Pizza com Chutney de Figos e Queijo de Cabra


Nesta cozinha preparam-se refeições ao sabor da estação e a ritmos mais calmos. Não sei se porque ainda estou em modo de férias, se porque já estou a pensar nos próximos dias de descanso que são já em Setembro. No entanto, são dias mais descontraídos e sossegados que ainda por aqui imperam.
Namoro uma bancada repleta de legumes e fruta, acabados de colher da horta. Entre tomates, curgetes, bróculos, abrunhos e figos são estes últimos os escolhidos.
Com eles poderia preparar uma compota, tal como nos últimos anos, mas o sentimento de contrariar apodera-se de mim e decido utilizar os figos num chutney.
Um chutney preparado sem destino. Poderia compor mais tarde uma tábua de queijos num jantar, enriquecer uma brusqueta num futuro brunch ou até mesmo ser oferecido a alguém especial.
Mas foi numa das minhas caminhadas matinais de domingo que decido o seu destino. O destino daquele frasquinho de chutney que está no frigorífico a piscar-me o olho sempre que lá vou fazer uma visita.


Não sou uma mulher de rotinas e monotonia, mas não sei bem a razão, faço sempre o mesmo percurso, o mesmo trajecto. Naquela manhã de domingo, o mesmo trajecto soube a memórias de escola. Apesar de já ter passado centenas de vezes, foi naquele momento que me apercebi que ali ainda existia a pizzaria onde em tempos de ensino secundário ia comer pizza todas as sextas feiras. Ainda me recordo, uma pizza pequena com massa alta e fofa, recheada de todos os ingredientes possíveis e imaginários, e uma cobertura enorme de queijo que nos levava a adivinhar o que o senhor teria colocado na pizza naquele dia.
Hoje com gostos bem diferentes do que naqueles anos, foi naquele instante que não tive qualquer dúvida sobre o destino do chutney.
Ainda emaranhada em memórias de juventude e de regresso a casa preparo uma Pizza com Chutney de Figo. Opto por uma massa mais fina e estaladiça, por cima coloco o chutney. Termino com alguns pedaços de queijo de cabra e salpico com nozes picadas grosseiramente.
Acompanhada com uma salada, esta pizza fará parte de muitas histórias contadas e recontadas em redor de uma mesa, sob ritmos calmos e descontraídos, saboreando uma estação.



Pizza de Chutney de Figos e Queijo de Cabra

Ingredientes:

* Chutney:
     (ligeiramente adaptado daqui)

     500gr de Figos
     1 cebola roxa
     150 gr de açúcar amarelo
     110 ml de vinagre de cidra
      1 colher de chá de raspa de gengibre
      1 pau de canela
      Raspa e sumo de 1/2 limão
      1 colher de café de sal
      1 colher de sopa de azeite



* Massa:

  100 gr de farinha trigo tipo 65
  100gr farinha espelta Integral
  100ml de água fria
  1 colher de sopa de oregãos secos
  1 colher de chá de sal
  1 colher de chá de fermento em pó
  2 colheres de sopa de azeite

Queijo de Cabra q.b.
Figos q.b.
Nozes picadas grosseiramente q.b.
Rúcula q.b.




Preparação:

Comece por preparar o chutney. Lave os figos e retire o pé. Corte-os em rodelas finas e reserve.
Com a ajuda de uma mandolina, usei da Borner, corte em rodelas finas a cebola roxa depois da descascar.
Leve ao lume um tacho com o azeite e junte a cebola. Deixe cozinhar até a mesma ficar translúcida. Acrescente o vinagre de cidra, o açúcar amarelo, a raspa e sumo de limão, o pau de canela, o sal e o gengibre. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos. Acrescente depois os figos e deixe cozinhar mais cerca de 20 minutos.
Retire do lume e coloque em frascos esterilizados.

Prepare a massa para a pizza. Numa taça coloque as farinha, o sal de um dos lados e o fermento noutro lado e o azeite. Vá juntado pouco a pouco a água fria amassando o preparado. Poderá não ser necessário a totalidade da água ou até ser necessário mais um pouco. Acrescente os oregãos e amasse cerca de 5 a 10 minutos. Deixe repousar uns 30 minutos.

Numa bancada, polvilhe com um pouco de farinha e estenda a massa com a ajuda de um rolo de massa. Coloque a massa sobre um tabuleiro com papel vegetal. Por cima coloque o chutney e espalhe. Leve a cozer em forno pré aquecido a 190ºC cerca de 15 a 20 minutos.
Retire e coloque sobre a pizza rodelas de queijo de cabra, alguns figos cortados em rodelas e polvilhe com as nozes. Vai novamente ao forno cerca de 5 a 8 minutos.

Retire e sirva com rúcula ou outra qualquer salada.


Deliciem-se!!

7 comentários:

  1. Tenho figos para experimentar uma pizza como esta! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinha100segredos, mãos na massa e vamos preparar a receita. :)

      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
  2. Que lindo e tentador está o aspecto desta pizza, combinação de sabores genial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina obrigada. Realmente é uma combinação perfeita para algo diferente.

      Beijinho
      Ana

      Eliminar
  3. Olá Ana!
    Esta pizza deixou-me muito curiosa. Gosto do agridoce do chutney e realmente sobre essa massa estaladiça com um bom queijo de cabra é uma sugestão muito agradável. Gostei de conhecer o blog.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa, muito obrigada. Experimente e depois diga o que achou.
      Seja benvinda sempre que assim o desejar a este meu cantinho. Será sempre benvinda :)

      Beijinho
      Ana

      Eliminar
  4. Vou experimentar o chutney de figos!
    Adorei!!!

    ResponderEliminar