à boleia de conversas cruzadas. Os nervos esses nem apareceram, as pernas não tremeram, a voz não falhou e as mãos seguiram na direcção correta dos alimentos.
Os minutos passam sem darmos conta, e no final respiro fundo e dou por mim a querer mais....
O relógio marcava as 12h e 30 minutos quando saíra acenando o porteiro que me retribuía com mais um sorriso.


O dia continuou do outro lado do Douro, numa cidade que adoro e que me acolhe da melhor forma cada vez que a visito.
O sol já tinha dado lugar ao céu escuro iluminado apenas pela luz da lua e de algumas estrelas quando regresso a casa.
À minha espera estava um bolo decadente e tentador, como forma de continuar a festejar o dia.
Ao contrário de algumas pessoas eu gosto de festejar o aniversário, e nesse festejo nunca falta um bolo preparado por mim. Mais elaborado ou mais simples, são os sabores que gosto ou que mais valorizo no momento, os eleitos para a sua preparação.
Um bolo de cacau e beterraba apresentado em doces e saborosas camadas. A beterraba confere uma massa mais húmida e leve ao bolo de cacau que ao ser regado com a calda dos frutos vermelhos faz com que o bolo se desfaça delicadamente a cada garfada. O cheesecake que é cozido previamente com sabores de limão e mirtilos que combinam na perfeição com os restantes elementos. Frutos vermelhos e chocolate o casamento perfeito, a clássica conjugação que nunca nos deixa ficar mal e que me apaixona.
Apaixonem-se também por cada fatia desta maravilha!!




Bolo de Cacau e Beterraba com Cheesecake de Mirtilos 

*Para massa bolo:

4 ovos
2 chávenas de açúcar amarelo
2 Chávenas de farinha
120 gr manteiga
1 beterraba média ralada
1/2 chávena de cacau
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal fino
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

* Para cheesecake:

400 gr queijo creme
1 iogurte natural sem açúcar
1 chávena de açúcar em pó
3 ovos
2 colheres de sopa farinha sem fermento
Raspa de 1 limão
125 gr de Mirtilos

* Calda de frutos vermelhos

1 chávena e meia de frutos vermelhos congelados (usei cereja, morango, framboesas, mirtilos e amoras silvestres)
1/2 chávena de água
1/3 chávena de açúcar
Sumo de 1/2 limão

* Cobertura de chocolate

100 gr chocolate em tablete
50 gr de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de mel

* Decoração:

Pedaços de chocolate com pimenta rosa
Frutos vermelhos (usei Morangos, Framboesas, Amoras e Mirtilos)

Nota: Pode usar somente um tipo de frutos vermelhos ou usar outra combinação.





Preparação:

Comece por preparar o bolo de beterraba e cacau. 
Rale a beterraba e reserve. Num processador (ou liquidificador) coloque os ovos, o açúcar, a essência de baunilha e a manteiga. Bate tudo até ficar um preparado cremoso. Acrescente a beterraba e bata tudo novamente. Coloque o preparado numa taça e acrescente o cacau, a farinha peneirada, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio. Envolva tudo muito bem até ficar envolvido.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe com cacau. Coloque a massa e leve a cozer em forno pré aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.

Nota:
Pode fazer a receita completa e colocar numa forma de 26 cm e quando frio cortar ao meio. Eu preferi fazer dois bolos, preparando metade da receita e utilizando uma forma de 22 cm. 

Entretanto prepare o cheesecake. Numa taça bata o queijo creme com o iogurte, o açúcar em pó, os ovos e a raspa de limão. Acrescente a farinha peneirada e envolva, assim como os mirtilos.
Leve a cozer numa forma com o mesmo tamanho do bolo, forrada com papel vegetal e untada com manteiga. Leve ao forno a 180ºC 45 minutos. Retire e deixe arrefecer completamente.

Para fazer o molho de frutos vermelhos, junte num tacho os frutos vermelhos, o açúcar, a água e o sumo de limão. Quando os frutos estiverem totalmente descongelados deixe ferver 5 a 10 minutos. Coe a calda e reserve o molho e os frutos.

Prepare a cobertura na altura da montagem do bolo.Junte o chocolate com o mel e a manteiga num tacho e leve ao lume até estar totalmente derretido.




Montagem do bolo:

Coloque uma das partes do bolo (ou um dos bolos para quem prefere fazer 2 bolos) num prato de servir. Regue com um pouco de calda de frutos vermelhos. Por cima coloque os frutos vermelhos reservados. Depois coloque o cheesecake e por fim coloque a outra parte do bolo (ou o outro bolo) que também já foi regado com a calda.
Coloque a calda por cima do bolo, fazendo com que alguma cobertura escorra para as laterais. Decore com pedaços de chocolate com pimenta rosa e frutos vermelhos.
Leve ao frio até servir.



Deliciem-se!!

8 comentários:

  1. Nem sei que dizer! Antes de mais parabens pelo teu aniversario, pela tua participaçao no programa e por esse bolo maravilhoso! Adoro bolos humidos e densos quase a pender para brownie e adoro cheesecake! Definitivamente são as minha sobremesas favoritas por isso a combinaçao dos dois faz-me imensamente feliz! Esse bolo está lindissimo e vou ja colocar a receita de parte para o fazer no meu aniversario! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou um bolo fantástico e tem um aspecto tão gulosos
    Parabéns
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Que dia emocionante Ana!
    Parabéns atrasados e que festejes muitos mais.
    O bolo... Bem... Nem sei que dizer, pois é brutalmente lindo e essa combinação de sabores, mesmo perfeita. Essa ideia do cheesecake é genial e faz um efeito lindo.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Foi um dia em grande e feliz pelo que vejo!
    Muitos parabéns Ana :)
    E este teu bolo está lindo, adoro o cheesecake com mirtilos ali pelo meio, a surpreender.
    Um beijinho e felicidades.

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns ;) O bolo tem um aspecto fantástico, perfeito para um aniversário!
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ana, que dia fantástico de anos! Acredito que nunca o esqueças e fico contente por te teres saido tão bem! Estiveste lindamente!
    Esse bolinho está com um ar fantástico.
    Beijinho

    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
  7. Oh Ana, então é muito mais conhecida do que diz, até já vai apresentar as suas delicias à televisão? Tal como me mostrou no telemóvel, o bolo tem um aspecto magnifico e de sabor também deveria estar divinal. Cá espero pelo do ano que vêm. Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Aninha, os Parabéns tive o prazer de te dar pessoalmente no próprio dia, este ano tão especial! :)
    Partilhamos o almoço e partilhei do teu entusiasmo e felicidade neste aniversário único e certamente inesquecível. E fico tão contente que o tenhas vivido na minha terra.
    Mereces e agora quero-te cá para a próxima fase! Nem quero saber... :D :D
    O bolo, esse está fantástico. Bem decadente, intenso e cheio de contrastes. Adoro!!!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar