Strudel de Bacalhau com Batata




Quando me perguntam qual o meu prato preferido fico sempre reticente na resposta. Dependendo do tipo de cozinha o meu gosto vai variando.

Curiosa por natureza, experimentar algo novo é sempre um grande desafio. O mundo está repleto de uma enorme diversidade de produtos, combinações e pratos únicos repletos de sabores, texturas, aromas e cor.
De uma ponta à outra do globo, passando pelos 5 continentes, pelos milhares e milhares de países há referências no mundo gastronómico que estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia inspirando-nos cada vez mais na preparação e confecção de refeições recheadas de emoção.



Começando pela cozinha Francesa, passando pelo México, Japão,Brasil entre outras são as cozinhas Italiana e Indiana as que mais me fascinam no que respeita à gastronomia internacional.
Já quando se fala em cozinha tradicional portuguesa a minha escolha recai a favor do saboroso Bacalhau e das mais de mil maneiras de o confeccionar. Qualquer prato bem confeccionado de bacalhau conquista-me na perfeição. A escolha por um prato de bacalhau ainda se reforçou mais depois de ter tido a oportunidade de saber como se processa todo o percurso deste produto desde a sua captura até chegar às nossas casas (podem rever aqui).
Não posso deixar de enaltecer a qualidade e variedade da nossa gastronomia desde os petiscos até às sobremesas. A sardinha assada na broa, uma taça de caldo verde bem quente que nos aconchega, a Arroz de Peixe e as Açordas magnificas são pratos sempre presentes na nossa mesa tal como tantas outras iguarias. 
Não esqueceremos a gulosas sobremesas bem portuguesas como o tradicional arroz doce, o pão de ló, os doces conventuais .... aí!! a lista seria longa...

E em homenagem à nossa cozinha portuguesa que é tão rica em tradições e distinguida igualmente pela inovação, nada mais apropriado que o tão conhecido bacalhau com batatas e grelos num sofisticado Strudel. 




Strudel de Bacalhau e Batata

Ingredientes:

1 Massa folhada rectangular de compra
2 Postas de Bacalhau grandes (ou 3 pequenas)
1 Molho de grelos
Azeitonas sem caroço q.b.
4 Batatas grandes para cozer
1/2 Cebola
4 Dentes de alho
Azeite q.b.
1 Ovo
Sementes de Sésamo q.b.
2 Folhas de louro
Sal q.b.
Pimenta q.b. moida no momento





Preparação:

Comece por cozer em água temperada com 1 folha de louro, 1 dente de alho e sal o bacalhau até o mesmo começar a lascar. Retire e deixe arrefecer. Lasque o bacalhau e reserve.
Coza em água com sal os grelos, cerca de 10 minutos. Retire e passe os grelos por uma taça com água fria para que pare a cozedura e escorra. Reserve.
Num tacho com água e sal, leve as batatas com a pela bem lavadas a cozer. Após estarem cozidas retire a pele e esmague as mesmas.
Corte a cebola em meias luas finas, pique 2 alhos e leve tudo a refogar num pouco de azeite. Adicione o bacalhau e as azeitonas cortadas em rodelas. Retifique o sal e tempere com pimenta.

Numa frigideira coloque um pouco de azeite com 1 dente de alho inteiro e 1 folha de louro. Quando estiver quente junte os grelos e a esmagada de batata. Tempere com sal e pimenta e misture tudo muito bem.  
Deixe arrefecer os preparados do bacalhau e o da batata com os grelos.

Pré aqueça o forno a 180ºC. Coloque sobre metade da massa folhada o preparado de bacalhau e por cima o preparado da batata e grelos, deixando uns 2 cm de lateral sem recheio.
Dobre a outra parte da massa e com a ajuda da clara de ovo feche o strudel, com a ajuda de um garfo.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal o strudel, pincelando com a gema de ovo o mesmo e polvilhando com sementes de sésamo.

Leve ao forno cerca de 35/40 minutos ou até ficar dourado.Retire deixando arrefecer antes de servir.



Deliciem-se!!

2 comentários: