Mousse de Chocolate ... um pecado saudável!



Cada vez se fala mais em alimentação saudável. Cada vez mais os cestos das compras estão recheados com alimentos mais equilibrados e ditos mais saudáveis (apesar de infelizmente serem bem mais caros). Cada vez mais pretendemos ter uma alimentação rica em proteínas e vitaminas a par de uma redução de açúcares e gorduras.
Um plano alimentar equilibrado e nutritivo não tem que ser necessariamente sinónimo de alimentação restritiva. Simplesmente temos que adequar os alimentos, fazer as escolhas corretas, escolhendo o melhor momento para os consumir.

Muito de fala em dietas. Há um número imenso de tipo de dietas... restrições que o corpo não aguenta e nem a nossa mente. Poderão funcionar nas primeiras semanas... mas será que irá ter continuidade para o resto da nossa vida? O que acontece na grande maioria das situações em que se verifica uma rápida redução de peso que posteriormente com o passar do tempo é retomado e em alguns casos até se fica com mais uns quilinhos que inicialmente. E lá voltamos nós novamente às dietas, restrições e mais restrições, exercício de manhã à noite, e expressões como "não posso comer" e "estou proibida" começam a fazer parte do vocabulário utilizado.
Este tipo de situações leva o organismo a não ter uma disciplina, e acaba por estar completamente "confuso" em relação ao seu trabalho. Assim armazena gorduras e açúcares desnecessários, eliminando por vezes nutrientes essenciais ao nosso bem estar. Como não há um plano alimentar definido o organismos e os órgãos que o constituem ficam totalmente desregulados e desequilibrados não funcionando correctamente. É necessário a introdução de um plano alimentar equilibrado, saudável e nutritivo para a médio prazo (sim não se vêm efeitos logo nos primeiros dias ou semanas) o nosso corpo já ele próprio "pedir" refeições mais ligeiras e nutritivas. 


Na minha opinião um plano alimentar equilibrado também não deve ser sinónimo de refeições monótonas, sem sabor onde as restrições imperam. Uma alimentação rica em proteínas e vitaminas, com hidratos de carbono q.b., consumidos na proporção adequada e no momento correto fazem toda a diferença.
Quem segue o blogue sabe que sou uma mulher dado mais a doces, no entanto tenho colocado tanto refeições salgadas como sobremesas e bolos. E quem me segue já se deve ter apercebido que desde o inicio do ano as sobremesas e os bolos não reinaram tanto neste blogue. Não porque eu não goste (nada disso, sou uma gulosa assumida) mas porque pretendo colocar no meu plano alimentar receitas mais saudáveis, nunca abdicando de um belo assado no forno, de um aromático bolo para o lanche ou se uma sobremesa refrescante nestes primeiros dias primaverais. Tudo consumido na dose adequada, sem excessos aliada a um pouco de exercício sabe muito bem. Como costumo dizer faz bem ao corpo e à alma.

Assim, no passado fim de semana estava com uma vontade enorme de uma bela mousse de chocolate. Hummm... e porque não?!?!?



Ora bem, é possível fazer uma bela mousse de chocolate igualmente deliciosa e mais saudável, São inúmeras as receitas de mousse de chocolate que nos últimos tempos tenho lido, mas na sua grande maioria o abacate faz parte dos ingredientes. Acredito que fiquem muito boas, contudo eu e o abacate ainda não conseguimos ter uma relação lá muito amiga.Um dia irei conseguir, mas ainda não foi desta. Com algumas bananas na fruteira a olharem para mim decido fazer a minha mousse com uma base de banana. Foi a primeira vez que experimentei e não será a última vez que farei. Gostei imenso, o sabor do chocolate que combina na perfeição com o amora da banana e ainda coloquei algumas framboesas, que deram textura à mousse e um toque mais fresco. Receita aprovada!!




Ingredientes:
 (serve 2 taças)

3 Bananas médias maduras
80gr chocolate tablete mínimo 70% cacau
3 Colheres de sopa de cacau em pó
1 Colher de sopa de mel 
1 Colher de sopa de melaço de cana
1/2 Colher de café sementes cardamono (opcional)
1 Colher de sopa de bebida de aveia
Framboesas q.b.
Hortelã- menta para decorar


Comece por cortar as bananas às rodelas e derreter o chocolate em banho-maria.
Coloque num liquidificador a banana, o chocolate derretido. o cacau, o mel, o melaço, a bebida de aveia e as sementes de cardamono.
Triture tudo muito bem, caso seja necessário, mexa com uma colher e triture mais um pouco. O preparada deve ficar num creme cremoso.
Coloque em bonitas taças individuais alternando com algumas framboesas. Leve ao frio até servir. Decore com framboesas e algumas folhas de hortelã-menta.



Deliciem-se!!

6 comentários:

  1. Que boa sugestão! Concordo plenamente contigo e sou muito adepta de uma alimentação saudável, mas variada e saborosa. Comida saudável não significa uma alimentação aborrecida, sem sabor e reduzida a cozidos e grelhados. Mas, para variar e comer bem, é de facto preciso investir algum dinheiro e também algum tempo, algo de nós acima de tudo! Infelizmente nem todas as pessoas o podem ou querem fazer. Mas é sempre bom continuarmos a motivar comensais e cozinheiros por esse país fora :)
    Beijinho da Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já experimentei com abacate, com banana ainda não mas gostei da sugestão. Alternativas saudáveis são sempre bem vindas ;)
    Beijinhos
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Já experimentei com abacate, com banana ainda não mas gostei da sugestão. Alternativas saudáveis são sempre bem vindas ;)
    Beijinhos
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. adorei a ideia com as bananas, sempre saudável e igualmente deliciosa e com aspeto maravilhoso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Tu não me fales em chocolate, que eu babo!!! Ando a abusar irremediavelmente...
    E não resistiria a estas tacinhas, querida. Posso levar uma?
    Já fiz uma tarte com chocolate e abacate. Gostei tanto que já repeti e da segunda vez fiz umas fotografias. Para breve no blog 😉
    Beijinhos muito grandes ❤️ Baixinha do meu coração.
    C

    ResponderEliminar
  6. Ora cá esta a tua bela mousse, cujas imagens tinha adorado mas cuja receita ainda não tinha vindo espreitar! :)
    Está belissima e de certeza muito saborosa. A versão saudável de mousse que costumo fazer também é de banana, mas um pouco mais simples e não leva mesmo chocolate :)
    Esta tua está uma maravilha e com essas framboesas fica divinal.

    Bjinhos

    ResponderEliminar