Acordo com os raios de sol a invadir o quarto e desperto com as badaladas do sino da igreja que me informa das horas. Está na hora de me levantar, de saborear a calma e paz que se instalou naquela manhã de domingo.
São manhãs assim que quebram a monotonia e a rotina de dias apressados. Preparam-se refeições delicadas e saboreiam-se momentos em câmara lenta, como se não houvesse amanhã, aproveitando cada minuto de forma infinita.
E como a manhã já vai tarde, decido preparar um pequenos almoço tardio que se arrasta até a um almoço antecipado. Preparo uma mesa variada, colorida e repleta de sabor. Preparo uma mesa cheia de vida, preparo um brunch.
Escolho como companhia o último livro da Cláudia S. Villax, Brunch, o qual adquiri recentemente e que faz companhia a mais outros tantos.
Um livro simples, de receitas práticas, que privilegiam os produtos da estação, convidando a fins de semana em volta de uma mesa sem pressas, tornando-os especiais e únicos. Um livro descontraído para momentos descontraídos,
São várias as delicias que preparo para o meu brunch. São presença confirmada umas panquecas, pão fresco, algumas compotas e manteiga assim como uma pequena tábua de queijos guarnecida com frutos secos.Não foram esquecidos os ovos mexidos assim como umas tarteletes salgadas. Mais ao canto deslumbra-se alguma fruta da época e uns pequenos queques.
Mas a mesa não ficaria completa se não houvesse umas bruschettas. Desfolho novamente o livro e inspiro-me! Preparo umas Bruschettas de Queijo de Cabra com Compota de cebola roxa e tomilho.
É hora de colocar uma música calma e namorar uma mesa recheada de sabor, aromas e cor. Reforçando a força e a energia necessária para os dias apressados e as rotinas diárias, para receber mais um mês que chega em modo acelerado.
E com a chegada de Setembro é o momento de participar em mais uma edição do Dia Um... Na Cozinha, cujo tema são Bruschettas. Assim convido-vos a todos a se sentarem ao redor desta mesa e se servirem dumas Bruschettas de Queijo de Cabra com Compota de Cebola e Tomilho.
Bruschettas de Queijo de Cabra com Compota de Cebola Roxa e Tomilho
Ingredientes:
1 Baguete grande
Queijo de Cabra (usei queijo chevre) q.b.
Compota de cebola roxa q.b.
Manteiga derretida q.b.
Raminho de tomilho fresco q.b.
* Para a Compota de Cebola Roxa:
4 Cebolas Roxas
1 Folha de Louro
1 colher de café de piri piri em pó (usei da Sabor Bio)
3 colheres de sopa de azeite
110 gr de açúcar amarelo
80 ml de vinagre balsâmico
Comece por preparar a compota. Com a ajuda de uma mandolina corte finamente as cebolas roxas em meias luas. Leve ao lume um tacho com o azeite e quando estiver quente junte a cebola e a folha de louro, assim como o piri-piri. deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos.
Junte depois o açúcar e os vinagres, mexendo e deixando cozinhar por mais 30 minutos ou até a compota ficar mais escura e espessa.
Retire a folha de louro e coloque a compota em frascos de vidro devidamente esterilizados. Poderá guardar no frigorífico algum tempo (normalmente eu deixo 1 mês).
Preparada a compota é o momento de compor a bruschetta. Corte na diagonal a baguete com uma espessura de 2 cm. Pincele com manteiga derretida e reserve.
Corte fatias de queijo de cabra (+- meio centímetro) e disponha por cima do pão. Depois acrescente a compota de cebola roxa. As quantidades variam um pouco com os gostos de cada um.
Leve as bruschettas ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 5 minutos, ou até o queijo ao gosto de cada um, mais ou menos derretido.
Retire coloque num bonito prato e decore com tomilho fresco.
Deliciem-se!
Uau! Adorei!
ResponderEliminarObrigada. beijo
EliminarAmiga, que post mais delicioso e cativante! <3 Parabéns!
ResponderEliminarSabes que adoro os sabores escolhidos, mas as fotos estão divinais... Fiquei mesmo derretida e fico muito feliz por ti :)
Tenho de avançar para os chutneys, sem falta!
Bjss grandes
Amiga, não sabes o que fico de contente por ler estas tuas sinceras palavras. Obrigada <3
EliminarBeijinho grande recheado de muitas saudades :)
Que boa sugestão e que fotos!!! Adorei! Fiquei mesmo tentar a ir já experimentar!
ResponderEliminarBeijinhos grandes,
Inês
Inês obrigada do fundo do <3. Uma sugestão tão simples e com tanto sabor. Tens mesmo que preparar.
EliminarBeijinho grande
Ana
Fiquei literalmente a babar-me para a imagem, que maravilha!
ResponderEliminarMuito Obrigada :)
EliminarBeijinho
Ana
Olá!
ResponderEliminarVenho agradecer-te a visita ao Foodwithameaning. Já tinha passado por cá para ver o post, mas infelizmente não consegui publicar o meu comentário. Divergências entre o wordpress e o blogger com certeza. Tentarei outra vez nem que seja como anónimo. Às vezes só com esse perfil consigo no blogger. Não percebo porquê!
Mostras-nos fotos com alma e uma receita que tem tudo para ser excelente. Sou fã de chutneys porque são um misto de compotas com um toque avinagrado. Uma delícia, então com o queijo a acompanhar! Que venham mais manhãs destas e pequenos-almoços tardios!
Beijinhos aqui do meio do mar!
Patrícia
Olá Ana,
ResponderEliminarAchei a conjugação de sabores e de ingredientes fantástica, já para não falar das fotografias que ficaram maravilhosas.
Beijinhos
Queijo de cabra e chutney de cebola roxa?! Isso é música para os meus ouvidos minha amiga! Adorei as tuas bruschettas desde que as vi no Facebook e já nem falo das imagens lindas e inspiradoras. Uma composição perfeita que nos leva a querer provar essas delicias. Adorei tudo e para mim é um (senão o) teu melhor post no blog. :)
ResponderEliminarUm beijinho.
Olá Ana, ficou tudo com um aspeto delicioso!
ResponderEliminarUm beijinho
Claudia Villax