Tatin de Alperce



Estamos de volta!! Estamos de regresso a esta cozinha apesar de um regresso tímido.
Nos últimos tempos o blogue tem andado um pouco a "meio gás", é verdade estou em falta com a minha assiduidade e regularidade na partilha de novas receitas e sugestões.
Muito se tem falado na blogosfera na falta de tempo, e por aqui também não é excepção. Apesar disso, esta cozinha não tem parado, as ideias que surgem são muitas e a vontade de as colocar em prática e regressar com toda a força é ainda maior.

Fica aqui a promessa que num futuro próximo este espaço voltará aos velhos tempos, cheio de ritmo e com algumas novidades.

Entretanto deixo-vos uma deliciosa tarte que foi preparada já há algum tempo com os últimos alperces que colhi do quintal cá de casa. Uma tarte que me piscou o olho logo que a vi neste blog. Optei simplesmente por substituir a fruta utilizada, elegendo os alperces.




Tatin de Alperce


Ingredientes:

1 chávena e meia de farinha s/ fermento
120 gr manteiga gelada
2 gemas
2 colheres de açúcar
Água gelada q.b.
Raspa de 1/2 limão
Alperces q.b.
Caramelo

   * Para Caramelo:

60 gr manteiga
1 chávena de açúcar
1 colher de sopa de água




Preparação:

Comece por preparar a massa. Numa taça coloque a farinha, o açúcar e a raspa de limão. Corte a manteiga em pequenos cubos e junte à farinha. Com as mãos misture muito bem até ficar um preparado com uma consistência arenosa. Acrescente as gemas e 2 ou 3 colheres de água fria. Misture bem até formar uma bola. Se for necessário acrescente mais água. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico.

Entretanto prepare o caramelo. Leve ao lume num recipiente anti aderente o açúcar com 1 colher de água. Deixe o açúcar derreter em lume brando nunca mexendo. Após estar derretido acrescente a manteiga e mexa com uma colher de pau, Deixe ferver mais um pouco até obter a consistência de caramelo dourado.

Verta o caramelo para uma forma redonda (usei uma com 20 cm) e disponha as metades dos alperces sobre o caramelo.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo  e cubra com a massa os alperces.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 190ºC cerca de 35-40 minutos. Retire do forno e deixe repousar uns 15 minutos só desenformando após esse período. deixe arrefecer e sirva.





Deliciem-se!!

4 comentários:

  1. Está com um aspeto delicioso! Juntava aí uma bola de gelado e consolava-me!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Creio que andam todos os blogs a meio gás. O Verão convida a passeios, quando o tempo deixa, e há que fazer escolhas de como nos sentirmos mais felizes, e nesta altura não é, definitivamente, ficar em casa.
    Lindo tatin, dá vontade de repescar já uma fatia :-)
    Beijinhos, quida :-)
    C

    ResponderEliminar